sábado, 6 de setembro de 2008

Paraolimpíadas: Com emoção e delicadeza, China dá início aos Jogos Paraolímpicos de Pequim

@
A emoção deu o tom na cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos de 2008. Com o Ninho do Pássaro lotado mais uma vez, a China voltou a impressionar o mundo e apresentou uma festa caprichada. Além de um show de luzes e dança, a participação de atletas e artistas com diversos tipos de deficiências conquistou o público, que deixou o estádio encantado após um espetáculo de pouco mais de 3h de duração.












A apresentação começou às 9h de Brasília (20h no horário local). Os fogos de artifício para marcar a contagem regressiva e a multidão cantando o hino chinês junto com o presidente Hu Jintao poderiam dar a impressão de que o público veria “mais do mesmo”. Logo em seguida, porém, a tradição deu lugar à modernidade. No lugar dos tambores milimetricamente cronometrados da abertura das Olimpíadas, atores com roupas coloridas de plástico. Os simpáticos “bonecos” fizeram uma coreografia animada para empolgar o público e, em seguida, formaram um imenso arco-íris no estádio.

Era a senha para a entrada dos grandes astros da festa. Ao contrário das Olimpíadas, as delegações paraolímpicas desfilam logo no início, para que os atletas possam aproveitar ao máximo a cerimônia. Assim como nos Jogos de Pequim, a ordem de entrada obedeceu ao alfabeto chinês. A equipe verde-amarela, com 187 representantes, foi a 28ª a se apresentar, comandada pelo porta-bandeira Antônio Tenório, do judô. Tricampeão paraolimpíco na classe B1 (cego total), categoria até 100kg, ele conquistou um feito inédito neste ano: foi campeão paulista meio-pesado no judô convencional. A delegação chinesa, a maior da competição com 332 atletas, foi ovacionada pelo público, que também reservou muitas palmas para japoneses, canadenses e americanos.


Diretor da cerimônia, Zhang Jigang havia prometido um espetáculo em homenagem à vida, e não decepcionou. Um bailarino representando um pássaro de fogo desceu dos céus para “acordar” o cantor cego Cai Yuzhu e mostrar a importância de perseguir os sonhos mesmo após as adversidades. O artista emocionou o público e fez surgirem estrelas: 300 estudantes surdas, que encantaram com sua delicadeza em uma dança de signos.

A dança continuou a se fazer presente com a apresentação de uma pequena bailarina cadeirante, que emocionou ao som do Bolero de Ravel. Ao redor da menina, que perdeu a perna esquerda no terremoto que arrasou a província de Sichuan, em maio, outras bailarinas dançavam sentadas, com sapatilhas nas mãos, em uma sincronia entre beleza e superação.

Em uma exaltação à vida, a natureza não poderia deixar de brilhar. Ao som de um pianista cego, flores e animais apareceram no Ninho do Pássaro, abrindo caminho para o Fu Niu Lele, o boizinho que foi escolhido como a mascote dos Jogos Paraolímpicos.

Em seguida, um "mar" de pássaros, formado por 750 artistas, abriu caminho para os discursos de Liu Qi, presidente do Bocog, Philip Craven, presidente do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), e do presidente chinês, Hu Jintao, que declarou a abertura oficial da competição.

Após um revezamento entre medalhistas paraolímpicos chineses, o momento mais tocante da festa: usando a força dos braços e empurrado pela torcida, um cadeirante (ajudado por dispositivos eletrônicos) acendeu a tocha paraolímpica. Ofegante, ele trazia em seu rosto a marca da competição, que será realizada até o próximo dia 17: superação e conquista.

Tênis: Tempestade pode forçar Federer e Nadal a disputar as semifinais simultaneamente

@

A previsão do tempo para o final de semana em Nova York não é animadora, nem para o público nem para a organização do US Open. Com a confirmação de que uma tempestade passará pela cidade neste sábado, as duas semifinais masculinas podem ser disputadas simultaneamente, ou seja, o fã terá de escolher entre Rafael Nadal e Roger Federer, que, respectivamente, encaram Andy Murray e Novak Djokovic.
A organização pretende aproveitar todos os espaços possíveis sem chuva para que o torneio acabe no domingo. Assim, a primeira semifinal masculina está marcada para começar às 11h locais (12h, no horário de Brasília).

