terça-feira, 2 de setembro de 2008

Natação: Com o ouro no peito, César Cielo abre fogo: ‘A CBDA só quer encher o saco’

@

César Cielo abriu mão de disputar o Troféu José Finkel, em São Paulo, e não precisou dar nenhuma braçada para ser o centro das atenções nesta terça-feira no Corinthians, que abriga a competição. Com o prestígio de quem foi a Pequim e voltou com um ouro e um bronze, o nadador soltou o verbo contra a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Chateado com a falta de reconhecimento da entidade, o campeão olímpico não economizou nas palavras.

- Só recebi parabéns até agora. Estou na mesma situação em que estava antes das Olimpíadas. Não associo minha imagem à CBDA, que só quer encher o saco - desabafou Cielo nesta terça-feira, isentando apenas o coordenador técnico da entidade, Ricardo Moura, responsável por integrar o australiano Brett Hawke, treinador do brasileiro, à comissão técnica da seleção em Pequim.

"Sei que alguém vai me dar um prêmio, mas não sei quem é e não sei quanto é. O único dinheiro que vi até agora foi o do desfile. Mas isso é com o meu pai. Aqui no Brasil, a gente tem que chorar até por um maiô"

Com o ouro no peito, o atleta conta que, agora, pode falar o que pensa. Diz que, se não conquistasse as medalhas em Pequim, seria detonado pela Confederação. Irritado, afirma ainda que não ganhou um só centavo com a vitória e que, no Brasil, é preciso chorar até pelas pequenas coisas. - Sei que alguém vai me dar um prêmio, mas não sei quem é e não sei quanto é. O único dinheiro que vi até agora foi o do desfile. Mas isso é com o meu pai. Aqui no Brasil, a gente tem que chorar até por um maiô.

Cielo citou alguns momentos que o fizeram se irritar com a CBDA: o corte de patrocínios em 2006, a revolta da confederação com a sua ida para os EUA e, principalmente, sua ausência no encontro com o Presidente Lula, no Palácio do Planalto.

- Paguei várias competições do meu bolso por ser atleta profissional. Às vezes, os Correios dão uma grana, mas enrolam. De 2006 até o Pan-Americano, meu pai bancou tudo. Só nesta temporada, já gastamos US$ 2.500 (cerca de R$ 4 mil). Mas o cúmulo foi a cobrança da CBDA em cima dos pais sobre a minha ida ao Planalto. Eu estava nos EUA, e a confederação ficava ligando para os meus pais, atrapalhando o serviço deles.

"Agora eles estão na minha mão. Sou campeão olímpico. Vão ter que me aturar pelos próximos quatro anos"


Cielo disse que muitas informações só vieram à tona agora, já que seus pais, querendo poupá-lo para as Olimpíadas, não contavam nada. Os telefonemas, por exemplo, só chegaram ao conhecimento do nadador agora. Contrariado, ele afirma que a CBDA vai ter de aturá-lo nos próximos quatro anos.

- Agora eles estão na minha mão. Sou campeão olímpico. Vão ter que me aturar pelos próximos quatro anos. O que eles fizerem agora vai voltar para eles. Estou falando porque quero que todo mundo saiba a verdade.

Procurado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o presidente da CBDA, Coaracy Nunes, não quis comentar o assunto e culpou a imprensa.

- Não tenho nada a dizer. Ao invés de ajudar, vocês só atrapalham.





Tênis: Djokovic supera o cansaço e despacha Robredo para ir às quartas do US Open

@

Foram 3h44m de dor, cansaço e superação. Com o corpo baleado, o sérvio Novak Djokovic deu um show de concentração e bateu o espanhol Tommy Robredo nesta terça-feira para chegar às quartas-de-final do US Open. Ao fim da vitória por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 6/2, 6/3, 7/5 e 6/3, o cabeça de chave número 3 do torneio olhou para a arquibancada e, diante dos sorrisos da mãe, apontou para o coração, as pernas e a cabeça. Foi o tripé da atuação que lhe rendeu a vaga na próxima fase.

Djokovic enfrenta agora o vencedor do duelo entre Andy Roddick e Fernando González. O sérvio chega pela sétima vez na carreira a uma quarta-de-final de Grand Slam.

Robredo pula na frente

No primeiro set, Robredo confirmou a boa fase e equilibrou o jogo com o cabeça-de-chave número três do torneio. No nono game, com um erro não forçado de Djokovic, o espanhol quebrou o saque do adversário. Com a confirmação do serviço no game seguinte, fechou a parcial em 6/4, em 38 minutos.

Mordido pela derrota no primeiro set, Djokovic voltou à quadra disposto a empatar o confronto. Com duas confirmações de saque e uma quebra, ele abriu 3 a 0 em 16 minutos. Apesar da vantagem, o número 3 do mundo sentiu dores nas costas e pediu atendimento ao fisioterapeuta. Com nítida dificuldade para se movimentar no fundo da quadra, ele tentava ganhar os pontos com saques fortes e bem colocados. Robredo, por sua vez, errava ao não alongar as disputas, mostrando pressa em vencer cada ponto.

Experiente, o sérvio administrou o desgaste. No oitavo game, quebrou o saque de Robredo apostando em bolas profundas e muito fortes. Com essa estratégia, Djokovic venceu o segundo set por 6/2, em 45 minutos, empatando a partida.

O efeito da superação deu ânimo a Djokovic e abateu Robredo, que foi facilmente dominado no terceiro set. Com uma quebra no quarto game e uma confirmação de serviço no quinto, o sérvio abriu 4/1 no placar. As dores nas costas aparentemente tinham desaparecido, e o cabeça-de-chave número 3 jogava com desenvoltura e eficiência. Mantendo a vantagem de uma quebra sobre o espanhol, Djokovic venceu o terceiro set por 6/3 em 38 minutos.

