quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Usain Bolt inspira Renê Simões para levar Jamaica à Copa do Mundo de 2010

@


Quando Usain Bolt humilhou seus adversários nos 100m, 200m e 4x100m nas Olimpíadas de Pequim, a Jamaica comemorou como título de Copa do Mundo. No Ninho do Pássaro, o velocista celebrou dançando (antes e depois das provas). Para uns, deboche. Para o técnico Renê Simões, que tenta levar a seleção do país ao Mundial da África do Sul, motivação.

Em 1998, o brasileiro fez história ao levar a Jamaica à Copa da França pela primeira vez. Agora, para fazer o time chegar ao torneio em 2010, o técnico usa o exemplo de Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo. Antes da estréia na fase de grupos das eliminatórias da Concacaf, contra o Canadá (1 a 1, em 20 de agosto), Renê usou a dança de Bolt para motivar seus jogadores.

- O Usain é um meninão, se divertiu na competição. Não é mascarado. Tentaram passar que ele é arrogante, que foi um desrespeito. Mas não é nada disso! Aquela dança que ele fez após os recordes é a coreografia de uma música chamada “Noh Linga”, que quer dizer “não perca tempo”, “faça tudo bem feito”. É uma mensagem positiva. Nós usamos esse vídeo dele dançando antes da partida da seleção com o Canadá, como motivação – diz o treinador, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

Renê não conhece Bolt pessoalmente, mas planeja um encontro entre o velocista e a seleção. Segundo o técnico, o homem mais rápido do mundo é amigo de muitos jogadores e até mora de aluguel na casa do ex-goleiro da seleção Aaron Lawrence, que atuou na Copa de 1998. Bolt revelou ser fã de futebol e que gostaria de um dia treinar com os "galácticos" do Real Madri. Renê até brinca sobre a possibilidade de usá-lo nas eliminatórias:

- Contra o México vou armar um esquema com todo mundo na defesa e colocar o U

sain em uma ponta e Asafa (Asafa Powell) na outra. Vamos torcer para que eles coloquem a bola para dentro!






Apesar do sucesso da Jamaica no atletismo em Pequim (foram seis medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze), Renê diz que o futebol ainda é o esporte mais popular no país. Mesmo assim, alguns dos seus jogadores já tentaram ser velocistas também.

- Quase todos eles fizeram atletismo na escola. Os campeonatos escolares aqui são muito fortes. O futebol é o esporte mais popular, seguido pelo críquete e pelo atletismo. A cobrança é forte em todos eles. Quando o Asafa ficou em quinto nos 100m, todo mundo caiu de pau nele! Ele se redimiu no 4x100m, quando bateu o recorde na sua passagem – lembra.

Sobis desmente acerto com o Al-Jazira

@

Em entrevista ao site do jornal “Zero Hora”, o ex-atacante do Inter Rafael Sobis negou que já tenha acertado um contrato de cinco anos com o Al-Jazira, dos Emirados Árabes, clube comandado por Abel Braga.

Segundo Sobis, durante as Olimpíadas de Pequim, o empresário Jorge Machado teria falado do interesse do clube do Oriente Médio.

- Não tem nada assinado, nem fechado. Não sei nada disso. O Machado nem sequer me ligou para falar algo a respeito. Até porque, não pode divulgar que eu sou de um clube se eu não quiser jogar lá - afirmou Sobis.

Com Jô e Elano, Manchester City sofre para avançar na Copa da Uefa

@

O Manchester City contou com Jô e Elano como titulares nesta quinta-feira, mas sofreu para eliminar o Midtjylland (DIN) na Copa da Uefa. O time inglês conseguiu vencer por 1 a 0 com um gol contra aos 44 do segundo tempo e depois conseguiu a vaga na decisão de pênaltis.

No jogo de ida, fora de casa, o City perdeu por 1 a 0. Nesta quinta, o time conseguiu devolver o placar graças a Califf, que marcou contra já nos minutos finais. Nos pênaltis, os ingleses venceram por 4 a 2.

A vitória na segunda fase eliminatória classifica o Manchester City para a primeira fase da Copa da Uefa, que também será em mata-mata nos dias 18 de setembro e 2 de outubro. A fase de grupos ocorre entre 23 de outubro e 18 de dezembro.

Confira todos os resultados (em negrito, os classificados):

FC Moscou 2 x 0 Legia Warsaw
Midtjylland 0 (2) x (4) 1 Manchester City

Hapoel Kiryat Shmona 1 x 2 Litex Lovech
Hapoel Tel Aviv 3 x 0 Vojvodina Novi Sad
Zrinski 0 x 2 Braga
Hertha Berlim 1 x 0 Interblock
Slaven Belupo 2 x 0 Aris Saloniki
SV Salzburg 0 x 1 Suduva
Viking 1 x 2 Honka
Cherno More Varna 2 x 0 Maccabi Netanya
Kalmar 4 x 0 AA Gent
Lillestrom 2 x 4 FC Copenhagen
Omonia Nicosia 2 x 2 AEK
Rosenborg 5 x 0 Djurgarden
Austria Vienna 2 x 0 WIT Georgia
Brondby 2 x 0 Haka Valkeakoski
FC Vaslui 3 x 1 L. Metalurgs
Sturm Graz 1 (2) x (4) 1 Zurich
Zilina 2 x 1 Liberec
Besiktas 4 x 0 Siroki Brijeg
Debrecen 2 x 3 Young Boys
Grasshoppers 0 x 0 Lech Poznan
Bellinzona 2 x 1 Dnipro D'petrovsk
Gyor 1 x 4 Stuttgart
Rennes 2 x 0 Stabaek