A tempestade tropical, chamada de ‘Hanna’, está se aproximando da costa leste americana e deve chegar com força na noite desta sexta-feira. Por isso, o estado de Nova York está desde o início da manhã em alerta vermelho.

O site do US Open já divulga, desde a tarde de quinta-feira, a possibilidade do cancelamento da rodada de sábado, que inclui as semifinais masculinas, e avisa que as finais podem ser disputadas na segunda-feira.

NFL: New York Giants estréia com vitória sobre o Washington Redskins

@
O New York Giants, atual campeão do Super Bowl, começou bem a temporada. No jogo que marcou a abertura da temporada, a equipe da casa derrotaram nesta quinta-feira o Washington Redskins por 16 a 7, no Giants Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey.

A vitória dos Giants foi construída basicamente no primeiro quarto, com uma grande vantagem de 10 a 0. No segundo quarto, os Redskins conseguiram uma pequena vantagem de 7 a 6, mas nos dois quartos finais, o New York usou bem a estratégia de defesa e garantiu a primeira vitória.

A equipe de Nova York tenta chegar ao bicampeonato do Super Bowl, o que só foi conseguido até o momento apenas por seis equipes. A primeira rodada prossegue somente no domingo com nada menos que 13 partidas.

Natação: Joanna Maranhão conquista o terceiro ouro no Troféu José Finkel

@
Ela disse que chegou ao Troféu José Finkel para ganhar todas as provas. E só falta uma. Na manhã deste sábado, Joanna Maranhão conquistou a medalha de ouro nos 200m borboleta com o tempo de 2m14s77 e somou a terceira vitória nesta edição do campeonato, já que também venceu os 200m costas e os 400m medley. Ainda na manhã deste sábado, Joanna disputa o revezamento 4x100m medley.


- Ganhar as quatro provas aqui vai ser bom demais. Um ótimo começo para o meu novo ciclo olímpico. Chegar ao topo é mais ou menos fácil, mas se manter lá é a coisa mais difícil que existe. Mas sei que tenho experiência para conseguir isso. Já passei por coisas piores na minha carreira, agora tudo vai ser melhor – disse a nadadora do Sesi Pernambuco, de 21 anos.

A prata ficou com Daiene Dias, que terminou a prova em 2m18s53. Já o bronze ficou com Julia Gerotto, com o tempo de 2m19s15.

Kaio Márcio vence em sua primeira final A no José Finkel 2008

E em sua primeira final A nesta edição do José Finkel, Kaio Márcio conseguiu conquistar o ouro nos 200m peito, ficando a 5 centésimos do recorde do campeonato ao finalizar a prova em 1m57s45.

- Foi minha primeira final A, então foi bom. Até me surpreendi com o tempo porque não fui bem nas provas de velocidade. Mas agora disputo o revezamento 4x100m medley hoje e depois chega a hora de dar uma relaxada e tirar férias - disse Kaio, que ficou em sétimo lugar nesta prova nas Olimpíadas de Pequim, quando bateu o recorde sul-americano com a marca de 1m54s65.

A prata ficou com Frederico Castro, com o tempo de 2m0029 e o bronze foi para Leonardo de Deus, já que o nadador Andres Gonzáles, que chegou na terceira colocação, é argentino e não pode conquistar medalhas no José Finkel, considerado como o campeonato brasileiro de natação.

Para Caio Júnior, chegou a hora de ver quem é quem no campeonato

@

Faltam 14 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, momento que, para o técnico Caio Júnior, começam a acontecer as definições na tabela. Para o comandante rubro-negro, os candidatos ao título, vaga na Libertadores e rebaixamento estão se consolidando. Feliz com o bom momento do Flamengo, ele espera que o time faça um bom restante de competição e figure entre os concorrentes ao caneco.