O quarto set começou com uma nova quebra de saque de Djokovic sobre Robredo. À frente no placar, o sérvio confirmou o serviço no game seguinte, fazendo 2 a 0. A reação de Robredo veio no sexto game, com a devolução da quebra de saque, empatando a partida em 3 a 3 e vibrando muito com a torcida espanhola presente à quadra. No game seguinte, o tenista confirmou seu saque e virou o jogo, mas o equilíbrio se manteve. Djokovic teve chances de fechar o set e o jogo, mas, enfim, sentiu o cansaço. Robredo buscou ânimo e fechou em 7/5.

Enquanto o espanhol pulava para comemorar a vitória no quarto set, Djokovic se mostrava exausto. Ele chegou a sair para o vestiário, mas voltou para a disputa do quinto set. E surpreendeu ao buscar fôlego na partida. No quinto game, chegou a quebrar o saque do espanhol, que cometia erros bobos. No oitavo, confirmou o serviço e ficou a um game da vitória. No último esforço, o sérvio abriu 0 a 30, mas permitiu a reação do espanhol. Com o match point, ainda teve forças para pedir o apoio da torcida. Fechou o jogo, olhou para a mãe na arquibancada e apontou para o coração, as pernas e a cabeça.



Tênis: Dupla argentina elimina último tenista brasileiro deste US Open

@
O último brasileiro caiu nesta terça-feira no US Open. Jogando ao lado do sérvio Dusan Vemic, Bruno Soares foi eliminado nas quartas-de-final do torneio de duplas ao perder para os argentinos Maximo Gonzalez e Juan Monaco por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 6/7 (3/7) e 6/3 em pouco mais de duas horas de partida. Nas semifinais, Gonzalez e Monaco vão enfrentar os vencedores de Robert Lindstedt (SUE)/ Jarkko Nieminen (FIN) contra Lukas Dlouhy (RTC)/ Leander Paes (IND).

E a partida desta terça-feira começou ruim para o lado do brasileiro. Com quatro duplas faltas de Vemic, a dupla começou atrás, sofrendo uma quebra logo no primeiro game. Atacando melhor, os argentinos voltaram a abrir vantagem no quarto game, furando o bloqueio de Soares e Vemic na rede para abrir 3/0. Após desperdiçarem cinco quebras de saque, a dupla de Bruno Soares e Dusan Vemic conseguiu voltar ao jogo no sexto game, diminuindo a desvantagem para 4/2. Mas o bom momento durou pouco. Com um voleio perfeito de Juan Monaco, os argentinos devolveram a quebra (5/2) para depois fecharem a primeira parcial com um ace do próprio Monaco, fazendo 6/2.

Confirmando a evolução no final do primeiro set, Bruno Soares e Dusan Venic voltaram dominando o início do segundo set e, no segundo game, quebraram o saque argentino, abrindo 2/0. A vantagem brasileira durou até o nono game, quando os argentinos diminuíram a diferença para 5/4. Com tudo igual, a partida foi para o tie-break e, com um voleio, a dupla de Bruno Soares e Dusan Vemic igualou o jogo em 1 set a 1.

O embalo da vitória do segundo set acabou no segundo game da parcial seguinte. Com uma dupla falta de Bruno Soares, Monaco e Gonzalez abriram 2/0. Bruno e Vemic ainda tiveram uma chance de quebra no sétimo game, mas não conseguiram aproveitá-la. Aos argentinos, restou controlar a vantagem, para fechar em 6/3 após pouco mais de duas horas de partida.

Robinho: 'Gosto dos planos do City e quero ter sucesso com eles'

@

O atacante Robinho atrasou a sua apresentação à seleção brasileira para acertar sua ida para o Manchester City. Nesta terça-feira, antes de encontrar Mark Hughes, seu novo técnico, em Londres, o jogador deu a sua primeira entrevista como jogador do City. E o brasileiro revelou os motivos que o fizeram trocar um gigante como o Real Madrid por um clube de repercussão nacional, mas ambicioso após a mudança no comando.

- Eu sabia que o Manchester City era um clube grande, com um grande time e um projeto ambicioso, excitante. Eu gosto do projeto, e, quando o Manchester City fez a oferta para o Real Madrid, decidi vir para cá. Eu gosto dos planos feitos e quero ter sucesso com eles - explicou o atacante, em entrevista concedida ao site oficial do clube.

Nesta terça-feira, centenas de torcedores comemoraram a contratação usando camisas do brasileiro nos arredores do City of Manchester Stadium, casa do City. As vendas nas lojas oficiais do clube estão impressionando a diretoria. Robinho falou sobre a histeria.

- Isso me deixa muito, muito feliz. Quero retribuir esse carinho com boas atuações em campo, marcando muitos gols para os torcedores - disse.

No Manchester City, Robinho reencontrará alguns companheiros de seleção brasileira. Estão por lá, Elano e Jô, muito elogiados pelo atacante.

- Eu jogo com eles na seleção brasileira. Eles são meus amigos e conheço ambos muito bem. Ter jogadores tão talentosos no elenco foi uma das razões que me fizeram vir para o clube - garantiu.

Antes de se apresentar à seleção brasileira, Robinho conversou rapidamente com o técnico do Manchester City, Mark Hughes.

- Nos encontramos hoje (terça) e foi tudo muito bem. Sei que ele foi um excelente jogador e penso que irá me ajudar bastante. Quero ajudar o técnico e o clube a conquistar a Premier League, esse é o meu objetivo - finalizou.