Estrela Vermelha 3 x 3 APOEL Nicosia

Hajduk Split 0 x 2 Deportivo La Coruña

St. Patricks 2 x 1 Elfsborg

Aston Villa 1 x 1 Hafnarfjordur

Napoli 5 x 0 Vllaznia

Julio dos Santos avisa: ‘Estou preparado para o confronto de domingo’

@

Depois de eliminar o São Paulo, no Morumbi, e se classificar para a próxima fase da Copa Sul-Americana, o Atlético-PR se volta para o Campeonato Brasileiro, onde não faz boa campanha. Neste domingo, o Furacão recebe o Palmeiras, e o meio-campo paraguaio Julio dos Santos, que foi poupado do confronto da última quarta-feira, garante que está preparado para encarar o Verdão:

- Não joguei e estou mais descansado. Espero fazer um bom jogo no domingo para conquistar a vitória porque é muito importante para nós - avalia o jogador, em entrevista ao site oficial do clube.

Julio também comentou sobre a tensão no banco de reservas do Morumbi.

- Fiquei muito nervoso, foi um jogo exigente, não conseguimos o gol, mas o importante foi a classificação - diz.

Para ele, a vitória foi importante para o grupo.

- Todos estão mais confiantes, uma competição internacional é valorizada, a torcida sabe disso. Agora, vamos ter casa cheia e o apoio do torcedor para jogar o Brasileirão - conclui.

Surf: Brasileiras vão às quartas-de-final na França e entram no top-10 do WCT

@

Jacqueline Silva e Silvana Lima estão nas quartas-de-final do WCT de Seignosse, na França, terceira etapa do Circuito Mundial feminino. Nesta quinta-feira, em ondas de 1,5m em Les Bourdaines, elas disputaram duas baterias e pularam, momentaneamente, da 11ª para a sétima posição do ranking. As dez primeiras colocadas da lista no fim do ano, após a oitava etapa, terão o direito de permanecer na elite mundial em 2009. A grande surpresa do dia foi a eliminação da peruana Sofia Mulanovich, campeã mundial de 2004 e atual líder da temporada. Ela perdeu nas oitavas para Lee Ann Curren, filha do tricampeão mundial Tom Curren. A francesa de 19 anos ganhou vaga como convidada depois de vencer a chave júnior. A melhor onda desta quinta-feira foi da atual campeã mundial, a australiana Stephanie Gilmore. Ela tirou a primeira nota 10 do campeonato e ainda obteve um 9,50 na bateria contra a americana Karina Petroni. Gilmore será a próxima rival de Jacqueline Silva. A catarinense não teve uma caminhada fácil para chegar às quartas. Na primeira bateria, enfrentou justamente Gilmore e Petroni. A australiana passou em primeiro, com 8,55 pontos, e Jaque levou a segunda vaga, com 8,50. Depois, Jacque Silva despachou a australiana Rebecca Woods (12,50 a 9,50). Silvana conseguiu duas vitórias nas ondas francesas. Na estréia, somou 13,35 pontos para vencer a havaiana Melanie Bartels (13,00) e a australiana Rebecca Woods (11,15). Depois, voltou a encarar Bartels, e dessa vez não precisou de muito esforço: 17,50 a 7,50.




Super Liga: Corinthians confirma são-paulino Pizzonia como piloto do time na Superliga

@

Líder isolado da Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians tentará a partir deste sábado mostrar que pode ser bom também nas pistas, na estréia da equipe na Fórmula Superliga, campeonato que reune automobilismo e futebol. O piloto oficial da equipe na competição será Antônio Pizzonia, torcedor do São Paulo, que já competiu na Fómula 1 e na Fórmula Mundial.

Na primeira prova em Donington Park, na Inglaterra, no entanto, Pizzonia será substituído pelo espanhol Andy Soucek, já que o brasileiro tem compromisso pela Stock Car.


A Superliga será disputada entre 17 grandes equipes do futebol mundial: Corinthians e Flamengo (Brasil), Milan e Roma (Itália), Liverpool e Tottenham (Inglaterra), Borussia Dortmund (Alemanha), Sevilla (Espanha), Porto (Portugal), PSV Eindhoven (Holanda), Glasgow Rangers (Escócia), Olympiacos (Grécia), Basel FC (Suíça), Anderletch (Bélgica), Galatasaray (Turquia), Al-Ain (Emirados Árabes) e Beijing Guoan (China).

NFL: Patriots e Giants são destaque em rodada de 13 jogos na pré-temporada

@

O encontro já acontece quase toda pré-temporada. Desta vez, porém, será especial. Pela primeira vez, o New York Giants vai receber o New England Patriots após ter conquistado um título de Super Bowl. A partida é uma das 13 que marcam a abertura da quarta rodada da pré-temporada da NFL, a última antes da estréia no dia 7 de setembro. Esta é a última chance dos calouros conseguirem um dos poucos lugares vagos na liga, já que no próximo sábado as equipes serão obrigadas a cortar o elenco de 75 para 53 atletas. - Os novatos da NFL sabem que este é o jogo deles. É realmente importante para um jovem jogador e um calouro lutar por uma vaga – lembra o técnico do Kansas City Chiefs Herm Edwards. Em Nova Jersey, dificilmente os Patriots contarão com a presença de seu quarterback titular, Tom Brady, que deverá dar lugar ao reserva Matt Gutierrez. Ainda se recuperando de uma lesão no pé direito, Brady deverá ser poupado para estar em campo no dia 7 de setembro, quando New England estréia contra o Kansas City Chiefs. Em Nova York, o craque Eli Manning está programado para começar.


