segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Surfe: Slater estréia em Trestles com ‘goleada’

@
A estréia do americano Kelly Slater em Trestles, onde, em casa, defende o título da sétima etapa do Circuito Mundial (WCT) e a liderança do ranking, não poderia ser como outra qualquer. Tinha de ser em grande estilo. Em ondas de até 2m, o octacampeão mundial tirou notas 9,60 e 9,00 e, com 18,60 pontos (em 20), deixou o compatriota Shane Beschen e o australiano Dayyan Neve na chamada “combinação”, mais delicada situação em que um surfista pode se encontrar. Slater passou direto para a terceira fase, e mandou os rivais para a repescagem.

Vice-líder do ranking, o australiano Joel Parkinson também se classificou com facilidade, assim como o também aussie Mick Fanning, atual campeão mundial e quinto da temporada. Três surfistas do top 10 não tiveram a mesma sorte. Os australianos Bede Durbidge, terceiro, e Taj Burrow, quarto, e o havaiano Andy Irons, sétimo. Taj perdeu no duelo vencido pelo havaiano Sunny Garcia, que compete como convidado.

Mick Fanning fez a segunda maior soma do dia: 17,90 pontos, com notas 9,57 e 8,33 na bateria que tinha como convidado o americano Rob Machado, vice-campeão mundial em 1995.

Show de Slater

Shane Beschen abriu as disputas com um 5,00. Slater veio logo atrás e, com duas boas rasgadas, ganhou 7,67. Dayyan Neve tinha 5,50. O octacampeão desperdiçou a segunda e a terceira onda, fracas (0,20 e 1,00). Era uma questão de tempo.

Beschen estava em terceiro e precisava de pouco mais de 5,00 para virar. Conseguiu aos 10 minutos, numa direita que lhe rendeu 7,00. Como Neve tinha um 4,00, Slater caiu para a lanterna.

Mas paciência nunca faltou a Slater. Ele esperou e, a 12 minutos do fim, recuperou a liderança em grande estilo. Dois floaters, além de rasgadas e batida renderam a ele a maior nota do campeonato: 9,60. Com 17,27 pontos, deixou os rivais em combinação. Beschen se esforçou e conseguiu sair dessa situação na onda seguinte. Ganhou 7,97 e passou a precisar de um 9,31.


O octacampeão, no entanto, encarou a onda de Neve como um desafio. E, embora sua liderança estivesse longe de ser ameaçada, arrancou um 9,00 depois de dar um aéreo muito alto. Novamente, os adversários se viram em combinação. Somente soma de 18,61 em duas ondas os salvariam.

- Foi muito divertido, as ondas realmente estão muito boas. São as melhores ondas do verão - diz Slater.

Baterias da primeira fase:

1. 13.67 Kai Otton AUS, 13.04 Jordy Smith AFS, 11.70 Travis Logie AFS
2. 13.50 Bobby Martinez EUA, 11.24 Damien Hobgood EUA, 3.03 Aritz Aranburu ESP
3. 15.90 Adriano de Souza BRA, 14.66 Taylor Knox EUA, 8.00 Jihad Khodr BRA
4. 12,67 Daniel Ross AUS 10.74 CJ Hobgood EUA, 10.70 Kieren Perrow AUS
5. 14.33 Roy Powers HAV, 8.57 Andy Irons HAV, 7.73 Ricky Basnett AFS
6. 16.23 Brett Simpson EUA, 14.84 Bede Durbidge AUS, 11.43 Ben Dunn AUS
7. 17.47 Joel Parkinson AUS, 15.17 Yadin Nicol AUS , 11.17 Tim Reyes EUA
8. 18.60 Kelly Slater EUA, 13.47 Dayyan Neve AUS, 12.00 Shane Beschen EUA
9. 17.90 Mick Fanning AUS, 11.17 Rob Machado EUA, 7.90 Tom Whitaker AUS
10. 14.50 Sunny Garcia HAV , 12.67 Taj Burrow AUS, 10.56 Chris Ward EUA
11. 14.47 Dane Reynolds EUA, 13.50 Jeremy Flores FRA, 9.50 Heitor Alves BRA
12. 11.60 Mikael Picon FRA, 10.90 Rodrigo Dornelles BRA, 6.50 Bruce Irons HAV

13. 14.10 Ben Bourgeois EUA, 13.27 Adrian Buchan AUS, 12.67 Tiago Pires POR

14. 13.73 Luke Stedman AUS, 12.30 Pancho Sullivan HAV, 10.93 Luke Munro AUS

15. 15.43 Royden Bryson AFS, 12.20 Jay Thompson AUS, 11.00 Fredrick Patacchia HAV

16. 14.00 Dean Morrison AUS, 9.67 Mick Campbell AUS, 8.00 Neco Padaratz BRA



Cotovelada de brasileiro pode deixar cego um jogador no México

@
O meia brasileiro Izaías Ramos, do Socio Águila, provocou uma lesão séria no olho esquerdo do atacante uruguaio Ignacio Schneider, do Queretaro, em partida da Segunda Divisão do Campeonato Mexicano disputada neste domingo.