Atletismo: Asafa Powell vence os 100 metros rasos do GP de Lausanne, na Suíça

@

O jamaicano Asafa Powell venceu, nesta terça-feira, a prova dos 100m rasos do GP da Suíça de atletismo, disputada na cidade de Lausanne, e que reúne alguns dos maiores atletas do mundo. Powell ficou em primeiro lugar com o tempo de 9s72, apenas três centésimos de segundo acima do recorde mundial (9s69) do também jamaicano Usain Bolt, estabelecido nas Olimpíadas de Pequim, em agosto.

Após amargar a quinta posição na final da prova nos Jogos Olímpicos, Asafa Powell participou do revezamento 4x100m rasos que rendeu à Jamaica a medalha de ouro e o recorde mundial.

Confira o resultado da prova:

1º) Asafa Powell (JAM) - 9s72
2º) Walter Dix (EUA) - 9s92
3º) Nesta Carter (JAM) - 9s98
4º) Michael Frater (JAM) - 10s04
5º) Marc Burns (TRI) - 10s06
6º) Travis Padgett (EUA) - 10s07
7º) Martial Mbandjock (FRA) - 10s16
8º) Kim Collins (SKN) - 10s19

Ronaldo vai se recuperar no Flamengo

@

Ronaldo pediu, e a diretoria do Flamengo autorizou. Segundo um comunicado oficial do clube nesta terça-feira, o jogador vai realizar sua recuperação na Gávea, sob os cuidados do médico do Rubro-Negro, José Luiz Runco. O trabalho começa na manhã desta quarta-feira. O vice-presidente de futebol do clube, Kleber Leite, disse que o jogador se sentirá em casa.


- O Runco me ligou anteontem e falou deste desejo do Ronaldo. Conforme já havíamos dito antes, a casa é dele. Toda a estrutura do Flamengo e os seus profissionais estão à disposição dele - explica.

Por diversas vezes, a diretoria do Flamengo demonstrou interesse em contar com o jogador depois da sua recuperação, e ele retribuiu.

- Não há futuro sem presente. O Ronaldo tem que recuperar a vida dele para voltar a jogar. A partir disso, claro, temos o interesse que ele fique no Flamengo. Agora nos compete fazer isso, o tapete vermelho e preto já está estendido para ele - diz.

O jogador fará o tratamento sem prazos ou datas pré-estabelecidos. A equipe responsábel é formada por Daniel (musculação), Paulo Figueiredo (fisiologista), Silvia Ferreira (nutricionista) e Bruno Mazzioti (fisioterapeuta de Ronaldo).

Recuperação entra na reta final

Também nessa terça-feira, os médicos responsáveis pela cirurgia do atacante, Gerard Saillant e Eric Rolland, afirmaram, em entrevista ao jornal francês "L'Equipe", que o tendão do joelho esquerdo de Ronaldo está completamente recuperado.


O jogador foi operado em fevereiro, após se machucar durante jogo do Milan. Saillant e Rolland revelaram que o retorno do Fenômeno aos gramados depende de dois ou três meses de forte trabalho físico.

Atletismo: Maurren fica em quarto lugar no salto em distância no GP da Suíça de atletismo

@

A brasileira Maurren Maggi ficou em quarto lugar na prova do salto em distância do GP da Suíça de atletismo, disputado na cidade de Lausanne. Maurren, que conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, saltou 6,59m, ficando atrás da portuguesa Naide Gomes (6,77m), da russa Tatyana Lebedeva (6,64m), prata na China, e da americana Grace Upshaw (6,63m).

Outra brasileira na prova, Keila Costa ficou com a 10ª colocação ao marcar 6,35m.


Confira a classificação no GP:

1) Naide Gomes (POR) 6,77m
2) Tatyana Lebedeva (RUS) 6,64m
3) Grace Upshaw (EUA) 6.63m

4) Maurren Higa Maggi (BRA) 6,59m
5) Tatyana Kotova (RUS) 6,55m
6) Oksana Udmurtova (RUS) 6,51m
7) Ksenija Balta (EST) 6,50m

8) Lyudmila Kolchanova (RUS) 6,42m

9) Brittney Reese (EUA) 6,38m
10) Keila Costa (BRA) 6,35m
11) Funmi Jimoh (EUA) 6,22m

Pico faz tratamento, mas não deve ser problema para jogo contra o Flu

@

O lateral-esquerdo Anderson Pico esteve no Olímpico na manhã desta terça-feira para realizar tratamento no tornozelo direito. O jogador ficará sob cuidados médicos até quinta-feira, quando volta a treinar. Ele está convicto de que irá a campo no jogo de sábado, no Maracanã, contra o Fluminense. À tarde, o técnico Celso Roth começa a definir a equipe para o confronto de tricolores no Rio de Janeiro. Perea foi convocado pela seleção colombiana, só que acabou retirado do grupo por causa de um entorse de grau dois no joelho. Ele volta a Porto Alegre, mas sem condições de enfrentar o Fluminense. O atacante ficará pelo menos duas semanas parado. Seu substituto será Souza, que migrará do meio para o ataque, ao lado de Marcel, permitindo o retorno de Willian Magrão ao time. O volante não enfrentou o Vasco porque estava suspenso. Assim, o Grêmio enfrentará o Fluminense com Victor, Léo, Pereira e Réver; Paulo Sérgio, Rafael Carioca, Willian Magrão, Tcheco e Anderson Pico; Souza e Marcel.

