quinta-feira, 4 de setembro de 2008

GP2: Na semana de Spa, Bruno Senna acredita na virada na reta final da GP2

@

O vice-líder Bruno Senna começa nesta sexta-feira, em Spa-Francorchamps (Bélgica), a luta para descontar os 13 pontos de vantagem que o italiano Giorgio Pantano acumula na classificação da GP2. A conquista da pole da 17ª etapa poderá deixá-lo mais perto do italiano e no caminho da reação esperada.

- Está mais difícil ser campeão, mas dá para reverter. Ainda há muita coisa em jogo, uma única prova pode mudar tudo e minha equipe está trabalhando com muita atenção para estas etapas finais. Acho que dá para conservar o otimismo - afirmou o vice-líder, que soma 58 pontos contra 71 do ex-piloto da Jordan na Fórmula 1.

Vencedor de duas etapas (Mônaco e Silverstone), Bruno está enfrentando um adversário de qualidade mais do que comprovada. Embora Lucas di Grassi, com 51 pontos, e o francês Romain Grosjean, com 44, continuem correndo por fora na disputa do título, é o recordista de vitórias na GP2 quem mais preocupa. Pantano ganhou nove corridas na categoria desde 2005, quatro delas nesta temporada.

Título valorizaria Bruno em mudança para a Fórmula 1

Em seu segundo ano na principal divisão de acesso da Fórmula 1, Bruno já está familiarizado com os velozes traçados de Spa e Monza.

- Andei nestes circuitos até mesmo com chuva, o que no caso da Bélgica é uma possibilidade sempre real. Em compensação, o Pantano tem cinco ou seis vezes mais quilometragem que eu nessas pistas, no seco e no molhado. E, nessas horas de decisão, a experiência conta bastante. Em uma situação que fuja à normalidade, certamente ele tem a referência do passado - comparou.

Bruno não nega que venha mantendo contatos com equipes da Fórmula 1 com vistas à próxima temporada, mas desmente que já tenha acertado com alguma delas. No momento, seu foco principal é terminar a Fórmula GP2 da melhor maneira possível.

- É claro que minhas ações se valorizarão mais se eu for campeão - concluiu.

NFL: NY Giants abre temporada atrás de novo desafio: o bicampeonato do Super Bowl

@

O show vai começar. A partir desta quinta-feira, 32 equipes de oito divisões lutarão para chegar à cidade de Tampa no dia 1º de fevereiro de 2009 para disputar o Super Bowl XLIII. Atual campeão, o New York Giants dará o kick off da temporada em casa, no Giants Stadium, encarando o Washington Redskins. A equipe de Nova York tem uma tarefa complicada para este ano: chegar ao bicampeonato do Super Bowl, feito conseguido apenas por seis equipes: Patriots (2004/05), Broncos (1998/99), Cowboys (1993/94), 49ers (1989/90), Steelers (1975/76 e 1979/80) e Dolphins (1973/74).

- As equipes virão jogando duro a cada semana. Todos querem derrotar os atuais campeões – lembra o wide receiver dos Giants, Plaxico Burress, ao New York Times.

No ano passado, os Giants perderam as duas primeiras partidas e terminaram com 10 vitórias e quatro derrotas, para depois fazerem uma pós temporada histórica. Apontado o melhor jogador do Super Bowl, na vitória sobre o New England Patriots, o quarterback Eli Manning tem a receita para que a equipe melhore seu desempenho na temporada regular e retorne à decisão da liga.

- Só temos que trabalhar duro e sermos consistentes a cada semana. Esta (voltar ao Super Bowl) é a nossa motivação e sabemos que precisamos fazer isso.

Redskins estréiam novo técnico


Nova York, porém, chega com duas baixas importantes em sua defesa, responsável pela melhor marca de sacks na última temporada, 53. Sete vez participante do Pro Bowl, Michael Strahan se aposentou em junho e Osi Umenyiora, que jogou o Pro Bowl duas vezes, lesionou o joelho na pré-temporada e está fora da equipe. A dupla será substituída por Justin Tuck e Mathias Kiwanuka.