- Agora começam as definições no Campeonato Brasileiro, quem vai brigar para não cair, quem vai brigar para ir para a Libertadores e para conquistar o título. Graças a Deus vamos disputar a Libertadores e o título. Faltam 14 jogos, e vamos saber aproveitar bem a tabela agora - afirma. Caio Júnior lamentou a campanha do Flamengo no Campeonato Brasileiro, quando chegou a liderar por dez rodadas mas teve uma queda brusca. Para ele, o momento ruim do time aconteceu por causa da saída de jogadores. Agora, novamente reforçado, ele aposta nas novas armas para surpreender os adversários. - Sofremos com a saída de jogadores e pagamos um preço alto por estar em evidência, todos conheciam o Flamengo e suas principais armas. Os "fatos novos" de agora é que estão sendo a nossa surpresa, estão decidindo as partidas - diz. O capitão Fábio Luciano espera que a equipe consiga manter a boa seqüência e se aproxime de vez dos líderes da competição. - Conseguimos um bom resultado contra o Figueirense e voltamos para o G-4 provisoriamente. Já são seis jogos sem perder. Agora o nosso pensamento é dar seqüência e buscar se aproximar dos líderes.

Kléber Pereira corre atrás de recorde nos Brasileiros de pontos corridos

@
Principal artilheiro do Brasil na temporada, com 36 gols, Kléber Pereira tem boas chances de bater um recorde na era dos Campeonatos Brasileiros de pontos corridos. Se o Nacional-2008 terminasse hoje, o atacante do Santos seria o goleador responsável pela maior percentagem de tentos de seu time em uma edição do torneio desde 2003.

O Santos fez 28 gols no atual Brasileiro, 17 deles de Kléber Pereira. Os outros 36 atletas do time que disputaram, pelo menos, uma partida no torneio (sem contar os goleiros Fábio Costa, Douglas e Felipe) fizeram, juntos, 11. O camisa 9 responde por 60,7% gols do Peixe no Nacional-2008.

Desde 2003, quando a competição passou a ser disputada no sistema de confrontos de todos contra todos em turno e returno, nunca um jogador foi artilheiro da competição com tal concentração de gols. O que mais se aproximou deste índice foi Josiel, no ano passado. Recém-contratado pelo Flamengo, o atacante não conseguiu salvar o Paraná do rebaixamento, mas terminou no topo da lista de goleadores, com 20 bolas na rede, 47,6% dos gols do Tricolor paranaense no Brasileirão-2007 (42 no total).

Josiel superou Dimba, que detinha o título de artilheiro com maior percentagem de gols em relação aos companheiros de equipe. Com a camisa do Goiás, o atacante fez 31 dos 78 tentos do clube no Brasileirão-2003 (39,7%).

Outro a superar a taxa de 30% foi Washington. Em 2004, o atacante bateu o recorde de gols em uma edição de Campeonato Brasileiro (34) e fez 36,5% dos gols do Atlético-PR no torneio. Faltou apenas o título, que escapou do Rubro-Negro do Paraná na última rodada. O Santos foi o campeão.

Os outros dois artilheiros de Brasileiros no período dos pontos corridos foram Romário e Souza. O primeiro fez 29,7% dos gols do Vasco em 2005 (22/74). O último marcou 26,9% dos tentos do Goiás no ano seguinte (17/63).

Após marcar os dois gols do Santos no triunfo sobre o Vitória (2 a 0), na última quarta-feira, Kléber Pereira disse não se preocupar em concentrar os gols do Peixe. E sim em tentar evitar o rebaixamento da equipe.

- Eu não presto muito atenção em números. Deixo essa parte de estatísica para vocês (jornalistas). Quando entro em campo, só penso em ajudar o time a sair dessa situação ruim.


Invicto no Nordeste, Corinthians encara o 'freguês' Fortaleza no Castelão

@

O Pacaembu é a casa do Corinthians, mas o Nordeste também poderia ser considerado território alvinegro. Invicto na região desde o início da Série B do Campeonato Brasileiro, o Timão enfrenta um velho freguês em 2008, o Fortaleza, neste sábado, às 16h, no estádio Castelão. A TV GLOBO transmite a partida para o estado de São Paulo.

Em três confrontos com o Tricolor cearense, três vitórias do Corinthians: duas pela segunda fase da Copa do Brasil (2 a 1 e 2 a 0) e uma pela Segundona (2 a 0), pelo primeiro turno, no Pacaembu. De quebra, a equipe de Mano Menezes ainda não perdeu no Nordeste. Foram vitórias sobre ABC (0 a 1) e CRB (1 a 2), além de um empate com o Ceará (2 a 2).

- Nós guardamos bons momentos dos jogos contra eles, mas não dá para ficar pensando no que já fizemos. Se eu estivesse do lado do Fortaleza, com três derrotas no ano, ia querer vencer de qualquer jeito. É um ingrediente a mais para eles – afirma o zagueiro William.