Confira a rodada desta quinta-feira na pré-temporada


- Detroit Lions x Buffalo Bills;

- New York Jets x Philadelphia Eagles;

- Atlanta Falcons x Baltimore Ravens;

- Cincinnati Bengals x Indianapolis Colts;

- Jacksonville Jaguars x Washington Redskins;

- New England Patriots x New York Giants;

- Carolina Panthers x Pittsburgh Steelers;

- Chicago Bears x Cleveland Browns;

- Miami Dolphins x New Orleans Saints.

Tênis: Ivanovic é eliminada por 188ª do ranking e pode perder a liderança mundial

@

Foram oito duplas-faltas e 34 erros não-forçados. Um número muito grande de equívocos para a melhor tenista do mundo. Nesta quinta-feira, os números em quadra mostraram as falhas de Ana Ivanovic e a sérvia foi eliminada do US Open após perder por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 4/6 e 6/3, para a francesa Julie Coin, 188ª colocada do ranking.

O resultado pode tirar Ivanovic do posto de número 1 do mundo. Com 3.612 pontos na liderança do ranking, a sérvia tem chances de ser superada por cinco tenistas: Jelena Jankovic (3.515), Serena Williams (3.341), Svetlana Kuznetsova (3.181), Elena Dementieva (3.070) e Dinara Safina (3.047). A russa Maria Sharapova, quinta colocada, não disputa o US Open devido a uma lesão no ombro.

Na partida desta quinta-feira, na quadra central em Nova York, Ivanovic cometeu cinco duplas-faltas somente no primeiro set, quando foi quebrada duas vezes e perdeu por 6/3.

Na volta à quadra Arthur Ashe, a sérvia conseguiu se recuperar e impôs seu ritmo de jogo, diminuindo o número de erros não-forçados e forçando o saque. A parcial ainda permaneceu empatada até o sexto game, quando Ivanovic controlou a partida e fechou em 6/4.

Já na último set, houve o domínio de Coin, que se aproveitou do nervosismo demonstrado por Ivanovic. A sérvia parecia não se dar conta de que era a número 1 do mundo e estava jogando contra a 188ª do ranking. E, com uma bola fora, Ivanovic foi eliminada pela francesa.

Na terceira rodada, o confronto será entre compatriotas. Colin enfrentará Amelie Mauresmo por uma vaga nas quartas-de-final.

Basquete: Nenê e Leandrinho vão se enfrentar a céu aberto em partida da pré-temporada

@

A pré-temporada da NBA vai colocar frente a frente os brasileiros Nenê e Leandrinho numa partida a céu aberto. Denver Nuggets e Phoenix Suns vão disputar um amistoso no dia 11 de outubro no complexo de tênis de Indian Wells, em Palm Springs, na Califórnia. A idéia é repetir no masculino a experiência da WNBA, quando Indiana Fever e New York Liberty se enfrentaram sob a luz da lua no Arthur Ashe Stadium, em Nova York.

O jogo entre Phoenix e Denver será disputado no palco do Masters Series de Indian Wells, do circuito profissional masculino de tênis. Em caso de chuva, a partida será adiada para o dia seguinte.

A NBA divulgou o calendário completo da pré-temporada. Serão 115 amistosos a partir do dia 5 de outubro, 33 deles em cidades que não têm times da liga profissional americana. Algumas equipes vão fazer exibições fora dos Estados Unidos. O grande atrativo, desta vez, é uma incursão à terra dos Jogos Olímpicos.

Redd e Bogut voltam à China

Milwaukee Bucks e Golden State Warriors vão medir forças diante do público chinês em Pequim e em Guangzhuo. O americano Michael Redd e o australiano Andrew Bogut, do Milwaukee, terão a oportunidade de voltar ao Ginásio Olímpico, onde os Estados Unidos ganharam a medalha de ouro.

Miami Heat, New Jersey Nets, New Orleans Hornets e Washington Wizards vão fazer a pré-temporada na Europa. Os times passarão pelas cidades de Barcelona, Berlim, Londres e Paris, onde enfrentarão equipes locais.

Tricolor tenta uruguaio Moráles

@

Richard Moráles, o gigante de 1,96m do Nacional, do Uruguai, está nos planos do Grêmio. Segundo a Rádio Gaúcha, a diretoria tricolor confirmou que tem interesse no jogador, titular do clube de Montevidéu. O clube gaúcho deve fazer uma investida mais forte até o fim da semana. O uruguaio Moráles, de 33 anos, esteve acertado com o Flamengo, mas desistiu na última hora por um pedido de seus familiares, assustados com imagens de violência de torcedores em um treino do clube carioca. Se for contratado, ele será o segundo uruguaio do Grêmio, que já conta com o meia Orteman.

Camisas de Robinho já podem ser compradas no site oficial do Chelsea

@

A diretoria do Chelsea não confirmou a contratação de Robinho, mas esqueceu de avisar à loja virtual do site oficial do clube, que já fatura em cima do atacante. Lá, o torcedor poderá comprar a camisa do brasileiro, que ainda não tem o número escolhido, mas apenas a expressão "TBC" - que significaria "To Be Confirmed' em inglês e, em português, 'a ser confirmado".

No Real Madrid, Robinho utiliza o número 10, que no Chelsea é de Joe Cole. Para não ter problemas com o provável novo companheiro, o brasileiro deverá optar pelo "7", número recentemente liberado pelo ucraniano Shevchenko, que se transferiu para o Milan. Robinho já utilizou o número 7 algumas vezes em sua carreira, tanto no Santos quanto na seleção brasileira.