Aos 22 minutos do segundo tempo do jogo realizado no Estádio Azteca, Ramos acertou uma cotovelada no adversário, que sofreu diversas lesões no olho, como descolamento de retina.

Schneider foi operado ainda na noite de domingo em um hospital da cidade de Queretaro, pois corria o risco de perder o olho esquerdo. Os médicos divulgarão, nesta segunda, um boletim sobre a situação do atleta.

Após a jogada, Ramos recebeu um cartão amarelo e foi substituído pelo técnico Juan Antonio Luna. Na seqüência, os companheiros de Schneider partiram para cima do brasileiro ao perceber a gravidade da lesão.

O Querétaro anunciou que pedirá a suspensão de Ramos da competição. Segundo o regulamento do torneio, um jogador pode sofrer esta punição se causar uma lesão grave em um adversário.

F1: Massa analisa a punição de Hamilton

@

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, disse nesta segunda-feira que Lewis Hamilton não poderia ter tentado ultrapassar o finlandês Kimi Raikkonen depois de ter cortado uma chicane, na curva La Source, durante o GP da Bélgica. O fato de ter tirado proveito do corte foi o que causou a punição de 25s e derrubou o inglês para a terceira posição. Para Massa, o piloto da McLaren exagerou no otimismo no duelo com Raikkonen.

- Imediatamente após a cerimônia do pódio, sabíamos que o incidente estava sob investigação e a minha primeira reação foi descobrir o que tinha realmente acontecido, já que eu não vi na pista. O que Lewis fez é o tipo de coisa que pode acontecer, mas acho que ele talvez tenha sido muito otimista em pensar que poderia recuperar a posição - diz o brasileiro ao site "Autosport".

Segundo Massa, o piloto que cortar uma chicane tem que ceder totalmente a posição.

- Incidentes assim são freqüentemente discutidos em reuniões entre os pilotos, quando fica absolutamente claro que qualquer um que corte chicane tem de entregar totalmente a posição e qualquer eventual vantagem adquirida. Se Lewis tivesse feito a chicane corretamente, não poderia ter ultrapassado Kimi em uma reta tão curta. Essa foi minha imediata opinião após ver o replay. Se Lewis tivesse esperado e tentado ultrapassar na próxima reta, teria sido uma história diferente.


Brasileiro diz que fez corrida segura

Apesar de ter reconhecido que andou menos do que o rival em Spa, Massa afirmou que não se arrependeu de ter feito uma corrida segura. Ele aproveitou para confirmar que está vivo na luta pelo título.

- Agora ficou interessante em termos de campeonato, pois estou apenas dois pontos atrás. Fiz uma corrida para terminar, pensando na situação do campeonato, e fiz a coisa certa, pois ganhei posições na batida de Kimi e após a corrida. Estou feliz com isso, porque o campeonato está realmente aberto agora. Mas ainda restam cinco provas e precisamos fazer um bom trabalho.

Depois da corrida deste domingo, a diferença de pontos entre Massa e Hamilton, que era de oito (80 a 72), caiu para apenas dois (76 a 74), já que o brasileiro passou a somar dez, e não mais oito pontos na prova, e Hamilton teve sua pontuação reduzida de dez para apenas seis pontos.

Tênis: Roger Federer joga como campeão, bate Murray e conquista o penta no US Open

@

Roger Federer guardou seu melhor para o último Grand Slam da temporada. Com um tênis impecável, ele bateu Andy Murray por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 7/5 e 6/2, e coroou duas semanas de jogos difíceis e comemorações vibrantes conquistando o título do US Open pelo quinto ano consecutivo.

O triunfo em Nova York marca Federer como o primeiro tenista de da história a se sagrar pentacampeão em dois torneios do Grand Slam. Em Wimbledon, o suíço levantou o troféu de 2003 a 2007 e, em Flushing Meadows, de 2004 a 2008.