De técnico novo, os Redskins querem atrapalhar a festa dos Giants. Sob o comando de Jim Zorn, a equipe pretende superar as nove vitórias e sete derrotas da última temporada. Zorn conta com os passes e lançamentos de Jason Campbell para vencer a NFC East.

- Estou muito satisfeito com a sua evolução e espero que ele continue assim com o início da temporada, crescendo junto com o nosso ataque e a nossa equipe.

Tênis: Após dois tie-breaks, Serena bate a irmã Venus e vai às semifinais do US Open

@

Ao fim da partida entre as irmãs Williams, o público nova-iorquino não teve outra saída a não ser aplaudir de pé. Venus jogou quase o tempo todo à frente no placar, mas foi Serena que mostrou mais precisão na hora da verdade e, com um duplo 7/6, avançou às semifinais do US Open. Na próxima fase, ela vai enfrentar a russa Dinara Safina.

A torcida foi brindada com uma exibição física invejável das duas tenistas, que mantiveram o equilíbrio durante todo o tempo. Ao fim de 2h25m, elas se cumprimentaram com largos sorrisos na rede, sob aplausos intensos.

O primeiro set já deu o tom do que seria a partida. A disputa se estendeu ao tie-break, e até no game decisivo o que se viu foi um duelo acirrado. Venus teve dois set points, mas não conseguiu fechar a parcial. Na primeira chance, ela escorregou e devolveu a bola na rede. Na segunda, não segurou o ace da rival. Os lances deram moral a Serena, que fez dois pontos seguidos e fechou o set.

No segundo, Venus voltou a comandar as ações, mas não conseguiu abrir vantagem sobre a irmã. Após fazer 6/5, Venus teve a chance de empatar a partida, mas esbarrou na resistência da advesária. Com 40 a 30, ela teve um set point e não aproveitou. A partir daí, o game pareceu interminável. No fim, Serena manteve a calma e forçou mais um tie-break.

Tie-break do segundo set encanta o público

Venus abriu o game decisivo com 3 a 0 e, mais uma vez, deixou a vantagem evaporar. No 5 a 2, diante do esforço de Serena para salvar as bolas no fundo da quadra, o público se pôs de pé para aplaudir. Com 6 a 3, Venus teve três set points, mas nem assim conseguiu fechar a partida. Jogou três bolas para fora e permitiu a reação da irmã.

Serena ainda salvou mais um set point antes de fazer 8 a 7. Venus rebateu a bola do jogo para fora e pediu o desafio. Com a confirmação dos juízes, Serena, enfim, pôde comemorar a vitória.

Vôlei: Brasil lidera o ranking mundial do vôlei

@

O Brasil, campeão no vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Pequim e vice-campeão no masculino, é o líder no ranking mundial da modalidade em ambas as categorias. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

Os Estados Unidos, ouro nos Jogos de Pequim no vôlei masculino, tirou da Rússia o segundo lugar e está a 56 pontos dos brasileiros.

O salto mais espetacular foi da equipe masculina chinesa, que saiu do 21º lugar para a 11ª posição, após ficar em sexto nos Jogos.

Ranking mundial masculino

1) Brasil: 313 pontos
2) Estados Unidos: 257
3) Rússia: 255
4) Bulgária: 195
5) Sérvia: 145,5
6) Itália: 131,5
7) Polônia: 129,5
8) Espanha: 94
9) Porto Rico: 91,5
10) China: 83,8

Ranking mundial feminino

1) Brasil: 337,5 pontos
2) Itália: 267,5
3) Estados Unidos: 261
4) Cuba: 252,5
5) China: 182,5
6) Sérvia: 181
7) Japão: 172
8) Rússia: 142
9) Polônia: 96
10) Coréia do Sul: 65,25

NBA: Nova equipe da NBA já tem símbolo, cores e nome: Oklahoma City Thunder

@
A comissão técnica e os jogadores são os mesmos, mas todo o resto ganhou cara nova. Com a extinção do Seattle SuperSonics, o time que migrou para Oklahoma City agora tem símbolo, cores e nome: Thunder. A escolha do apelido já tinha vazado há mais de um mês, e os dirigentes lamentaram, no anúncio oficial, o fato de não terem conseguido guardar segredo. A cerimônia desta quarta-feira não chegou a empolgar o público e deixou os cartolas em situação constrangedora.