Para atacante, equipe está atingindo o ápice na temporada

@

Com Cuca no comando, o Botafogo conseguiu aquele que pode ser considerado seu resgate moral. De figurante em competições de grande porte, chegou a duas decisões de Estadual seguidas e viveu bons momentos nas últimas Copas do Brasil e no Brasileirão de 2007. No entanto, com Ney Franco no banco de reservas o Glorioso tem sido impressionante. Já são 12 partidas sem derrota, uma classificação tranqüila na Copa Sul-Americana e a entrada no G-4. Tais campanhas levam ao torcedor a questão: a fase atual é a melhor do clube nos últimos tempos? - Tivemos uma fase boa também com o Cuca no Carioca, mas acho que essa é melhor. Chegaram jogadores novos e bons. O elenco é mais completo, temos jogadores que resolvem no banco. O momento é de dar seqüência a esse trabalho - aposta o atacante Wellington Paulista. O artilheiro do Botafogo na temporada, com 23 gols, valoriza a importância do ex-treinador, mas admite que a eliminação nos pênaltis para o Corinthians, na semifinal da Copa do Brasil, desanimou o elenco. - No finzinho da passagem do Cuca, a perda da Copa do Brasil nos abateu. Demoramos a nos recuperar e quando isso aconteceu o Ney Franco tinha acabado de chegar. Aí, aconteceu a seqüência de vitórias. Para manter a boa fase, o próximo desafio alvinegro é sábado, contra o Coritiba, no Couto Pereira

Relacionado, Vandinho espera recuperar o ritmo perdido

@

O técnico Caio Júnior terá novamente à disposição, nesta quarta-feira, contra o Figueirense, em Santa Catarina, o atacante Vandinho, recém-contratado pelo Flamengo mas que logo teve uma lesão na coxa direita. O jogador deverá no banco de reservas, apesar de ainda não estar no melhor de sua forma.


- Tenho o Vandinho como opção, mas ele não está 100% - diz o treinador.


Vandinho acredita que só poderá recuperar o ritmo perdido quando voltar a ter oportunidades na equipe.


- Estou um pouco sem ritmo. De pouco em pouco, com o decorrer dos jogos, eu vou voltar ao normal - afirma.


O atacante conhece bem o Figueira, já que atuava no Avaí, clube também de Florianópolis, e já fez o alerta.


- É um time bem defensivo, mas que sai no contra-ataque muito forte. Temos que ficar ligados nisso - diz

Emocionado, Aloísio se despede do Tricolor e agradece a Muricy e Ceni

@

Sempre alegre, Aloísio deixou o São Paulo nesta terça-feira. O atacante, que assinou um contrato de 11 meses com o Al-Rayyan, do Qatar, foi ao campo do CT da Barra Funda e se despediu dos companheiros. Depois, ressaltou a importância do técnico Muricy Ramalho e do goleiro Rogério Ceni, prometeu mandar vídeos das dancinhas nos gols para o Brasil e falou sobre o encontro com o Paulo Autuori. Confira os principais trechos da entrevista coletiva do jogador.

Carinho especial pelo 'pai' Muricy

Não vou chorar, não (risos). Eu vivi três anos neste clube e tenho de agradecer ao presidente, à diretoria e à comissão, principalmente ao Muricy, que não foi só um treinador, mas um pai para mim (emocionado, o jogador segura o choro). Ele sempre conversava comigo e agradeço muito o que fez por mim. Quando perdemos a Libertadores para o Grêmio, muitos queriam mandar embora eu, o Souza e o Leandro. Mas ele me bancou e fomos campeões brasileiros.

Homenagem e amizade do 'patrão'

Quero agradecer grupo pela homenagem a mim (Rogério entrou em campo com a camisa dele no clássico contra o Santos). Falei para o patrão (Rogério Ceni) que fiquei feliz em ter jogado com um dos melhores goleiros do mundo. Deixava de chutar para dar aquela caidinha para ele cobrar falta. A melhor memória que vou levar foi do Mundial. O Mineiro fez gol e ele fez defesas que jamais vi na vida.

Poucos gols, mas muita dedicação (Aloísio fez 23 gols em 124 jogos)

Tenho o reconhecimento porque sou um atleta que joga para o grupo e para a torcida. Marcando ou não os gols, o importante é a vitória. Só queria vencer, ganhar títulos e ver a torcida feliz, podia ser tudo 1 a 0 com um gol do Rogério. Fui ao Mundial e fomos campeões com passe que dei para o Mineiro. Conquistei um Brasileiro com cinco gols (2006) e outro com seis (2007). Alguns jogadores que fazem muitos gols não conquistaram o que conquistei, tem jogador que só pensa em jogar para si.

Reencontro com Paulo Autuori

Ainda não consegui falar com ele, mas este interesse do clube já vem desde o ano passado. No início do ano não deu certo porque tinha que liberar um estrangeiro, Agora liberaram o Thiago para o Cruzeiro e me chamaram. Dependi muito dele (Autuori) pra ir ao Mundial, tínhamos jogadores de seleção, mas ele me colocou para jogar ao lado do Amoroso.

Dancinha no Qatar

O povo não vai entender nada, mas se tiver dança na comemoração dos gols mando o vídeo para cá para matar as saudades de todos (risos).

Mais ajuda para projeto social (ele mantém uma creche para crianças carentes em Alagoas)

Estava lá agora com a minha mãe e falei para ela que aumentou um bocadinho para eles, mais compras no mercado (risos). Dinheiro é bom quando a gente precisa, mas o importante é ter saúde e ser feliz.

Jogadores são a favor da paradinha

@

A discussão da famosa "paradinha" nas cobranças de pênaltis chegou ao São Paulo. O recurso, utilizado principalmente por atacantes, tem causado polêmica no Brasileirão. O último exemplo foi a cobrança de Alan Bahia, do Atlético-PR, na derrota para o Palmeiras por 2 a 1. O volante do Furacão deu a paradinha a um passo da bola e enganou o goleiro Marcos. Os são-paulinos defendem os cobradores.

- Não gosto de dar a paradinha no pênalti porque eu perco o foco. Mas para quem tem habilidade é válido, o goleiro tem que se virar para pegar - ressalta o atacante André Lima.