A marca desta última conquista, porém, foi a alegria com que o suíço comemorou cada parte de seu caminho até o título. Em seu primeiro Grand Slam como número 2 do mundo desde Roland Garros/2004, Federer não conteve as emoções. Gritou em pontos importantes como não fazia há muito tempo. Após selar a fatura, se atirou ao chão do Estádio Arthur Ashe.


Começo impecável

Federer esteve em seu melhor no primeiro set. Tomando a iniciativa dos pontos e cometendo poucos erros não-forçados (apenas sete na parcial), o suíço venceu seus games com facilidade e teve break points em três games de Murray.

A primeira quebra veio no sexto game, graças a três falhas seguidas do britânico. Murray não resistiu também no oitavo game, e Federer, que controlou a maioria das trocas de bola, voltou a quebrar, fechando a parcial em 6/2.

Murray adotou uma estratégia bem diferente da que teve nas semifinais. Em vez de atacar, buscando bolas vencedoras, como fez na vitória sobre Nadal, foi mais conservador, esperando por falhas de Federer. A tática permitiu que o número 2 do mundo ficasse à vontade para atacar. Assim, o suíço abriu o segundo set com uma quebra.


Em nítida desvantagem, o britânico mudou a postura e começou a atacar. A nova estratégia surpreendeu Federer, que foi quebrado logo em seguida, ainda no terceiro game, e deixou que Murray empatasse em 2/2. A maré mudou e o britânico teve três break points no quinto game, mas não aproveitou e perdeu a melhor chance que teve para tomara dianteira no jogo.

Pressão na medida certa

Mais consistente, Federer pressionou na hora certa o adversário, que fazia sua primeira final de Grand Slam. Com Murray sacando em 5/6, o suíço subiu à rede e matou dois pontos seguidos, conquistando três set points. Na primeira chance que teve, matou o set com uma paralela vencedora de direita.

O terceiro set foi uma formalidade. Com o adversário desanimado e sem alternativas para virar o jogo, Federer conseguiu duas rápidas quebras e saco com eficiência para abrir 5/0. Em um game desconcentrado, o atual número 2 cedeu uma quebra a Murray, mas voltou a quebrar o britânico no oitavo game.

Lateral Juan se destaca no coletivo dos reservas contra o Botafogo B

@
Os jogadores da seleção que não foram titulares contra o Chile participaram nesta segunda-feira de um coletivo de 45 minutos contra a equipe B do Botafogo, no Engenhão, no Rio. Ronaldinho Gaúcho, que foi substituído no início do segundo tempo em Santiago, também participou da atividade, vencida por 2 a 0 pelo Brasil.

O lateral Juan Maldonado (chamado assim a partir de agora para diferenciar do zagueiro Juan) foi um dois maiores destaques da atividade. Foram do flamenguista os passes para os gols, marcados por Jô e Nilmar.

O goleiro Julio César iniciou a atividade defendendo o gol da seleção, mas depois deu lugar a um goleiro do Botafogo. O reserva Renan participou integralmente do coletivo defendendo a equipe botafoguense (formada em sua maioria por atletas que acabaram de estourar idade nos juniores e que não têm espaço no time principal).

A seleção foi a campo com Julio César, Rafinha, Alex Silva, Lucas (improvisado na zaga) e Juan Maldonado; Hernanes, Elano, Ronaldinho e Julio Baptista; Jô e Nilmar.

O zagueiro Juan, que se recupera de uma lesão na coxa, esteve no Engenhão e chegou a se aquecer na beira do campo. No entanto, o jogador não participou do coletivo.

Natação: Cielo: 'Sou meu maior adversário'

@

César Cielo terá um grande adversário para se manter em alta depois de conquistar a medalha de ouro nos 50m livre nos Jogos Olímpicos de Pequim: ele mesmo. Apesar de elogiar os rivais, o nadador brasileiro acredita que o controle emocional vai ser determinante para que ele consiga seguir brigando pelos primeiros lugares em 2009, quando voltará aos treinamentos e às competições.

- Eu sou meu maior adversário. É difícil segurar a onda quando você não está bem. Não foi fácil a pressão neste ano, vendo os outros quebrando recordes atrás de recordes antes dos Jogos. Nos 50m livre, o controle emocional é 100% da prova e, em Pequim, foi a primeira vez que consegui me controlar. Para o futuro, uns 10 nadadores podem ganhar a prova. Todo mundo quer vencer e não bater recorde – afirma.