A peça é amarela, com detalhes em azul. É o terceiro uniforme do Chelsea, normalmente utilizado em amistosos, para a temporada 2008/2009. Na loja do site, pode ser comprada por 51 libras, aproximadamente R$ 162, mais despesas com frete. Cinco modelos diferentes foram colocados à venda: manga curta para adulto, manga comprida para adulto, manga curta para criança, manga comprida para criança e tamanhos especiais, para "gordinhos".

Segundo o jornal "The Sun", da Inglaterra, o Chelsea acertará em até 24 horas a contratação de Robinho junto ao Real Madrid. O chefe-executivo do clube, Peter Kenyon, vê o brasileiro de 24 anos como um alto investimento.

- Robinho ainda é novo e, vindo do Real Madrid, entende o que significa jogar em um grande clube. Estamos confiantes de que ele será um bom investimento - afirmou.

Reforço olímpico: Timão contrata Cristiane para time de futebol feminino

@

O Corinthians contratou um reforço olímpico para a disputa do Campeonato Paulista de Futebol Feminino. Trata-se da atacante Cristiane, medalha de prata com a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Ela assinou contrato até 30 de novembro e será apresentada oficialmente nesta sexta-feira, logo depois do treino do time profissional de futebol masculino. O Corinthians é o atual líder do Paulistão ao lado do Santos, e já está classificado para a próxima fase.

As informações são do site oficial do Timão.

Empate com quatro gols no Olímpico garante vaga ao Colorado

@

Um empate com gosto de vitória para o Inter, no Olímpico, deixou o Beira-Rio algumas toneladas mais leve. O Colorado, com os titulares, foi à casa do rival nesta quinta-feira e evitou uma crise das fortes ao empatar com os reservas do Grêmio por 2 a 2 e avançar às oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, graças aos gols marcados fora de casa. O resultado, muito mais do que a classificação no torneio continental, dá aos vermelhos a tranqüilidade para seguir trabalhando.

Na próxima fase, o Inter pega quem passar entre Universidad Católica, do Chile, e Olímpia, do Paraguai. O Grêmio ganha o direito de se dedicar exclusivamente ao Brasileirão, competição que lidera. No domingo, o Tricolor recebe o Vasco. O Colorado visita o Sport.

No compasso dos gringos


Foi um bom primeiro tempo no Olímpico. O Grêmio apareceu com um esquema diferente, uma espécie de 3-6-1, com apenas Soares de atacante fixo. Souza e Rudnei foram os principais responsáveis pela aproximação ao ataque. Orteman, em sua estréia, foi outro a aparecer bem. Flutuou pelos dois lados, deu passes precisos e auxiliou na marcação. No outro lado, o Inter também contou com o talento de um gringo. O argentino D’Alessandro foi a melhor figura em campo na etapa inicial, mesmo que o time de Tite insistisse em preferir investir em balões do que em saídas ao ataque com a bola no pé de “el Cabezón”.

O Inter teve mais chances de gol nos primeiros 45 minutos, mas nada de muito excepcional. A tônica da etapa inicial foi um equilíbrio bem no estilo do clássico gaúcho. A primeira grande oportunidade vermelha foi com Nilmar, aos cinco minutos. Ele recebeu bom lançamento de Magrão, mas foi interceptado por saída perfeita de Marcelo Grohe.

O goleiro do Grêmio voltaria a brilhar depois. Aos 44, Taison puxou contra-ataque, deixou Jean perdido no meio do caminho e mandou chute forte. Grohe espalmou. Se não bastasse, o arqueiro tricolor também teve um bocado de sorte. Dois chutes, um de Gustavo Nery e outro de Nilmar, passaram muito perto. O mesmo aconteceu em cabeceio de Índio.

O Grêmio, favorecido pelo 0 a 0, não teve tanta pressa. Mas ameaçou. Aos 14 minutos, Rudnei forçou Clemer a fazer grande defesa em cabeceio à queima-roupa. Aos 32, Léo, dentro da área, girou com muito perigo. Souza, com chutes de longe, buscou mexer no placar, mas não acertou o alvo.

Vaga é colorada


Aí veio o segundo tempo. E Nilmar, que andava mais discreto do que o normal, brilhou. Com apenas dois minutos de jogo, ele invadiu a área, se atrapalhou, perdeu a bola, mas teve agilidade para se recuperar e desviar de Grohe com um toquezinho para colocar o Inter na frente: 1 a 0.

Antes que o Grêmio pudesse assimilar o golpe, o Colorado quase marcou o segundo. D’Alessandro mandou chute impressionante de fora da área. Marcelo Grohe voou até o ângulo e se esticou todo para evitar o gol.

Com o placar, o Tricolor não teve escolha. O jeito foi partir ao ataque. Celso Roth logo desmontou o esquema inicial para deixar o time mais ofensivo. Souza cresceu na parada e começou a ameaçar Clemer com mais força. O Inter ficou preparado para o contra-ataque. E marcou de novo.

Foi em um escanteio pela esquerda. Daniel Carvalho, que acabara de entrar, recebeu toque curto de D’Alessandro e mandou para a área. Índio, de cabeça, fez o segundo gol vermelho para consolidar a classificação. Tite, com a leveza dos vencedores, entrou correndo no gramado. E justifica-se: com o peso que ele acabava de tirar dos ombros, era mesmo o melhor a fazer. Se os 2 mil colorados que foram ao Olímpico pudessem, eles fariam o mesmo. Enquanto isso, os gremistas não pararam de cantar, em um sinal de que a eliminação na Sul-Americana não atrapalhará a campanha no Brasileirão.