- Não é fácil guardar um segredo – reconheceu o executivo Clay Bennett.
O nome Thunder já tinha sido antecipado em julho por uma TV americana, e o próprio site oficial da NBA criou uma página para a equipe com o endereço nba.com/thunder. O site do Orlando Magic, em seu calendário, já se referia ao time com o novo nome. E até as cores do símbolo, azul, vermelho e laranja, foram divulgadas na última semana.

O Thunder estréia na próxima temporada, que começa no fim de outubro. O anúncio oficial foi feito pelos dirigentes com a participação de dois jogadores do elenco: Damien Wilkins e Desmond Mason.

Oklahoma City chegou a abrigar jogos dos Hornets há dois anos, quando o furacão Katrina causou estragos em New Orleans. A experiência credenciou a cidade para receber a franquia após a saída dos Sonics de Seattle.

Com um elenco jovem, o time conta com o talento do garoto Kevin Durant, um dos destaques da novíssima geração da NBA. Além dele, a torcida não tem muitos motivos para ficar otimista. Os veteranos do grupo são Joe Smith, com 13 anos de liga, e Desmond Mason, com oito.

O treinador é PJ Carlesimo, que já estava no Seattle e ficou famoso por uma briga com Latrell Sprewell. Os dois trabalhavam no Golden State Warriors quando o jogador, conhecido pelo temperamento explosivo, tentou enforcar o técnico.

Surfe: Willian Cardoso volta a dar show no segundo dia do WQS em Pantin

@

O surfista brasileiro Willian Cardoso segue surpreendendo na etapa do circuito WQS de Pantin, na Espanha. Um dia depois de se destacar na abertura do evento cinco estrelas, quando obteve uma nota 9,57, o catarinense conseguiu se superar e fechou esta quarta-feira conseguindo a maior nota do dia: um quase perfeito 9,73.


Em um mar com ondas com até 2,5 metros, Willian foi o grande destaque, vencendo sua bateria com a segunda melhor parcial do evento (16,56 pontos). O brasileiro avançou para a etapa seguinte deixando para trás o atual número 9, Marlon Lipke.


- Estou muito animado com minha atuação. Tive aquele 9,57 da estréia e, agora, consegui algo ainda melhor, com esse 9,73. Foi um grande resultado para melhorar minha confiança na competição. Estou de volta após um período de maus resultados e mal posso esperar pelas grandes ondas desta sexta-feira – comentou Willian, que perdeu todos os eventos que disputou no último verão europeu.

Real Madrid apresenta seu novo e luxuoso ônibus

@
O Real Madrid apresentou nesta quinta-feira o novo ônibus que transportará suas equipes de futebol e basquete. Segundo o clube, foi investido pesado para dar segurança, conforto e tecnologia aos jogadores merengues.

O ônibus, que será utilizado pela primeira vez no domingo, é uma verdadeira casa: possui tomadas individuais, banheiro, armário, microondas, cafeteira, cd player, dvd, mesas de jogos e até cama. As 40 poltronas são confortáveis - com apoio para os pés e mesa retrátil - e estampam o escudo do Real.

Pela entrada traseira do ônibus, há um local para recuperação de atletas machucados. O clube encomendou duas poltronas especiais para que lesionados possam repousar com mais conforto.

Para a segurança dos jogadores, a estrutura do ônibus é feita do material mais resistente disponível no mercado. As partes foram fornecidas por uma empresa de engenharia que produz trens de pouco para naves especiais.

Além do ônibus, o Real já conta com um avião próprio, com capacidade para 130 passageiros, batizado de "La Saeta" ("a seta", em português). O nome é uma homenagem ao argentino Di Stéfano, que carrega este apelido e é um dos maiores ídolos do clube.