Cielo, aliás, se empolga com o tempo obtido no revezamento 4x50m livre, única prova que nadou no Troféu José Finkel, disputado no Corinthians até o último domingo. Ele fez 21s09, nada menos que 19 centésimos de segundo abaixo do recorde mundial (21s28, do australiano Eamon Sullivan). Em Pequim, ele levou o ouro com 21s30.

A marca no José Finkel, porém, não é aceita como recorde mundial pela Fina (Federação Internacional de Esportes Aquáticos) porque o brasileiro foi o segundo nadador a cair na água, dando a sua largada no instante em que Nicholas Santos, atleta que abriu o revezamento, tocou o bloco de largada. Como não iniciou a prova, largando com o sinal eletrônico, Cielo não terá sua marca reconhecida oficialmente como o melhor tempo do planeta nos 50m livre.

- O tempo do revezamento está pertinho do que eu quero fazer em julho de 2009, no Mundial de Roma-ITA. Nem acreditei naquele tempo, achei que fosse piada de alguém. Com a saída lançada, você ganha tempo. Mas meu objetivo é nadar abaixo disso. Os 50m são muito de momento, ganhei acima do recorde mundial – acrescenta.

Tênis: Nadal está em seu limite mental e físico

@

No limite. Assim, Rafael Nadal definiu seu estado físico e mental na disputa da semifinal do US Open contra o britânico Andy Murray. Após a partida ter sido interrompida no sábado devido ao mau tempo que fazia em Nova York, o espanhol número 1 do mundo não teve forças para vencer Murray no domingo e perdeu por 3 sets a 1 (6/2, 7/6 (7), 4/6 e 6/4).


- Se o jogo tivesse começado no domingo, provavelmente as coisas seriam diferentes. Pior que no sábado eu não poderia estar. A história mudou, mas eu também estava no meu limite. Acredito que Murray chegou em melhores condições que eu e por isso venceu – disse Nadal em entrevista ao jornal espanhol "Marca".


O número 1 do mundo reconheceu que não fez uma grande partida.

- Estava muito lento. Não conseguia nem ver onde as bolas caíam. Estou no meu limite mental e isso repercutiu no físico.

F1: Lauda critica punição imposta a Hamilton: 'Foi o pior julgamento da história da F-1'

@

O ex-piloto da Ferrari e tricampeão mundial Niki Lauda criticou a decisão da punição que Lewis Hamilton recebeu após o GP da Bélgica. O inglês, da McLaren foi sancionado por cortar uma chicane e tirar vantagem disso. O piloto perdeu a vitória e caiu para o terceiro lugar.

- Este foi o pior julgamento da história da Fórmula 1. A mais pervertida sentença que eu vi - esbraveja Lauda.

No entanto, são poucas as possibilidades de recurso para a McLaren, apesar da escuderia já ter notificado sua intenção.

Hamilton foi punido com 25 segundos no grid, técnicamente uma passagem pelos boxes, que não poderia acontecer, pois a corrida já estava em seu final. E, de acordo com a organização, a penalização de passagem pelos boxes não pode ser objeto de recurso.

Magrão pede desculpas a Luigi por ter comemorado gol com Bolívar

@

O volante Magrão foi o autor da grande polêmica que envolveu a vitória do Inter por 1 a 0 sobre a Portuguesa, neste sábado no Beira-Rio, pela 24ª rodada do Brasileirão. Após anotar o gol da vitória, ele foi ao banco de reservas para comemorar com o zagueiro Bolívar, barrado pelo técnico Tite para a entrada de Álvaro. A grande repercussão do fato levou o jogador a telefonar para o vice-presidente de futebol, Giovanni Luigi, para pedir desculpas.


De acordo com a Rádio Gaúcha, Magrão garantiu ao dirigente que não teve a intenção de demonstrar insatisfação com o técnico Tite. Segundo ele, foi apenas uma manifestação de apoio ao amigo Bolívar, que esteve a seu lado quando ele deixou o time titular. Magrão ainda teria prometido a Luigi que nesta segunda ele pediria desculpas a todo o grupo colorado.

Sobis chega aos Emirados Árabes sem medo de perder lugar na seleção

@

Medalha de bronze nas Olimpíadas com a seleção brasileira, o atacante Rafael Sobis foi apresentado no domingo como reforço do Al-Jazira, dos Emirados Árabes. Ao lado do técnico Abel Braga, o jogador afirmou que não teme ser esquecido por Dunga atuando no Oriente Médio.