Uma nova vitória, aliás, colocaria o Corinthians ainda mais perto do retorno à Primeira Divisão. Ao golear o ABC por 4 a 0, em São Paulo, o Timão chegou aos 48 pontos, abrindo seis de vantagem para o Avaí, segundo colocado, e 12 para o Barueri, primeiro fora do grupo de acesso.

Já o Fortaleza vem de duas derrotas consecutivas fora de casa para Paraná (3 a 1) e Gama (2 a 0). Como aposta, mais uma vez, o Castelão. Na última vez em que jogou em casa, o Tricolor goleou o Bahia por 5 a 1. No entanto, segue ameaçado pelo rebaixamento: está em 15° lugar, com 23 pontos, fora da zona da degola apenas pelo saldo de gols.

No início da semana, o técnico Heriberto da Cunha cobrou a chegada de reforços e foi atendido pela direção. Nesta sexta-feira, o clube apresentou o meia Rodrigo Beckham, ex-Santos, Corinthians e Botafogo, o volante Josimar, do Brasil-RS, o lateral-direito Flávio Medina, do Boavista-RJ, e o atacante Mateus, do Coritiba. Nenhum deles estréia.

Mano faz duas mudanças no Timão
Apesar da ótima fase da equipe, o técnico Mano Menezes tem problemas para escalar o Corinthians. O volante Nilton foi expulso contra o ABC, enquanto o centroavante Herrera recebeu o terceiro cartão amarelo. O treinador ainda não confirma, mas deve escalar Carlos Alberto e Bebeto, que pode estrear como titular, respectivamente. A outra opção para a marcação é o garoto Cássio.

O atacante Dentinho, artilheiro do time na temporada, com 17 gols, foi vetado mais uma vez pelo departamento médico e não jogará pela terceira partida consecutiva. O jogador chegou a trabalhar fisicamente durante a semana, em São Paulo, mas não se recuperou de uma contusão na perna direita.

No Fortaleza, Heriberto da Cunha perdeu os zagueiros Vitor e Erandir, suspensos, e abandonou o esquema 3-5-2, voltando ao 4-4-2. As novidades serão as entradas dos zagueiros Preto e Gaúcho e do volante Rogério. No ataque, Fábio Oliveira e Adaílton podem permanecer, mas estão ameaçados por Chiquinho e Raul. O meia Paulo Isidoro, destaque da equipe, está machucado e não joga novamente.

Inter e Lusa tentam espantar a crise

@

A crise está rondando as duas equipes. Por isso, quando Internacional e Portuguesa entrarem em campo neste sábado, às 18h20m (de Brasília), no Beira-Rio, pela 24ª rodada do Brasileirão, uma vitória se faz mais do que necessária para ambos. Enquanto o Inter não vence há três jogos, dois pela competição nacional e um pela Copa Sul-Americana, o jejum dos paulista já dura quatro partidas.

Para o Colorado, a derrota pode custar a cabeça do técnico Tite, que ficou ameaçado de perder o emprego após a derrota por 1 a 0 para o Sport, na semana passada, em Recife, que deixou a equipe em 11º lugar, com 30 pontos. Do lado da Lusa, o medo é de terminar na lanterna, pois está na penúltima posição, com 23 pontos, dois a frente do Ipatinga, que visita o também ameaçado Náutico no mesmo horário.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, lance a lance, com vídeos, e o canal Premiere exibe ao vivo para todo o Brasil, em sistema de pay-per-view.

Lusa aposta em ex-gremistas contra o Inter

A Portuguesa vive situação delicada no Brasileiro. A equipe paulista ocupa a penúltima colocação da competição e terá a difícil tarefa de começar a buscar uma reação no jogo contra o Internacional, em pleno Beira-Rio. No entanto, a Lusa conta com um trunfo para o duelo: ex-jogadores do Grêmio, o maior rival do Colorado. Os laterais Patrício e Bruno Telles e o atacante Jonas defenderam o Tricolor Gaúcho e reencontrarão o grande rival.