Maradona diz que presidente da Fifa é ‘escravo dos jogadores’

@

Diego Armando Maradona disse nesta quinta-feira que o suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, é um "escravo dos jogadores" e minimizou a importância do dirigente para o futebol.

- Trata-se de um escravo dos jogadores, porque podemos jogar futebol sem ele, mas sem os atletas, Blatter não pode fazer nada. Não sabe o que é chutar uma bola - dispara o ex-jogador argentino, que está visitando a Espanha.

Maradona falou sobre a invasão dos investidores árabes no futebol europeu, como no caso do grupo dos Emirados Árabes que comprou o Manchester City, novo clube de Robinho. O argentino lamentou que, em seus tempos de jogador, o futebol não contasse com dirigentes semelhantes aos atuais, como os árabes, o russo Roman Abramovich, dono do Chelsea, e Massimo Moratti, presidente da Inter de Milão.

- Nós sempre tínhamos o mesmo tipo de dirigentes, que só andavam em marcha ré. Torço para que estes novos dirigentes entrem no mundo do futebol, montem grandes equipes e que os jogadores ganhem o que devem ganhar.

Tênis: Sem brilhar, Federer vai à semi em NY

@

Roger Federer não jogou seu melhor tênis, mas também não precisou. Com um tênis constante e contando com 32 erros não-forçados do adversário, o número 2 do mundo garantiu um lugar nas semifinais do US Open. Por 3 sets a 0, com parciais de 7/6(5), 6/4 e 7/6(5), ele derrubou o luxemburguês Gilles Muller, que saiu do qualifying, nesta quinta-feira.

Atual tetracampeão do Grand Slam americano, Federer chega à marca de 33 vitórias consecutivas em Flushing Meadows (um triunfo por W.O., em 2004, não entra na conta oficial) e alcança sua 18ª semifinal em seqüência em torneios deste nível.

A última vez que o suíço não ficou entre os quatro melhores de um Grand Slam foi em 2004, eliminado de Roland Garros pelo brasileiro Gustavo Kuerten na terceira rodada.

Contra quem quer que seja seu próximo adversário, Federer fará, nas semifinais, uma reedição de final do US Open. Novak Djokovic, vice em 2007, e Andy Roddick, vice em 2006, se enfrentarão na noite desta quinta-feira para decidir quem duelará com o suíço por uma vaga na decisão.

Susto e set points desperdiçados

Durante boa parte da primeira parcial, Federer não conseguiu ameaçar o saque de Muller, que fez sets aces. O luxemburguês foi quem teve a primeira chance de quebra, que veio no oitavo game. Um erro de devolução, porém, acabou com o susto de Federer, que aproveitou a bobeira e confirmou o saque.

No 12º game, o suíço teve cinco set points, mas não aproveitou nenhum, e a parcial foi para o tie-break. O game de desempate foi marcado por erros dos dois tenistas. Uma passada de backhand na paralela, única bola vencedora do suíço, lhe deu o mini-break decisivo. Com o saque, no ponto seguinte, Federer aproveitou e selou o set.

A segunda parcial não foi muito diferente da primeira, só que Federer capitalizou quando teve chances de quebra. No nono game, após Muller cometer uma dupla falta, o suíço ganhou três break points. No terceiro deles, conseguiu uma passada de direita na paralela e conseguiu a quebra.

O terceiro set teve enredo parecido. Federer teve as duas chances de quebra da parcial no nono game, mas não aproveitou. Muller se salvou e, mais uma vez, forçou o tie-break. Desta vez, Muller começou melhor o desempate e abriu 4/1. A partir daí, no entanto, Federer não errou mais. Encaixou dois bons saques, contou com dois erros não-forçados do oponente, e fechou o jogo com uma passada cruzada de backhand.

Para Rogério Ceni, não ir à Libertadores de 2009 será um ‘desastre’ no Tricolor

@
Após mais uma rodada sem vencer, o São Paulo segue fora do G-4, o grupo dos quatro times que irão para a Taça Libertadores da América. E, para o goleiro Rogério Ceni, não ir ao torneio do ano que vem seria um desastre. Nesta quinta-feira, durante o desembarque da delegação tricolor, que empatou em 1 a 1 com o Atlético Mineiro, o camisa 1 desabafou:


- Ficar fora da Libertadores seria jogar fora toda a projeção que conseguimos. Seria um desastre para um time como o São Paulo.