- Não tenho medo, pois Dunga é uma pessoa inteligente que segue todos os jogadores. Tenho certeza que terei meu lugar preservado na equipe – disse o ex-colorado ao site do clube.

O Al-Jazira comunicou que pagou € 17,5 milhões (R$ 18,6 milhões) ao Bétis para ter o atacante, que assinou contrato de cinco temporadas. O clube apresentou ainda outros dois brasileiros como reforços: Fernando Baiano e Marcio Rosário.

- Estou muito feliz com as três contratações. Eu treinei Sobis no Internacional, já enfrentei Rosário, um jogador que eu gosto e vi alguns vídeos, e Baiano já é bem conhecido na Europa – afirmou Abel.

Paraolimpíadas: Bom dia paraolímpico: saiba tudo o que aconteceu com os brasileiros em Pequim

@

Festa brasileira em Pequim. Como aconteceu nos Jogos Olímpicos, a natação e o judô estão dando muitas alegrias para os torcedores brasileiros que acordam de madrugada para acompanhar as Paraolimpíadas. Nesta segunda-feira, Daniel Dias, que está se tornando o maior nome do país nos Jogos, conquistou seu segundo ouro ao vencer os 50m costas, na categoria S5. Assim como ele, com direito a recorde mundial, André Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio da natação ao chegar em primeiro lugar nos 100m borboleta da categoria S10. Já o judô foi representado muito bem por Daniele Silva, que ganhou o segundo bronze brasileiro, na categoria até 57kg. E que venham mais medalhas!

Natação
Mais duas medalhas de ouro para o Brasil! Em uma das provas mais emocionantes da natação dos Jogos Paraolímpicos até agora, Daniel Dias garantiu sua segunda medalha de ouro e a terceira do Brasil na competição. Após vencer os 100m livre, o brasileiro garantiu a vitória na final dos 50m costas da categoria S5 com o tempo de 35s28.

Como já era esperado, Daniel travou um difícil duelo com o atual recordista mundial (35s04) da prova, o chinês Junquan He. O brasileiro largou mal e logo no início da prova o chinês se distanciou. Entretanto, nos metros finais, Daniel aumentou o ritmo e conseguiu bater primeiro. O bronze foi para o húngaro Zsolt Vereczkei.

Mas antes de Daniel Dias subir ao lugar mais alto do pódio, já tinha um brasileiro lá. Com recorde mundial, André Brasil venceu os 100m borboleta categoria S10 com o tempo de 56s14. A marca anterior era dele no Parapan, com 57s55. O espanhol David Levecq ficou em segundo (58s53) e o holandês Mike van der Zanden o terceiro (59s39).

Após a vitória, André Brasil revelou que sonhou com a conquista e contou que planeja subir ao pódio outras sete vezes em Pequim.

- Tive um sonho esta noite e foi exatamente esta cena. Apontei para a minha mãe após a prova. Foi a primeira vez que fiz isso em Pequim. Ainda faltam sete - diz.

Judô

O judô continua conquistando medalhas para o Brasil. Repetindo o resultado dos Jogos de Atenas-2004, Daniele Silva ganhou a medalha de bronze da categoria até 57kg após vencer Mounia Karkar, da Argélia. Já Lúcia Teixeira perdeu suas duas lutas e foi eliminada da competição. Com o resultado, o judô já soma três medalhas nas Paraolimpíadas, já que ontem levou uma prata e outro bronze.

Futebol de sete

O Brasil honrou o título de “país do futebol” e estreou com vitória sobre a Holanda no futebol de sete, na madrugada desta segunda-feira, no Estádio Olímpico de Hóquei de Grama . Marcos Silva garantiu os três pontos para a seleção ao fazer o único gol do jogo, aos 25 minutos do primeiro tempo.

Atletismo

O brasileiro Lucas Prado se classificou para a semifinal dos 100m rasos, categoria T11, do atletismo, nesta segunda-feira, nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, com a quebra do recorde mundial, ao completar a bateria em 11s19. A antiga marca, de 11s26, pertencia ao próprio Lucas Prado.

Além de cruzar a linha de chegada em primeiro na final, a expectativa é que o brasileiro também se transforme no primeiro homem a correr abaixo dos 11 segundos. As semifinais e a final dos 100m rasos, categoria T11, serão realizadas nesta terça-feira, no Ninho do Passáro, em Pequim.