O zagueiro Rodrigo também acredita que os atacantes têm o direito de utilizar o recurso. Mas pede alguma determinação que padronize as marcações dos árbitros. Tudo para que não aconteça algo parecido com o do jogo entre Portuguesa e Palmeiras, no qual o árbitro Cléber Wellington Abade proibiu o atacante Alex Mineiro de dar a paradinha, sob a ameaça de ter de repetir a cobrança.

- Não sou goleiro, mas acho que a paradinha dificulta bastante para ele, que está preparado para um tiro direto. Acaba complicando demais. Fica até feio para o goleiro. Mas é bom que tenha uma definição em relação a isso - pondera Rodrigo.

Michael Phelps, o nadador de oito ouros olímpicos e US$1 milhão no bolso

@

As oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim continuam rendendo dividendos ao novo queridinho da América, Michael Phelps. Convidado para diversos programas de tv nos Estados Unidos, o americano recebeu nesta terça-feira um cheque de US$1 milhão do seu patrocinador, uma marca de material esportivo. Nada mal...

Rafael Sobis viaja para Dubai para assinar contrato com o Al-Jazira

@

O atacante brasileiro Rafael Sobis deve viajar nas próximas horas a Dubai (Emirados Árabes Unidos) para discutir sua contratação pelo clube Al-Jazira. O executivo-chefe do Bétis, da Espanha, Manuel Ruiz de Lopera, disse à rádio oficial do clube que "se o treinador (Paco Chaparro) quiser que ele fique, Sobis não será negociado", mas a recusa do técnico em contar com o brasileiro o fez estudar a oferta do clube árabe, que beira os € 10 milhões (quase R$ 24 milhões).

Sobis, de 23 anos, chegou ao Bétis em 2006 após ter se destacado no Internacional. No entanto, o atacante brasileiro, que custou cerca de € 9 milhões (R$ 21,5 milhões) ao Bétis, não repetiu na Espanha o bom futebol do Inter, e marcou apenas oito gols em 57 partidas no futebol espanhol.

Sobis também fez parte da seleção olímpica brasileira que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Seleção brasileira se apresenta sem Robinho

@

A seleção brasileira se apresentou em dois grupos nesta manhã no Rio de Janeiro, sem a presença do atacante Robinho. Uma parte dos jogadores, no aeroporto Antônio Carlos Jobim, e a outra desembarcou no Santos Dumont.

Portanto, 21 jogadores começarão a preparação para as duas partidas das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. O Brasil enfrenta o Chile, dia 7 de setembro, em Santiago, e a Bolívia, dia 10, no Engenhão, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.


Como era esperado, Robinho não desembarcou no Rio, pois ele esteve em Londres nesta terça, onde se encontrou pela primeira vez com Mark Hughes, técnico do Manchester City, seu novo clube. O jogador deverá chegar ainda hoje e ir direto para Teresópolis.

O goleiro Júlio César considera os dois compromissos importantíssimos, mas diz o mais importante é manter a paciência no grupo.

- Temos dois jogos difíceis pela frente mas podemos vencer para voltar para parte de cima tabela de classificação. Não estou preocupado com a nossa situação. Para as Copa de 94 e 2002, a seleção se classificou nos últimos jogos. É preciso ter paciência no momento, mas estamos na briga e não podemos entrar no desespero - diz.

LA Galaxy de David Beckham disputará amistoso na Nova Zelândia

@

O LA Galaxy, do astro inglês David Beckham, disputará um novo amistoso na Nova Zelândia, seu segundo em menos de um ano. Nessa partida, a equipe americana enfrentará um combinado liderado por outro ex-jogador do Real Madrid, o francês Christian Karembeu.

Os organizadores anunciaram nesta terça-feira que o LA Galaxy enfrentará no dia 6 de dezembro na cidade de Auckland uma equipe formada por jogadores de vários países da Oceania, informou a imprensa neozelandesa. À frente da equipe está Karembeu, que nasceu na colônia francesa de Nova Caledônia, no Pacífico Sul.

Há um ano, mais de 31 mil espectadores lotaram um estádio da capital, Wellington, para ver Beckham. O LA Galaxy enfrentou na ocasião o Wellington Phoenix, que disputa o Campenato Australiano.

Novo dono do Manchester City já anuncia seu próximo alvo: Cristiano Ronaldo

@

O novo dono do Manchester City, Dr Sulaiman Al-Fahim, não teve tempo de fazer muitas contratações na janela de transferências que se encerrou na noite desta segunda, já que comprou o clube no domingo e só teve um dia para “ir às compras”. É por isso que o representante do grupo de investimentos Adug (Abu Dhabi United Group) já se planeja para o mercado de fim de ano: quer tirar Cristiano Ronaldo do arqui-rival Manchester United.


- Ronaldo disse que quer jogar no maior clube do mundo. Em janeiro vamos ver se ele estava falando sério – afirma o dirigente.


A contratação de Robinho nos últimos instantes antes do fechamento da janela de transferências foi a negociação mais valiosa da história do futebol inglês. O clube desembolsou £32,5 milhões (cerca de R$ 96 milhões) pelo brasileiro. Para poder contar com Cristiano Ronaldo em 2009, Al-Fahim garante que está disposto a gastar £120 milhões (cerca de R$ 355 milhões).


- O Real Madrid estava pensando em gastar US$160 milhões (em torno de R$ 260 milhões). Para um jogador como esse, para realmente conseguir contrata-lo, o custo será muito maior, algo como US$230 milhões (em torno de R$ 370 milhões).


O dirigente sabe que a contratação será difícil, mas está confiante.


- Por que não? Seremos o maior clube do mundo, maior que o Real Madrid e Manchester United.


Al Fahim revelou outros nomes de sua “lista de compras”: Fernando Torres, atacante espanhol do Liverpool, e Cesc Fabregas, meia espanhol do Arsenal.