Com o resultado de quarta-feira em Belo Horizonte, o Tricolor caiu para a sexta posição da tabela do Brasileirão. E ainda pode perder mais uma colocação até o fim da rodada, caso o Coritiba vença o Botafogo no sábado.

- Com todo respeito, não me imagino jogando a Copa do Brasil com um time que foi cinco anos seguidos para a Libertadores. Não me vejo jogando em Macapá em vez de Maracaibo (Venezuela) - completa.

Cielo descansa com bóia de criança

@

Depois de vencer o revezamento 4x50m do Troféu José Finkel, pelo Pinheiros, o campeão olímpico César Cielo caiu novamente na piscina do Corinthians, mas sem medalha em jogo. Cielo soltou os músculos em uma brincadeira com uma bóia de patinho, que recebeu de um apresentador de TV. E o apelido do patinho já pegou entre os companheiros de clube: Cesinha.

Com Ronaldinho, Luis Fabiano e Robinho juntos, titulares vencem coletivo

@

A seleção brasileira fez na tarde desta quinta-feira seu primeiro coletivo na etapa de preparação com vistas ao jogo contra o Chile, domingo, em Santiago, pelas eliminatórias. A atividade durou 45 minutos e o técnico Dunga escalou na equipe titular o trio Robinho, Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano.

Robinho atuou mais recuado, praticamente ao lado de Diego no meio. Ronaldinho Gaúcho jogou mais à frente, perto de Luis Fabiano. O trio teve dificuldades para criar no início mas, por fim, os titulares acabaram por vencer os reservas por 2 a 0. Além do trio ofensivo, Dunga escalou na equipe principal Julio César, Maicon, Luisão, Lúcio, Kleber, Josué, Gilberto Silva e Diego.

A equipe reserva atuou num esquema com três zagueiros. Alex Silva e o volante Lucas (improvisado na zaga) tiveram a companhia do jovem Douglas Costa, emprestado da seleção sub-19. Apesar de ter se preocupado mais com a marcação, o time reserva por pouco não abriu o placar, em cabeçada de Nilmar que bateu no travessão.

Ginástica: Exames médicos revelam grave lesão no pulso direito da ginasta Jade Barbosa

@

Até que ponto vale a pena se sacrificar para conquistar bons resultados no esporte? Esse questionamento se aplica à ginasta Jade Barbosa nesse momento. De acordo com sua assessoria de imprensa, a décima colocada na classificação individual geral das Olimpíadas de Pequim está com uma grave lesão no pulso direito, que teria o desgaste correspondente à idade óssea equivalente a de uma pessoa de 50 anos.

- Foram muitas lesões repetidas no mesmo local que não tiveram o tratamento indicado. A primeira foi em janeiro deste ano, mas ela não quis parar de treinar para as Olimpíadas, mesmo tendo tempo para isso. Os exames médicos feitos em um hospital particular diagnosticaram que ela está com o osso do pulso direito poroso, com idade óssea equivalente a de uma pessoa de 50 anos. Mas, ainda assim, ela decidiu não operar – disse a assessoria de imprensa ao GLOBOESPORTE.COM.


Sem intenção de fazer uma intervenção cirúrgica, Jade já voltou aos treinos após os Jogos de Pequim e deverá fazer fisioterapia e tomar medicamentos para melhorar suas condições físicas. Avaliada brevemente pelo médico do Flamengo, clube onde treina, Dr. José Luiz Runco, a ginasta foi encaminhada para um especialista em ortopedia de pulsos. Porém, contactado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o médico afirmou que Jade marcou uma consulta em sua clínica, mas não compareceu.

Procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, o pai da atleta, César Barbosa, não foi encontrado para comentar o assunto. Porém, há uma semana em entrevista ao site, César falou sobre a lesão de Jade, antes dos diagnósticos dos exames médicos.