- Talvez nos xinguem um pouco mais por termos jogado no maior rival, mas essa rivalidade só existe entre as duas equipes. Quando eu estava lá ela era muito grande, mas agora estou na Portuguesa e só tenho que pensar que precisamos da vitória para nos recuperar - desconversou Jonas que, assim como os outros dois companheiros, vestiu a camisa do Grêmio em 2007, quando a equipe venceu o Gauchão e chegou à final da Libertadores.

Para o confronto diante do Inter, o técnico Estevam Soares não poderá contar com o zagueiro Bruno Rodrigo, expulso diante do Atlético-MG, e com os volantes Dias, suspenso por ter recebido três cartões amarelos, e Gavilán, convocado para a seleção paraguaia. Erick e Carlos Alberto devem ganhar as vagas no meio-de-campo, enquanto Aderaldo e Ediglê - que curiosamente foi revelado no Inter - disputam uma vaga na defesa. A outra é de Halisson.

De volta ao velho esquema

Criticado pelas constantes mudanças na equipe, o técnico Tite explica porque está voltando ao esquema 4-4-2 na partida contra a Portuguesa, no Beira-Rio. Nos últimos cinco jogos, o Colorado atuou com três zagueiros, no 3-5-2.

- Recorri ao esquema de três zagueiros porque estava carente de armadores. O Alex e o Andrezinho se lesionaram, e o D'Alessandro ainda não estava contratado. Retorno ao 4-4-2 contra a Portuguesa porque agora tenho armadores e esse era um esquema que vinha dando resultado - explica.

Guiñazu, suspenso pelo terceiro amarelo, e Nilmar e D'Alessandro, convocados para defender suas respectivas seleções, são os desfalques. Edinho fica com a vaga no meio, enquanto Luiz Carlos e Andrezinho assumem as funções dos dois selecionáveis ausentes. Por outro lado, Alex está liberado para atuar durante os 90 minutos.

As principais mudanças são a entrada do zagueiro Álvaro no lado esquerdo defensivo, na vaga de Bolívar, e a volta de Gustavo Nery, barrando Marcão da lateral esquerda.

Fluminense e Grêmio se enfrentam de olho nos números

@

O confronto entre Fluminense e Grêmio, neste sábado, às 18h20m, no Maracanã, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro será marcado por números. Números esses que não entram em campo, mas que mexem com os jogadores das duas equipes. O SporTV transmite a partida, ao vivo, para todo o Brasil, menos Rio de Janeiro. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em tempo real a partir das 18h20m.

Flu quer ser quarto carioca a vencer o Grêmio no Rio

Embalado com a seqüência de bons resultados desde a chegada de Cuca – foram quatro jogos, com duas vitórias e dois empates – o time tricolor entra em campo disposto a derrubar o líder da competição e, conseqüentemente, manter a invencibilidade do treinador. Além disso, uma vitória afastará ainda mais o fantasma do rebaixamento.

Já os gaúchos querem quebrar um tabu criado por eles neste Brasileiro. As únicas três derrotas que sofreram na competição foram para times cariocas e jogando no Rio de Janeiro: 2 a 1 Vasco, em São Januário, 2 a 0 Botafogo, no Engenhão, e 2 a 1 Flamengo, no Maracanã. No Fluminense, esta estatística foi bem vista por todos os jogadores.

- Fiquei sabendo que o Grêmio perdeu as três partidas que fizeram no Rio de Janeiro. E vou fazer de tudo para que eles percam pela quarta vez. Mas não queremos a vitória somente para isso. Precisamos vencer para afastar ainda mais o fantasma do rebaixamento. O Vasco perdeu nesta rodada e isso nos ajudou um pouco – afirma o zagueiro Thiago Silva.

O lateral-esquerdo Junior César concorda com o companheiro de time e acredita que o Fluminense possa manter o jejum de vitórias do Grêmio no Rio.

- Respeitamos o Grêmio, mas vamos em busca dos três pontos. Espero que sábado possa ser desta forma também e que eles continuem não vencendo os cariocas no Rio.

Um líder disposto a ficar ainda mais líder

A derrota do Palmeiras para o Sport no meio da semana valorizou ainda mais o compromisso do Grêmio diante do Flu. Os atletas sabem que uma vitória representa oito pontos de folga na liderança do Brasileirão. Conseqüentemente, sabem que o título estará encaminhado em caso de triunfo no Maracanã. Mas o discurso, por precaução, é moderado ao extremo.