Agora precisando de três gols para se classificar, o Grêmio ainda conseguiu reagir no fim. Com Perea em campo, diminuiu aos 37, após o colombiano dar um corte seco em Índio e tocar no canto. Com 43, Soares bateu forte, Clemer espalmou para trás e a bola chorou até entrar: 2 a 2. A reação, no entanto, foi tardia, e a vaga era mesmo vermelha.

Maurren Maggi e Fabiana Murer quebram recordes e levam o ouro no Troféu Brasil

@


O público que compareceu ao Ibirapuera, São Paulo, neste domingo, último dia de provas do Troféu Brasil de Atletismo acompanhou duas competidoras que vão representar o Brasil nas Olimpíadas quebrarem recordes importantes. Maurren Maggi e Fabiana Murer fizeram boas marcas no salto em distância e no salto com vara, respectivamente, e alimentaram as expectativas de medalhas nos Jogos de Pequim. Com um salto que alcançou 6,99m, Maurren Maggi não só bateu o recorde da competição, que era de 6,88m, mas também fez a segunda melhor marca mundial de 2008, sendo superada apenas pela russa Lyudmila Kolchanova, que chegou aos 7,04m. - O resultado foi dentro do que eu esperava. Consegui melhor, mas saiu nos saltos que errei. Com esta marca certamente conquistaria uma medalha em Pequim. Vou em busca do ouro, mas se voltar com prata ou bronze também será importante. Ainda tenho muita coisa para melhorar, corrigir alguns erros como a abertura do joelho. Mas estou feliz com a minha regularidade - comenta a atleta, que vem embalada por bons resultados no Brasil. Fabiana Murer quebra seu próprio recorde




Fabiana Murer quebrou o próprio recorde sul-americano para ir ao topo do pódio
No salto com vara, Fabiana Murer, que foi eleita a melhor atleta do torneio feminino desta edição do Troféu Brasil, chegou aos 4,80m e garantiu novo recorde sul-americano da modalidade. O curioso é que a marca anterior pertencia à própria atleta: 4,66m. Fabiana chegou a tentar 4,91m para alcançar a melhor marca da temporada, mas não teve sucesso. - Nunca gostei tanto de cair. Esta foi a melhor queda que já tive na minha vida, com toda a certeza. Esta marca me coloca num outro patamar e agora posso dizer que tenho chances reais de conquistar uma medalha em Pequim - comenta Fabiana. No masculino, o mais votado para melhor atleta do Troféu Brasil de 2008 foi Mahau Suguimati, que venceu os 400 m com barreiras com 49.15, índice A para os Jogos Olímpicos, sua melhor marca.

@

Após o sorteio do grupos da Liga dos Campeões 2008/2009, a Uefa elegeu o meia-atacante Cristiano Ronaldo, do Manchester United, como o melhor jogador da última temporada do torneio. O ‘gajo’, que foi anunciado pelo ex-jogador francês Zinedine Zidane, sucede o brasileiro Kaká, do Milan, que era o atual detentor da honraria. Além de ser eleito o melhor jogador, Cristiano Ronaldo, que ajudou os Red Devils na vitoriosa campanha da última Champions, também ganhou o prêmio de melhor atacante. Já o Chelsea, vice-campeão da Liga, colocou três nomes na lista dos melhores da última temporada. Petr Cech foi eleito o melhor goleiro, John Terry o melhor defensor e Frank Lampard o melhor meia.


Confira os vencedores do prêmio de melhor jogador da Uefa
1997/1998 – Ronaldo (Inter de Milão)
1998/1999 – David Beckham (Manchester United)
1999/2000 – Fernando Redondo (Real Madrid)
2000/2001 – Effenberg (Bayern)
2001/2002 – Zidane (Real Madrid)
2002/2003 – Buffon (Juventus)
2003/2004 – Deco (Porto)
2004/2005 – Gerrard (Liverpool)
2005/2006 – Ronaldinho Gaúcho (Barcelona) 2006/2007 – Kaká (Milan)
2007/2008 – Cristiano Ronaldo (Manchester United)

Fierro recebe pandeiro na chegada ao Fla

@

O espanhol apressado dificultou o entendimento dos cerca de 30 torcedores do Flamengo que assistiram à apresentação oficial de Gonzalo Fierro, nesta quinta-feira. Mas quando recebeu simpaticamente um pandeiro, o chileno demonstrou a alegria por chegar ao novo clube. Fierro pegou o instrumento, sorriu e arriscou uma solitária batucada. Com a camisa 8 do Flamengo, falou que não tem medo da pressão. - A torcida do Colo Colo também é muito exigente. Ela cobra pesado quando as coisas não vão bem. Depois da apresentação oficial, Fierro, que assinou por quatro anos com o Fla, segue para Santiago. Ele se apresenta à seleção chilena na próxima segunda-feira, enfrenta o Brasil dia 7 e só retorna ao Flamengo para o jogo contra o São Paulo, dia 14. Segundo Fierro, o acerto com o Flamengo foi rápido. As conversas evoluíram em uma semana e as referências de um compatriota ajudaram a optar pelo Rubro-Negro. - Jorge (Valdivia, ex-jogador do Palmeiras) deu referências muito boas. Ele comentou sobre o clube, assim como outras pessoas. Eu tinha uma outra oferta da Europa (Málaga), mas apareceu o Flamengo – diz Gonzalo Fierro.

Pensando no clássico, Muricy fecha treino e conta com Hernanes e Miranda

@

Pensando no clássico deste domingo, contra o Santos, o técnico Muricy Ramalho fechou o treino da tarde desta quinta-feira por uma hora para testar o time do São Paulo em um coletivo, no CT da Barra Funda. Mas os jornalistas, que estavam no estacionamento, puderam conferir de longe quais as idéias do treinador para esta partida.