- Ela está sem mobilidade nenhuma e sente muita dor. Vamos fazer uma ressonância para ver se o local está fissurado, se calcificou errado. Tem um caroço em cima do punho dela. Ela competiu no sacrifício.

Luisa Parente diz que grau da lesão de Jade está avançado

Ouro no salto e nas barras nos Jogos Pan-Americanos de Havana-1991, a ex-ginasta Luisa Parente disse que a lesão no pulso é característica de quem compete no salto, mas que o grau do nível de Jade parece avançado.

- As lesões são muito freqüentes devido ao excesso de treinamento. Faz parte da vida da atleta como o lado negativo do esporte. Eu mesma tive uma forte lesão nas cápsulas articulares do pulso, mas nada parecido com o que ela parece ter. Agora, se ela escolheu não operar antes das Olimpíadas, é uma decisão que coube só à ela e à comissão técnica. É uma opção – disse a ex-ginasta, que se aposentou aos 22 anos – após 16 anos de carreira – por falta de motivação proporcionada também pelas fortes dores sentidas devido às constantes lesões.

Lula critica falta de 'sangue' dos craques brasileiros e vê Messi como número 1

@

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu nesta semana uma opinião forte a respeito dos jogadores que defendem a seleção brasileira. Ao elogiar o futebol do argentino Messi, Lula apontou o que acha diferente entre o meia do Barcelona e os craques brasileiros.

- Quando vejo o Messi, na minha opinião o melhor jogador do mundo, perder uma bola, ele sai correndo até recuperar ou fazer falta. Os nossos perdem a bola e cruzam os braços – disse Lula, em entrevista publicada nesta quinta pela “Folha de S. Paulo”.

O presidente acredita ainda que as altas cifras pagas a jogadores cada vez mais jovens também dificulta a evolução do futebol brasileiro.

- Estamos numa entressafra difícil de jogadores. Tem jogador ganhando muito dinheiro sem, antes, provar que é bom. Vejo titular da seleção brasileira que é segundo reserva em time da Inglaterra – continuou Lula.

Por fim, o corintiano Lula apontou um palmeirense como técnico de sua predileção.

- (Vanderlei) Luxemburgo é o melhor técnico do Brasil na atualidade.

A seleção brasileira encara o Chile neste domingo, em Santiago, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. O Brasil ocupa o quinto lugar na tabela de classificação (os quatro primeiros colocados ao fim da disputa garantem vaga direta na Copa).

Vitória dá tranqüilidade ao Fla para pensar no São Paulo

@

Há seis partidas sem perder, o Flamengo ganhou ainda mais fôlego no Campeonato Brasileiro após a vitória sobre o Figueirense por 3 a 2, quarta-feira, em Santa Catarina. Para o técnico Caio Júnior, o resultado positivo dá ao time mais tranqüilidade para os 11 dias de preparação para encarar o São Paulo, no Morumbi, dia 14 de setembro. O treinador rubro-negro afirmou que um empate contra o Tricolor paulista não seria uma mau negócio.

- A vitória nos dá mais tranqüilidade para trabalhar. Tivemos um desgaste grande, e vamos ter um descanso agora neste fim de semana. Teremos a semana inteira para treinar para o jogo contra o São Paulo. É hora de observar os adversários e fazer o planejamento. Temos que ter a humildade e saber que um empate lá em São Paulo seria bom. Mas, para sermos campeões, temos que pensar em vencer sempre. Estamos há seis jogos sem perder, e isso valoriza sempre o nosso trabalho - diz.

Caio Júnior deverá ter ainda mais opções para escalar o time contra o São Paulo. Ele provavelmente terá à disposição Josiel e Fierro, reforços que ainda não estrearam. O comandante já preparou a cabeça de alguns jogadores, já que não há espaço para todos entre os titulares.

- O Josiel provavelmente vai estar pronto. Depende da regularização, mas a questão física acho que está bem. O Fierro também deve estar à disposição. O importante é que estou deixando claro aos jogadores que alguns terão que ficar fora. Hoje (quarta) quem entrou no time decidiu - encerra.

MelhoresDaNet