- A gente fica um pouco mais tranqüilo para o jogo, porque os adversários não poderão se aproximar na rodada, mas nada que tire nossa responsabilidade na partida. Abrindo oito pontos, fica um pouco mais confortável. Porém, não estaremos garantidos - diz o meia Tcheco, capitão do time.

O técnico Celso Roth é quem coordena o curso de pé no freio no Olímpico. Ele obriga seus atletas a serem cuidadosos nas entrevistas. E é o primeiro a descartar que o título esteja perto do Grêmio.

- O campeonato continua equilibrado e ainda há muito para acontecer, como vinha dizendo antes. Temos um jogo muito difícil contra um adversário qualificado, que vem melhorando, e precisamos estar focados - afirma o treinador.

O líder do Brasileirão não poderá contar com o atacante Perea, lesionado. Souza será avançado ao ataque para auxiliar Marcel na tarefa de fazer gols e, assim, permitir que o Grêmio vença sua primeira partida no Rio de Janeiro neste Brasileirão. Anderson Pico pode ser desbancado por Hélder na lateral esquerda.

F1: Lewis Hamilton domina a classificação em Spa e larga na pole position

@

O inglês Lewis Hamilton dominou a parte final dos treinos para o GP da Bélgica e conquistou a pole position para o GP da Bélgica (sua quinta na temporada) neste sábado, no circuito de Spa-Francorchamps. O piloto da McLaren marcou, em sua volta mais rápida, 1m47s338. Felipe Massa, da Ferrari, conseguiu uma ótima volta no fim e assegurou a segunda posição, com o tempo de 1m47s678, completando a segunda fila. Os finlandeses Heikki Kovalainen (McLaren) e Kimi Raikkonen (Ferrari) ocupam a segunda fila, com os tempos de 1m47s815 e 1m47s992, respectivamente.

Os brasileiros Nelsinho Piquet, da Renault, e Rubens Barrichello, da Honda, não disputaram a superpole, e largam em 12º e 16º lugares. A TV Globo transmite ao vivo o GP da Bélgica neste domingo, a partir das 9h (de Brasília).

Como o circuito de Spa-Francorchamps é um dos mais longos da F-1, a estratégia de disputa da classificação foi diferente das demais provas, com cada piloto entrando na pista apenas duas vezes na parte decisiva do treino, já que a perda de tempo de se retornar para os boxes e voltar à pista para uma volta rápida é muito maior do que em outros circuitos. Após uma primeira tentativa abaixo do esperado (1m48s666), Felipe Massa ficou apenas com o quinto tempo após a primeira tomada de tempo, atrás de Kovalainen, Hamilton, Raikkonen e Heidfeld.

Na segunda tentativa, o brasileiro melhorou em quase um segundo o seu tempo, marcando 1m47s678, garantindo o segundo tempo, sendo superado apenas por Hamilton. Kimi Raikkonen, com duas voltas lentas, foi superado por Kovalainen e terminou em quarto lugar.

Rubinho e Nelsinho Piquet não disputam a superpole

Na primeira parte dos treinos, com a pista úmida, mas sem chuva, o destaque foi o francês Sebastein Bourdais, da STR, que na última volta conseguiu o melhor tempo (1m46s777) entre todos os pilotos, deixando para trás os favoritos Heikki Kovalainen, Felipe Massa, Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen. Nelsinho Piquet terminou a primeira parcial na sexta colocação. Os cinco eliminados desta etapa do treino foram o brasileiro Rubens Barrichello (16º), Jenson Button (17º), Adrian Sutil (18º), Giancarlo Fisichella (19º) e Kazuki Nakajima (20º).

No segundo qualificatório, com 15 pilotos disputando as dez vagas restantes na disputa da pole position, Raikkonen foi o primeiro a entrar na pista, marcando 1m46s296. Com suspeita de chuva durante os treinos, os pilotos apressaram-se em ir para a pista para garantir um bom tempo para a última e decisiva qualificação. No fim da parcial, Jarno Trulli (11º), Nelsinho Piquet (12º, com 1m46s965), Timo Glock (13º), David Coulthard (14º) e Nico Rosberg (15º) ficaram fora da disputa pela pole position. Heikki Kovalainen marcou o melhor tempo (1m46s037), seguido pelo seu companheiro na McLaren, Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen (Ferrari), Nick Heidfeld (BMW) e Felipe Massa (Ferrari, com 1m46s391). Sebastien Bourdais, que havia feito o melhor tempo da primeira parte do treino, fez apenas o sétimo tempo da segunda parcial.