As novidades no time foram Miranda, que se recuperou de uma lesão no joelho e já pode voltar a jogar, e Hernanes, que estava com a seleção brasileira nas Olimpíadas de Pequim e voltou no início desta semana. O primeiro formou dupla com André Dias e Rodrigo na primeira parte do coletivo. Hernanes compôs o meio-campo com Jean e Jorge Wagner. Rogério Ceni foi poupado porque jogou na última quarta, pela Copa Sul-Americana.

O time que iniciou o trabalho no campo foi formado por: Fabiano, André Dias, Rodrigo e Miranda; Joilson, Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Richarlyson; André Lima e Borges.

Na segunda parte do coletivo, o treinador fez duas mudanças e, com isso alterou também o esquema tático do 3-5-2 para o 4-4-2. Jancarlos entrou na vaga de Rodrigo e passou a atuar pela lateral direita, com Joilson no meio. E Dagoberto ficou com o lugar de André Lima no ataque.

'Clone' de Andrade, Mateus credita a Tita sua boa fase com a camisa do Vasco

@

Ele é baixinho, moreno, joga no meio-campo e tem um chute potente. Um torcedor mais desavisado que avistar Mateus no gramado de São Januário durante um treinamento pode até se espantar, tamanha a semelhança do jogador com ex-volante do clube Andrade. Tal comparação motiva o jovem, que espera seguir os passos da primeira passagem do jogador pela Colina. - Andrade teve uma passasgem muito boa no Vasco. Fazia gols de falta e assim quero fazer, assim quero conquistar meu espaço. Não com comparação. Venho trabalhando os chutes de fora da área há tempo, e se surgir oportunidade em faltas ou até mesmo durante os jogos, espero acertar pra fazer os gols. De moral elevado desde a chegada de Tita, Mateus não esconde que joga com maior tranqüilidade com o novo treinador. De acordo com ele, a confiança passada pela comissão técnica tem sido preponderante para as boas exibições. - Não tive um bom começo, são coisas do futebol. Mas tive a cabeça no lugar e confiança para voltar a fazer o que sempre soube fazer. Com a chegada do Tita, vivo um momento melhor, só que é importante manter os pés no chão. Quando se tem a confiança da comissão técnica, a gente desempenha o futebol com mais tranquilidade e leveza. Erramos menos. Domingo, o Vasco encara o Grêmio, às 16h, no Olímpico, em Porto Alegre, e Mateus pode perder a vaga na equipe titular, caso Wágner Diniz seja deslocado para o meio.

Natação: César Cielo responde tudo!

@

Após ganhar duas medalhas nas olimpíadas, mas em especial a medalha de ouro nos 50 metros, onde o Brasil inteiro se emcionou e vibrou junto, o nadador César Cielo tinha muitas perguntas para responder.
O atleta foi ao programa da Rede Globo, Domingão do Faustão, para ser homenageado e foi interrogado pelas diversas dúvidas e cuiriosidades dos internautas.
Muito simpático e firme em suas respostas, César defendeu o colega de equipe, Thiago Pereira, e surpreendeu ao dizer que mesmo se Michael Phelps estivesse na competição dos 50 m, sua posição de chegada seria a mesma.
Cielo respondeu também às fãs de plantão, e descreveu qual seu tipo de mulher.

F1: Heidfeld lidera segundo dia de testes em Monza. Felipe Massa fica em quinto

@

Com o tempo de 1m22s621 obtido pela manhã, Nick Heidfeld foi o dono da melhor marca deste segundo dia de testes da Fórmula 1 no circuito de Monza. Quarto mais rápido da manhã, Felipe Massa perdeu uma posição, sendo ultrapassado por Heikki Kovalainen, da McLaren. O piloto da Ferrari ainda foi o responsável pela única bandeira vermelha do dia, após ter rodado próximo da Ascari. Outro brasileiro na série de testes, Rubens Barrichello não melhorou o tempo da manhã, quando fez 1m24s695, e ficou como o 11º mais rápido, a frente apenas do seu companheiro de Honda, Jenson Button. Ao contrário do primeiro dia, desta vez, quem testou pela Renault foi o bicampeão mundial Fernando Alonso, que manteve a tendência de ser mais rápido pela manhã, quando fez 1m23s606.

Escrita de onze anos estará em jogo no Candiné

@
Passada a eliminação na Copa Sul-Americana, o Atlético-MG tem mais um difícil desafio no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time enfrentará a Portuguesa, no Canindé, onde tentará quebrar um jejum de onze anos (ou quatro jogos) sem vitórias. O último triunfo da equipe mineira sobre a Lusa no Canindé foi em 3 de setembro de 1997, quando o Galo goleou por 4 a 1, pela Copa Conmebol. Desde então, foram quatro partidas no estádio, com dois empates e duas derrotas. No entanto, a vantagem no retrospecto geral do confronto é atleticana. Em 50 jogos entre as equipes, o Galo venceu 18 vezes, empatou outras 18 e perdeu 14, com 78 gols a favor e 65 contra. Já o retrospecto das partidas no Canindé é favorável ao time paulista. Em 14 jogos, foram duas vitórias do Atlético-MG, seis empates e seis vitórias da Portuguesa, que marcou 16 gols contra 12 do Galo. As informações são do site oficial do Atlético-MG

Luxa: 'Estamos fortes e mais confiantes para encarar a seqüência da competição'

@

A vice-liderança do Campeonato Brasileiro deixou o técnico Vanderlei Luxemburgo animado com o desempenho do Palmeiras nas próximas rodadas. Em sua avaliação, a disputa pelo título continua imprevisível, com pelo menos seis equipes correndo atrás do caneco. E a partir de agora somar pontos, principalmente fora de casa, será de fundamental importância para o time se manter vivo na competição.