Vôlei: Saudoso, Zé Roberto ainda espera que Fofão possa desistir da aposentadoria

@

José Roberto Guimarães não está totalmente conformado com a aposentadoria da levantadora Fofão da seleção brasileira de vôlei feminino. O técnico, que comandou a equipe na bela campanha de ouro das Olimpíadas de Pequim, mantém um discurso cauteloso sobre o assunto e com uma pontinha de esperança.

- Eu gostaria muito que a Fofão reconsiderasse e voltasse atrás nessa decisão. A seleção brasileira precisa muito dela. Do contrário, vamos ter de trabalhar bastante numa reformulação, porque a Walewska também vai sair... E agora a responsabilidade aumenta - comentou Zé.

Pouco antes de entrar no estúdio para participar do “Bem, Amigos”, no SporTV, o técnico comentou também a respeito do Final Four, torneio amistoso entre Brasil, Argentina, Cuba e República Dominicana, que acontece de 3 a 7 de setembro, em Fortaleza. O evento marcará o reencontro das meninas com a torcida brasileira.

- Vamos completos para este torneio. Acredito que a recepção dos torcedores será a melhor possível, como tem sido desde que voltamos de Pequim. E o mais importante: pode ser a despedida da Fofão. Ela merece uma grande festa - declarou o comandante, que também foi ouro com o time masculino em Barcelona-1992.

Assim que terminar esse torneio festivo no Ceará, Zé Roberto quer focar todas as suas forças na preparação para o Mundial de 2010, e, claro, para as Olimpíadas de Londres, em 2012. Agora, a situação é diferente, como explica o treinador.

- O Mundial é um título que nos falta ainda. Chegamos perto em 2006, mas agora temos de pensar que vamos chegar como o time a ser batido. Temos de nos preparar da melhor maneira possível - finalizou o treinador.

NBA: Steve Nash se mostra cético quanto a idéia de ser poupado para os playoffs

@

O armador canadense Steve Nash se mostrou reticente ao ser perguntado sobre a decisão do gerente geral do Phoenix Suns, Steve Kerr, de limitá-lo a 70 jogos na próxima temporada da NBA. A intenção do dirigente é fazer com que o astro da equipe do Arizona chegue aos playoffs mais descansado.

- Nós veremos como a coisa vai. Essas são ótimas intenções, mas será que são realistas? Vamos ver - conta o jogador de 34 anos ao "USA Today".

A preocupação de Nash ganha força no fato de que seus dois reservas para esta temporada são novatos escolhidos na segunda rodada do draft, o esloveno Goran Dragic e Sean Singletary.

Segundo relatório do jornal "Phoenix-East Valley Tribune", Nash jogou em 81 das 82 partidas na temporada passada e teve uma média de 34,3 minutos por jogo. Nas últimas três temporadas, os Suns conseguiram 228 vitórias e 83 derrotas com ele em quadra.

NFL: Richard Collier, do Jacksonville Jaguars, é baleado e corre risco de morte

@

Tragédia na NFL. Na noite desta terça-feira, o tackle de ataque do Jacksonville Jaguars, Richard Collier, foi baleado e corre risco de morte, de acordo com informações de autoridades locais. Collier e o ex-jogador do Jaguars, Kenneth Pettway, estavam dentro de um carro enquanto esperavam uma mulher sair de um apartamento em Jacksonville, quando um homem passou atirando no veículo.

De acordo com o chefe de polícia da cidade, Ken Jefferson, Collier recebeu diversos tiros, mas os locais onde foi atingido não puderam ser identificados. Ainda segundo a autoridade, o motivo do atentado contra o jogador não foi esclarecido.


Collier, que está internado no hospital Shands Jacksonville Medical Center em estado grave, já havia tido problemas com a polícia. O tackle foi indiciado por dirigir alcoolizado no início do ano. Apesar de receber indicações de seu advogado para recorrer à sentença, o jogador aceitou os seis meses de punição por não querer que seu time fosse envolvido no escândalo que a situação geraria.

Collier é o terceiro jogador da NFL a ser baleado em um período de um ano e meio. Além dele, Sean Taylor, do Washington Redskins, morreu após levar diversos tiros em Miami, em novembro. Assim como ele, o quarterback do Broncos, Darrent Williams também faleceu após sua limusine ser baleada na festa de ano novo de 2007, em Denver.

Muricy queria liberação de Hernanes, mas entende o momento difícil da seleção

@

Hernanes foi convocado de última hora para a vaga de Anderson, que está machucado, e desfalca o São Paulo contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira, no Mineirão, pelo Brasileiro. O volante vai se preparar com a seleção Brasileira a partir desta terça-feira, para os jogos contra Chile e Bolívia, nos dias 7 e 10, pelas eliminatórias para a Copa de 2010. Muricy conta que tentou a liberação do jogador para enfrentar o Galo, mas acha que o momento ruim do Brasil atrapalhou no pedido.

- Conversamos com o Jorginho (auxiliar de Dunga) e explicamos sobre liberar jogador até quarta. A resposta foi que se liberassem o Hernanes teriam que liberar os demais também. Se a situação da seleção fosse melhor teríamos um argumento a mais, mas a equipe está precisando do resultado e talvez ter todos os jogadores no primeiro dia mostre a força do grupo - acredita o treinador são-paulino.

Ao mesmo tempo que está chateado por não ter Hernanes contra o Atlético, Muricy diz que é preciso entender o momento da seleção, que está em quinto lugar nas eliminatórias, com nove pontos. O treinador ressalta ainda o fato de o volante ter retornado dos Jogos Olímpicos abaixo do rendimento esperado.