Confira o grid de largada

1º Lewis Hamilton (ING) - McLaren - 1m47s338
2º Felipe Massa (BRA) - Ferrari 1m47s678

3º Heikki Kovalainen (FIN) - McLaren - 1m47s815
4º Kimi Raikkonen (FIN) - Ferrari 1m47s992
5º Nick Heidfeld (ALE) - BMW - 1m48s315
6º Fernando Alonso (ESP) - Renault - 1m48s504
7º Mark Webber (AUS) - RBR - 1m48s736
8º Robert Kubica (POL) - BMW - 1m48s763
9º Sebastien Bourdais (FRA) - STR - 1m48s951
10º Sebastien Vettel (ALE) - STR - 1m50s319
11º Jarno Trulli (ITA) - Toyota - 1m46s949

12º Nelsinho Piquet (BRA) - Renault - 1m46s965

13º Timo Glock (ALE) - Toyota - 1m46s995
14º David Coulthard (ESC) - RBR - 1m47s018
15º Nico Rosberg (ALE) - Williams - 1m47s429

16º Rubens Barrichello (BRA) - Honda - 1m48s153

17º Jenson Button (ING) - Honda - 1m48s211
18º Adrian Sutil (ALE) - Force India - 1m48s226
19º Kazuki Nakajima (JAP) - Williams - 1m48s268
20º Giancarlo Fisichella (ITA) - Force India - 1m48s447

Cielo ganha camisa 50 do Corinthians

@

Todo mundo sabe que ele torce para o União Barbarense, time de sua cidade-natal, Santa Bárbara do Oeste. Mas parece que agora todos os times do Brasil querem ter o primeiro campeão olímpico da natação nacional como torcedor especial. Presente para assistir às finais deste sábado do Troféu José Finkel no Parque São Jorge, César Cielo foi presenteado com uma camisa número 50 do Corinthians, em homenagem à prova que venceu nos Jogos de Pequim.

- Eles sabem que eu sou União. Mas essa camisa vai para o quadro, junto com as minhas medalhas. Achei a homenagem super bacana. É uma lembrança singela, mas significa muito para mim – disse o nadador em entrevista ao SporTV.

Cielo já havia recebido outro presente de um clube de futebol de São Paulo. A Portuguesa deu uma camisa para o campeão olímpico com a inscrição “2130”, tempo marcado por ele na final em Pequim.

Ronaldinho Gaúcho: 'Tem muita competição ainda'

@

A seleção brasileira está em uma situação incômoda nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Com duas vitórias, três empates e uma derrota, a equipe de Dunga está apenas em quinto lugar na classificação. Neste domingo, o adversário é o Chile, em Santiago. A pressão por um resultado positivo é grande, mas Ronaldinho Gaúcho faz questão de lembrar que ainda é cedo para desespero. Até agora, foram disputadas seis das 18 rodadas das eliminatórias.

O meia do Milan também fez questão de lembrar que passar dificuldade na competição não é um problema apenas do atual grupo. A seleção também sofreu para se classificar para as Copas do Mundo de 1994 e de 2002.

- Tem muita competição ainda. Mas é lógico que a gente quer ver o Brasil entre os primeiros como estamos acostumados. Nos últimos tempos as eliminatórias são sempre complicadas, encontramos dificuldades para classificar para o Mundial. E desta vez não vai ser diferente.

O craque do Milan garante estar em melhores condições do que nas Olimpíadas de Pequim, quando defendeu a seleção após quatro meses sem jogar.

- Estou me sentindo muito bem. Trabalhei forte lá no Milan. Fisicamente me sinto muito melhor. Agora é buscar um bom entrosamento e buscar a vitória nesses dois próximos jogos.

Escalado por Dunga mais avançado para a partida contra o Chile, Ronaldinho Gaúcho não acha que terá problemas para atuar ao lado de Luís Fabiano.

- Já fiz as duas funções várias vezes. Tanto no meio como no ataque. Não há problema. É muito fácil jogar com o Robinho e o Luis Fabiano. São dois jogadores muito inteligentes. Está todo mundo muito motivado.

MelhoresDaNet