- Estamos fortes e mais confiantes para encarar a seqüência da competição. Nós sempre acreditamos em nosso futebol, pois sabemos onde podemos chegar. Eu já havia falado que o Campeonato Brasileiro está em aberto e só vai continuar na briga quem seguir pontuando - analisa o treinador do Palmeiras.

Luxemburgo também não gostou da forma como o Palmeiras vem recebendo
críticas por não conseguir vencer fora do Palestra Itália. O treinador entende que as reclamações devem ser feitas em cima do seu trabalho e não depositadas apenas nas costas dos jogadores.

- A expectativa de vencer como visitante não se confirmou após a minha chegada. As críticas devem ser feitas em cima de mim e não dos jogadores. Com exceção do Grêmio, nenhum time está vencendo fora de casa. Existe um equilíbrio e não é apenas o Palmeiras que não consegue ganhar fora de casa - explica Luxemburgo.

O próximo desafio do Palmeiras é justamente fora de casa. Neste domingo, às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba, a equipe enfrenta o Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro.

Torcida fica na bronca com time do Galo

@
Após sofrer mais uma goleada em 2008, desta vez por 5 a 2 para o Botafogo, no Mineirão, os jogadores do Atlético-MG não conseguiam esconder a insatisfação com o desempenho da equipe na temporada. Além disso, a escrita negativa continua e o Galo não consegue vencer o Alvinegro carioca há sete anos. A torcida não suportou mais uma humilhação e ironizou a equipe durante todo o segundo tempo da partida contra os cariocas. Os torcedores gritaram olé, é campeão e até lembraram do volante Bilu, que esteve na equipe até o ano passado. Os pouco mais de cinco mil pagantes pediram a convocação do sempre questionado Renan para a seleção brasileira. Sem saber como explicar mais uma goleada, o goleiro Édson entendeu a insatisfação da torcida. - O torcedor fica chateado, e com razão. Tomamos mais uma goleada no ano do nosso centenário. Acredito que tenha sido a sexta no ano. É complicado - explica o goleiro da equipe atleticana. Já o zagueiro Vinícius apenas lamentou mais um resultado negativo do time em casa. - Infelizmente não conseguimos fazer os gols. Mas agora acabou a Sul-Americana e temos de esquecer. Temos de voltar a cabeça para o Campeonato Brasileiro - declara o zagueiro, que foi o capitão da equipe na noite desta quarta-feira.
@


A classificação para a próxima fase da Sul-Americana é o que menos importa. Às 19h20m desta quinta-feira, quando começar o Gre-Nal 372 no Olímpico, os eternos rivais de Porto Alegre defenderão o direito de trabalhar em paz, sem a corneta dos adversários. O clássico, recheado de mistério, vale especialmente para o Inter, que deve ir a campo com força máxima para enfrentar um Grêmio recheado de reservas. Será o segundo jogo de azuis e vermelhos pela Sul-Americana. No primeiro, houve empate por 1 a 1 no Beira-Rio. Para avançar, o Grêmio precisa de um empate sem gols ou de vitória por qualquer placar. O Inter joga para vencer. Empate, só a partir do 2 a 2. A reedição de uma das maiores rivalidades do planeta será acompanhada em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. O SporTV mostra ao vivo para todo o Brasil. O vencedor enfrentará Universidad Católica, do Chile, ou Olimpia, do Paraguai, na próxima fase.




Vantagem colorada na história, mas não no Olímpico




O Inter vai a campo para defender sua supremacia histórica em clássicos. Nos 371 encontros entre os rivais, são 19 vitórias a mais para o Colorado – 137 contra 118, com 116 empates. Mas a história é diferente no Olímpico. Em casa, o Grêmio costuma levar a melhor: 39 vitórias azuis, 44 empates e 32 triunfos vermelhos. O Tricolor não perde para o adversário há quatro jogos. Será também a quarta partida entre os gaúchos pela Sul-Americana. Até agora, é uma vitória para cada lado e o empate do primeiro jogo deste ano. Em 2004, o Inter avançou no saldo de gols – venceu por 2 a 0 e perdeu por 2 a 1.




Grêmio com (quase) reservas




A exemplo do que aconteceu no primeiro clássico, o Grêmio irá a campo com time reserva, mas não tão reserva assim. Dois titulares começarão o jogo: o zagueiro Léo e o volante Willian Magrão. O uruguaio Orteman, que pode ser titular em breve, faz sua estréia. O mesmo vale para Souza. E podem aparecer surpresas. Roth garantiu que não será o time titular, mas do outro lado, lá no Beira-Rio, Tite alertou para a possibilidade de o colega tricolor aprontar surpresas. Victor, Réver, Anderson Pico, Rafael Carioca e Perea são outros titulares relacionados para o jogo. Não se pode descartar a presença de algum deles – especialmente Réver ou Perea.É inegável que o Gre-Nal 372 representa menos para o Grêmio do que para o Inter. E nem poderia ser diferente. Afinal, o Tricolor é líder isolado do Brasileirão, e o melhor que tem a fazer é aproveitar a competição continental. Celso Roth pensa assim. Ele quer utilizar a Sul-Americana para deixar o grupo mais forte no Nacional. - A grande coisa positiva da Sul-Americana é a possibilidade que temos de administrá-la bem. Definimos publicamente qual seria nossa postura. É esse o grande mérito: administrar para ter um grupo de trabalho no mesmo nível - afirma. Mas quem vai a campo automaticamente esquece os poréns tricolores. Especialmente em caso de estréia. O uruguaio Orteman parece disposto a entrar voando no Gre-Nal. - Clássicos são diferentes, fechados, de entrega. Gosto de jogos assim – comenta.