- O que nos vimos é que ele veio abaixo do que saiu daqui, voltou a ser lento, errou muitos passes. Não pôde treinar esse tipo de fundamento, e agora teria um tempo, mas não estará aqui. A gente sente muito e fica aborrecido por ter sido em cima da hora, mas tem que ver também o momento da seleção, que passa por dificuldades. Seria melhor ter o atleta aqui, mas entendemos e temos que colaborar - completa Muricy.

Juan aprova dupla com Everton

@

No empate com o Fluminense, no último domingo, Juan e Everton deram muito trabalho para os defensores tricolores no lado esquerdo. O bom desempenho animou os rubro-negros, que esperam que a dupla dê muitas alegrias no Canpeonato Brasileiro. O lateral-esquerdo do Fla e da seleção brasileira aprovou a parceria, e fez elogios aos atletas contratados.

- Agora temos mais opções de jogada pela esquerda e fica mais difícil de marcar. Os jogadores contratados são muito bons e foram muito bem. Têm tudo para dar certo - afirma.

Contra o Figueirense, quarta-feira, em Santa Catarina, Juan não estará em campo, já que estará com a seleção. Seu substituto deverá ser Eltinho, que não agradou na estréia.

- O Eltinho tem qualidade, só precisa se soltar mais - diz Juan.

Juan foi um dos jogadores do Fla que resistiram ao período de transferências para a Europa e permaneceu na Gávea. Ele afirmou que seu pensamento sempre esteve no objetivo de levar o time ao título brasileiro.

- Não foi difícil, sempre estive focado no Flamengo. Não apareceu a proposta ideal, não valeria a pena para mim nem para o clube - diz.

Criciúma anuncia Paulo Campos como novo técnico

@

O Criciúma anunciou, na manhã desta terça, Paulo Campos como novo técnico do time. Campos já teve passagens pelo Paraná, Náutico e foi auxiliar de Wanderlei Luxemburgo no Real Madrid.
A comissão técnica contará com Luís Gonzaga Milioli como auxiliar técnico e Adriano Lancetta permanece como preparador físico. O novo treinador deverá ser apresentado nesta quarta-feira.

Mano teme '24 a 19' também no Timão

@

São 12 pontos para o quinto colocado, mas o discurso do Corinthians sobre o retorno à elite do Campeonato Brasileiro não muda. Faltando 16 rodadas para o final da Série B, o técnico Mano Menezes mantém a cautela sobre o acesso e usa exemplo de outros esportes para garantir que o Timão ainda não é dono de uma das vagas na Primeira Divisão em 2009. O principal foi a seleção brasileira de vôlei feminino derrotada pela Rússia nas semifinais das Olimpíadas de Atenas, em 2004. A equipe de José Roberto Guimarães precisava de apenas um ponto (vencia por 24 a 19) para avançar à decisão, mas acabou permitindo a virada e ganhou o apelido de “amarelona”, só apagado com a vitória em Pequim. - Quanto tempo aquilo demorou para ser cicatrizado? Todo mundo sabe que os últimos pontos são os mais difíceis de serem conquistados. É assim em todos os esportes. No vôlei, você chega a 20, mas tem gente que não chega a 25. Na Fórmula 1, encosta, mas não ultrapassa. Temos que tomar cuidado. A situação não está definida – explica. Com a vitória sobre o ABC, sábado, no Pacaembu, o Timão chegou aos 48 pontos, abriu seis para o vice-líder Avaí e 12 para a Ponte Preta, quinta colocada. Pela vantagem, o clube pode assegurar a vaga na elite com algumas rodadas de antecedência, podendo acontecer ainda no mês de setembro dependendo de uma combinação de resultados. - Estamos próximos, temos um favoritismo e não vamos fugir disso. Mas ainda não temos a vaga. Cabe ao treinador tomar cuidado para que os jogadores entendam isso – acrescenta o comandante alvinegro. Mano Menezes, aliás, vem abusando da cobrança sobre os atletas para que não percam o foco na Segundona. O temor do treinador é que a equipe caia de rendimento pela vantagem e chegue aos últimos jogos brigando nas mesmas condições que os adversários. - Sem concentração, vamos entrar em um jogo, como já entramos, não respeitando o adversário e achando que ele não é capaz de nos ganhar. Assim, vamos perder essa vantagem e entrar na reta final tendo de competir de igual para igual com os outros. É isso que eu não quero – completa.

Lesão tira gremista Perea da seleção colombiana

@

Um entorse de grau dois no joelho direito fez o atacante Perea, do Grêmio, ser desconvocado pela Colômbia. A informação está no site da Federação Colombiana de Futebol. O comunicado informa que o jogador passou por exames de ressonância magnética que apontaram lesão nos ligamentos colaterais. Ele ficará inativo por duas semanas. Para seu lugar, o técnico Jorge Luís Pinto decidiu convocar Milton Rodríguez, do Milionários.
Perea lesionou-se no jogo contra o Vasco, no último domingo. Ele retornará para Porto Alegre, onde realizará tratamento médico no Grêmio. Automaticamente, está fora das próximas partidas do Tricolor. Deve ser substituído por Souza no ataque.
@

O Santos bateu o pé e vai conseguir segurar o zagueiro Fabiano Eller na Vila Belmiro. O jogador interessava ao Al Jazira, do Qatar, time comandado por Abel Braga, com quem Eller trabalhou no Internacional, e que fazia questão de contar com o jogador para ser o líder da equipe. A direção do Al Jazira ofereceu R$ 3,3 milhões ao Peixe, que não aceitou e exigiu o pagamento da multa rescisória: 10 milhões de euros (R$ 24 milhões). O valor é considerado irreal pelo clube do Qatar, que pode fazer uma contra-proposta, que dificilmente será aceita pelo Santos.