Basquete

O Brasil perdeu sua segunda partida seguida no basquete em cadeira de rodas masculino, desta vez para os Estados Unidos. A seleção foi dominada pelo adversário e sofreu uma derrota por 87 a 41, diferentemente do jogo de estréia, quando a seleção dominou a Austrália durante quase o tempo inteiro. Everaldo Lima converteu 10 pontos e foi o maior pontuador. O próximo desafio brasileiro é na noite desta segunda-feira, às 22h (horário de Brasília), contra Israel.

No feminino, a seleção brasileira perdeu para a Austrália por 66 a 30. Esta é a segunda derrota da equipe na competição. A maior pontuadora da equipe foi Lia Soares, com nove pontos. Quem também se destacou foi Jucilene Moraes, com oito pontos e seis assistências. O próximo jogo do Brasil será na manhã de quarta-feira contra a Grã-Bretanha.

Arremesso de peso

Suely Guimarães não foi bem na prova de arremesso de peso, categoria F54-56, nesta segunda-feira, no Ninho de Pássaro, e ficou com a 13ª colocação. Seu melhor arremesso, o segundo, foi a 6m68, insuficiente para classificar a brasileira para a final. A medalha de ouro ficou com Eva Kancanu, da República Tcheca. A Alemanha fez a dobradinha na prata e no bronze, com Martina Monika Willing e Marianne Buggenhagen.

Tênis

Mauricio Pomme foi eliminados das Paraolimpíadas após perder sua primeira partida no tênis de cadeira de rodas. O americano Lee Hinson levou 1h03m para vencer o brasileiro com parciais de 6/1 e 6/4.

Ciclismo

O brasileiro Soelito Gohr acabou a prova de perseguição do ciclismo de pista em quarto lugar. Ele perdeu a disputa pelo bronze para o italiano Fabio Triboli, que tem muito mais experiência na categoria. Michael Gallagher levou o ouro para a Austrália, e o alemão Wolfgang Sacher ficou com a prata.

Vôlei sentado

A seleção brasileira masculina de vôlei sentado foi derrotada pelo Irã por 3 sets a 0, com parciais de 25/9, 25/11 e 25/8, nesta segunda-feira, em partida válida pelo Grupo B dos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Está é a segunda derrota do Brasil na competição, que volta à quadra nesta terça-feira, quando enfrenta o Japão.

Após provocações, imprensa chilena se rende à seleção brasileira

@

Antes do jogo, provocações e pedidos de goleada. Após a partida, exaltação à seleção brasileira. Nesta segunda-feira, os jornais chilenos se renderam ao time de Dunga com a vitória de 3 a 0 sobre o Chile, em Santiago. “A ingenuidade do Chile despertou um gigante”, diz o “El Mercurio”. “Brasil sepulta a ‘Roja’”, destaca o “La Tercera”.

Com a derrota, o Chile, que sonhava chegar à liderança das eliminatórias na quarta-feira, caiu para o sexto lugar, fora da zona de classificação para a Copa do Mundo. “Tão longe como antes” é a manchete do caderno de esportes do “El Mercurio”.

O “La Tercera” afirma que o Brasil tem motivos para comemorar, depois de uma “semana complicada” por causa da pressão sobre Dunga, da “superioridade do Chile” e pelos 311 minutos sem fazer um gol nas eliminatórias. “Mas em Santiago acabaram com essa pressão com uma goleada de 3 a 0 sobre o time de Marcelo Bielsa, que também fez tudo para facilitar o desempenho do ‘scratch’”, completa o jornal.

No “El Mercurio”, destaque a uma frase do meia Diego após a partida: “Aprendam a falar menos e a jogar mais”, disse o brasileiro reclamando da euforia chilena antes do confronto.

Na Argentina, o diário “Olé” lembrou a polêmica entre o goleiro Julio César e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua crônica sobre a vitória brasileira. “Dançou o Lula Lula” é o título da matéria. “Depois das críticas do presidente, Brasil despachou o Chile, salvou a cabeça de Dunga e alcançou Argentina na tabela”, diz o jornal.

O site da Fifa exalta a atuação de Luis Fabiano, artilheiro da noite. "Dois de Fabuloso levantam o Brasil", afirma a capa da página, com uma foto do atacante abraçado a Robinho. O curioso é que a Fifa traduz para o inglês o apelido do ex-são-paulino: "Fabulous".

Na Inglaterra, o site do Manchester City dá destaque à atuação de Robinho, contratado pelo clube por € 40 milhões (R$ 96 milhões) na semana passada. O craque fez um gol, lembrado pela página, que também cita a participação de Jô e Elano na partida.

MelhoresDaNet