O futuro em um clássico




O Inter coloca seu futuro em jogo no Gre-Nal. Como a campanha no Brasileirão não tem deixado os torcedores muito felizes, a Sul-Americana virou obrigação. E o peso sobre as costas vermelhas aumenta alguns quilos pelo fato de o clube do Beira-Rio ir a campo com força máxima, ao contrário do oponente. Ou não. Durante a semana, Tite disse que não poderá escalar domingo, em Recife, contra o Sport, o mesmo time do Gre-Nal. Aí são duas possibilidades: ou ele preserva titulares no clássico, ou poupa no Brasileirão. Pela importância que o treinador dá ao jogo desta quinta, o descanso deve ficar mesmo para Pernambuco. - Gre-Nal é diferente. O envolvimento emocional é outro. Meio Rio Grande do Sul vai dormir feliz e meio Rio Grande do Sul vai dormir triste na quinta. O jogador sente isso. Para não sentir, só sendo máquina ou alienígena. E sempre tem uma conseqüência anímica. Não sou hipócrita de dizer que não é assim - diz Tite. O treinador colorado recebeu uma notícia muito ruim na semana do Gre-Nal. Alex, principal referência do time, não disputará o clássico. Ele tem dores na coxa e, ao mesmo tempo, está acertando transferência para o Al-Jazira, dos Emirados Árabes. Taison deve substituí-lo. De resto, ele tem força máxima à disposição. Daniel Carvalho foi relacionado para a partida e deve ser opção na reserva. A diretoria colorada não trata publicamente do assunto, mas o Gre-Nal tem ligação direta com a permanência de Tite no comando do Inter. Em caso de insucesso, ele viajará a Recife com a corda no pescoço.

Nilton assume a vaga de Fabinho

@

Sem poder contar com Fabinho, que teve de corrigir o tendão do músculo adutor da coxa esquerda em uma cirurgia e deve se ausentar do Corinthians por, pelo menos, dois meses, o volante Nilton comemora o fato de ganhar nova oportunidade no time de Mano Menezes. Depois de cumprir suspensão contra o Gama por ter recebido o terceiro cartão amarelo, o atleta terá a chance de ser titular na partida deste sábado, contra o ABC, no Pacaembu, e espera conseguir se firmar no time. - Estou treinando forte e espero aproveitar bem esta chance. O Fabinho é um grande jogador e o respeito muito. Não guardo nenhum rancor de ter ficado no banco quando ele chegou – diz Nilton, acatando a decisão anterior de Mano Menezes, de sacá-lo para colocar o volante mais experiente na equipe. Nilton só lamenta o fato de voltar ao time com a lesão de Fabinho. Afinal, o volante já passou por uma situação semelhante quando vivia um bom momento na carreira, em 2007, e teve uma contusão séria no joelho. - Esse tipo de coisa acontece. Espero que ele volte logo e pretendo ainda conversar com ele para ver como está. Mas agora quero ter uma seqüência boa para ter ritmo, coisa que perdi com a cirurgia no ano passado.

Vôlei: Brasileiras vão às quartas na Noruega

@
As duplas brasileiras confirmaram seu favoritismo nesta quinta-feira na etapa de Kristiansand, na Noruega, a primeira do Circuito Mundial após os Jogos Olímpicos de Pequim. Maria Clara/Carol e Maria Elisa/Val venceram com tranqüilidade e estão nas quartas-de-final da competição. Com a ausência das principais concorrentes, que preferiram ficar fora da competição para descansar após às Olimpíadas, as brasileiras seguem na briga por seu primeiro título no Mundial em 2008. Cabeças-de-chave número 1 da competição, Maria Elisa e Val arrasaram as russas Boyko e Markova por 21/13 e 21/17. Agora, a dupla se prepara para encarar as irmãs Schwaiger, da Áustria, por uma vaga nas semifinais da competição. Já Maria Clara e Carol não deram chances a Minusa e Jursone, da Letônia, derrotadas por 21/13 e 23/21. Nas quartas-de-final, as cariocas vão enfrentar as norueguesas Hakedal e Torlen.

Após queda em 2004 e atitude impensada na China, Mari mostra amadurecimento

@

O ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim serviu de redenção para uma certa jogadora da seleção brasileira de vôlei feminino. Quando tinha 21 anos, em Atenas, Mari foi crucificada por ter tido chances de fechar contra a Rússia no episódio conhecido como ‘24 a 19’, no qual todos já conhecem o fim. Hoje, com 25 anos, a atacante mostra amadurecimento. Na campanha impecável do ouro inédito na China, ela foi um dos destaques. - Em 2004 eu nem imaginava que iria para as Olimpíadas. Queria ajudar, não tinha tanta noção de como poderia fazer isso. Agora, com 25 anos, a responsabilidade é outra. Pude chamar para mim. Em Atenas tinham meninas mais velhas que deveriam ter feito isso. Após a final, quando o Brasil derrotou os Estados Unidos, Mari pediu silêncio e disse que agora todos que a criticaram deveriam aplaudi-la de pé. Em seguida, a jogadora pediu desculpas pela atitude e pelo o que havia dito. Mais um sinal de que a menina insegura e imatura de antes, que muitas vezes sucumbiu à pressão, já não existe mais. - Quando fui substituída na final, foi por uma questão tática do jogo. Não foi em absoluto por eu estar sentindo ou não a pressão. Tanto que depois o jogo continuou difícil e eu voltei - diz ela, lembrando do forte saque das americanas que dificultaram o passe do Brasil.
MelhoresDaNet