O empresário de Eller, Eduardo Uram, já não tem muita esperança de conseguir convencer os santistas. Em conversa com o Premium Sports nesta terça-feira pela manhã, Uram afirmou que a negociação está parando. - A tendência é que pare. Os valores pedidos são muito altos – afirma. O agente explica que não tem mais nenhuma reunião agendada com os dirigentes do Santos nesta terça, como chegou a ser noticiado na última segunda-feira. Por isso, acredita que Eller vai mesmo ficar no Peixe. - O que tinha de ser conversado, foi conversado ontem (segunda-feira). A reunião entre Uram e a diretoria do Santos terminou já no fim da noite da última segunda. O agente tentou argumentar que a proposta para o jogador era irrecusável. No entanto, os dirigentes consideram o jogador imprescindível neste momento. Fabiano Eller tem contrato com o Santos até o final de 2009.

Pára-quedista de 57 anos cai de mais de 1.370m e sofre apenas ferimentos leves

@

Um pára-quedista de 57 anos passou por “uma experiência milagrosa”, segundo ele mesmo relatou. Jamie Robertson caiu de uma altura de mais de 1.370m, inconsciente, durante uma apresentação do exército na Grã-Bretanha e não sofreu nenhuma fratura, apresentando apenas ferimentos leves no corpo.

Após saltar do avião, Robertson foi sugado pelo vento e bateu na cauda da aeronave. Porém, o impacto que poderia ter sido fatal, fez o pára-quedas reserva abrir e a queda de três minutos foi amenizada.

- Não acredito na tamanha sorte que eu tive de ter aterrissado com segurança. Os médicos ficaram surpresos. É um milagre que eu tenha sobrevivido – disse Robertson, em entrevista ao jornal britânico "The Sun". O pára-quedista estava completando seu 409° salto em 23 anos sem nenhum acidente e não lembra do que aconteceu durante a queda.

























Veja a reprodução da queda de Robertson: 1) Primeiro, ele pula do avião. 2) É sugado pelo vento e bate na causa da aeronave. 3) A força do impacto faz seu pára-quedas reserva abrir. 4) Robertson cai de mais de 1.370m, inconsciente.


A equipe médica que esperava o pára-quedista no chão achou ferimentos nas costas, no braço esquerdo e nas costelas de Robertson, mas nenhum osso quebrado.

- Nós estamos impressionados por ele não ter apresentado nenhum ferimento sério. Ainda é muito cedo para dizer a o motivo da colisão, mas estamos fazendo tudo para ter certeza de que não acontecerá de novo – disse o paramédico Robin Drurie.

Robertson ficou apenas uma noite no hospital e espera voltar ao trabalho ainda nesta semana.

Jornalista garante: Gana entregou o jogo para o Brasil na Copa de 2006

@
Uma máfia da Malásia que atua no ramo das apostas ajudou o Brasil na Copa do Mundo de 2006. É isso que diz o jornalista e sociólogo canadense Declan Hill em sua tese de doutorado na universidade de Oxford, que foi publicada com o nome “The Fix” (“A manipulação”, em uma tradução livre). Alguns jogadores de Gana teriam recebido US$ 30 mil (cerca de R$ 49 mil) para perder por pelo menos dois gols de diferença para o Brasil, nas oitavas-de-final. O jogo terminou 3 a 0.

Hill levou três anos para concluir sua pesquisa, e nesse tempo diz que presenciou uma negociação entre seu principal informante – um homem a quem ele chama de Lee Chin, que manipularia resultados há 15 anos – e o técnico da seleção sub-17 de Gana, que abordaria os jogadores do time principal de seu país.

- No dia 25 de maio de 2006, Chin mandou eu ir para um restaurante em um shopping de Bangkok, à noite. Ele queria que eu fosse testemunha da negociação sendo fechada. Por que ele deixou que eu fosse? Não faço idéia. Às vezes eu penso que ele encarava meu ceticismo como uma afronta – afirma Hill, em entrevista ao site da revista alemã “Der Spiegel”

. Hill diz que ficou sentado em uma mesa afastada de seu informante, e tentou fazer fotos com seu celular, mas não conseguiu. Chin estava na mesa com dois jovens chineses e um negro alto e forte, que depois ele descobriu ser Abukari Damba, o técnico da seleção sub-17 de Gana, “que tem muito bom trânsito entre os jogadores da seleção principal”. Damab teria acertado com oito jogadores para que o time perdesse por pelo menos dois gols para a Itália, na estréia da Copa. O jogo terminou 2 a 0.

Hill foi à Alemanha e ficou no hotel de Gana para tentar encontrar ohomem que tinha visto em Bangkok, mas não viu nada. Dias antes do jogo contra o Brasil, Chin telefonou para ele e garantiu mais uma vez: a seleção canarinho venceria por pelo menos dois gols de diferença.

- Chin disse que Damba conseguiu o consentimento de oito jogadores de Gana. Alguns dias antes, eu tinha lido no jornal que cada atleta receberia US$20 mil (cerca de R$ 33 mil) por cada vitória na Copa. Perguntei se esse dinheiro e o prestígio não seriam mais importantes. Ele respondeu: ‘a vitória não é 100% certa, mas os meus US$ 30 mil (cerca de R$49 mil) são garantidos’.

A partida terminou 3 a 0, e Hill diz que Gana não buscou o gol com muita vontade.

- Gana jogou como se tivesse de corpo e alma no jogo, mas houve muitos erros idiotas: passes fáceis errados, a defesa não estava muito atenta, o time levou três gols fáceis.

O jornalista disse que se encontrou com o capitão de Gana depois da Copa, Steven Appiah, e que ele confirmou que tinha sido sondado na Alemanha para perder o jogo, mas que não havia aceitado. Além disso, disse que já tinha aceitado dinheiro de apostadores antes, mas para vencer jogos, nunca para perder.
MelhoresDaNet