segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Vôlei: Técnica responde a Ana Paula: ‘Juliana não pode ser julgada por ninguém’

@
Acusada por Ana Paula de ter iludido Juliana no episódio que culminou com o corte às vésperas dos Jogos de Pequim, a técnica Letícia Pessoa resolveu rebater as críticas. Em entrevista ao “Jornal do Brasil”, Ana Paula, substituta de Juliana nas Olimpíadas, afirmou que a atleta foi “influenciada negativamente” pela treinadora, que teria se baseado no exemplo de Adriana Behar, recuperada de uma lesão no joelho.

- Não entendo como eu poderia ter influenciado negativamente a Juliana. A primeira coisa que fiz quando falei com ela foi esclarecer que, ao contrário do que muitos haviam falado, o caso da Adriana Behar não era semelhante: Behar havia sofrido uma lesão, mas os ligamentos tinham esgarçado, e não se rompido, como no caso da Juliana – explicou Letícia, que estava em Vila Velha neste fim de semana, na etapa capixaba do Circuito Mundial.



"A decisão de participar das Olimpíadas ou tentar participar não era minha. Era da Juliana, de sua dupla, de sua comissão técnica"



Letícia afirma ainda que não influenciou no fato de a atleta ter decidido ir a Pequim mesmo lesionada. Na época, a jogadora consultou médicos em Fortaleza e no Rio de Janeiro, e todos confirmaram as chances de recuperação.

- Um médico avaliou a Juliana e deu o parecer dele. Ele é o médico, não eu. Estive em Fortaleza por alguns dias e, quando fui ao Ceará, já estava decidido que ela iria para a China. A decisão de participar das Olimpíadas ou tentar participar não era minha. Era da Juliana, de sua dupla, de sua comissão técnica – afirma a técnica, lembrando que foi convidada por Reis, técnico da dupla, para ser uma espécie de consultora no processo de preparação para os Jogos.


Juliana foi defendida pela treinadora: 'Ela estava consciente do que poderia fazer ou não'


'Muitos atletas fariam o mesmo'



- Quando recebi o convite, a primeira coisa que fiz foi consultar as duas duplas com que trabalhava (Alison / Bernardo e Leila / Sandra Pires), era muito importante saber o que eles pensavam e se permitiriam isso. E fui apoiada pelos quatro atletas. Naquele momento, eu não estava ajudando ou orientando um time ou uma dupla adversária, estava dando uma contribuição, à minha maneira, a pedindo do técnico, à dupla que representaria o nosso país nas Olimpíadas de Pequim - completou Letícia.

Sobre as declarações de Ana Paula, que criticou Juliana por “ter levado a situação ao extremo”, Letícia afirma que, apesar de jovem, a atleta é “madura e experiente”.

- Por ser a principal interessada no assunto, a Juliana estava consciente do que poderia fazer ou não. O meu papel ali era outro. Foi ela que conquistou a vaga. Acho que muitos atletas, na situação dela, fariam o mesmo, tentariam até o último momento. E foi o que ela fez. Ela não pode ser julgada por ninguém – afirma Letícia.

Tênis: Marcos Daniel sobe para 61º no ranking

@
O tenista brasileiro Marcos Daniel subiu da 69ª para a 61ª posição do ranking de entradas da ATP, após confirmar seu favoritismo e ganhar o título de campeão do torneio challenger de Bogotá, depois de vencer uma dura partida final contra o argentino Horacio Zeballos. Daniel, que também acabou de ganhar o challenger de Cáli e que era o atual campeão em Bogotá, teve que se exigir ao máximo para superar Zeballos em 2 sets a 1, parciais de 6-4, 4-6 e 6-4.



Com esta vitória, Marcos soma seu terceiro título em Bogotá, após ter vencido em 2005, 2007 e agora 2008. Os outros brasileiros mais bem colocados são Thomaz Bellucci, na 81ª posição, e Thiago Alves, na 130ª.



As mudanças nos primeiros postos da classificação são mínimos devido à atual fase da temporada em que muitos dos melhores tenistas estão descansando e treinando à espera de enfrentar os últimos desafios do ano. O espanhol Rafael Nadal continua liderando o ranking, seguido do suíço Roger Federer.



Confira os mais bem colocados no ranking de entradas:



1º) Rafael Nadal (ESP) - 7.000 pontos

2º) Roger Federer (SUI) - 5.930

3º) Novak Djokovic (SER) - 4.960

4º) Andy Murray (GBR) - 3.040

5º) David Ferrer (ESP) - 2.490

6º) Nikolay Davydenko (RUS) - 2.400

7º) David Nalbandian (ARG) - 1.975

8º) Andy Roddick (EUA) - 1.960

9º) Stanislas Wawrinka (SUI) - 1.670

10º) James Blake (EUA) - 1.650

61º) MARCOS DANIEL (BRA) - 666

81º) THOMAZ BELLUCCI (BRA) - 538

130º) THIAGO ALVES (BRA) - 366.

Berlusconi: ‘Ronaldinho faz valer o preço do ingresso’

@
Ronaldinho Gaúcho fez o gol da vitória do Milan sobre o Inter de Milão neste domingo e dedicou o feito ao dono do clube, o ex-presidente da Itália Silvio Berlusconi. É que o político está de aniversário nesta segunda, mas mesmo assim ele fez questão de retribuir o presente do brasileiro com elogios.

- Ronaldinho fez uma grande partida. Seu nome passou por uma época obscura por causa de uma situação particular em Barcelona, mas hoje ele está de volta! Fez um belo gol e fez coisas deliciosas, que valem o preço do ingresso. Foi decisivo. Agora, quero ver ele mais inserido nas jogadas de ataque, não só na faixa esquerda do campo como fez neste domingo – diz Berlusconi.

Os elogios de Berlusconi não foram apenas para o autor do gol da vitória, mas para todo o time do Milan.

- Hoje (domingo) eu vi um grande Milan, que jogou com muita técnica e muito coração. Não vi um jogador em campo não dar o máximo de si. Eu vi uma grande equipe, que tem os maiores talentos do mundo. Acho que não há time no mundo que seja páreo para nós: de Kaká a Pato, a Ronaldinho, e assim por diante. É importante citar Abbiati, que tem um excelente senso de posicionamento e uma coragem incrível!

Apesar de toda a felicidade pelo resultado e pelo aniversário, Berlusconi fez questão de deixar claro que é só o começo do campeonato.

- O Milan fez tudo certo. Entrou em campo para ganhar e ser o senhor do jogo. Quatro vitórias em seqüência, mas ainda é pouco, temos de continuar assim.

Futsal: Geração encabeçada por Falcão tem última chance de título mundial

@
Uma geração de craques, mas sem título mundial. Os principais jogadores da seleção brasileira de futsal terão uma última chance para não ficarem com esse rótulo. Começa nesta terça-feira a Copa do Mundo, que reúne 20 países e será disputada no Rio de Janeiro e em Brasília. Em uma das partidas de abertura, o Brasil pega o Japão às 10h30m, na capital federal.







A hegemonia do esporte está com a Espanha, atual bicampeã. Quando os brasileiros levantaram a taça pela última vez, em 1996, Falcão tinha 19 anos. Ele fez parte da seleção que perdeu a final em 2000 e foi artilheiro e eleito o melhor do mundo em 2004, mas não evitou a queda na semifinal, novamente diante da Espanha. Hoje, aos 31 anos, ele considera esta Copa no Brasil um divisor de águas. Se perder, deverá dar adeus à camisa canarinho.

Outros sete jogadores fazem parte da mesma geração de Falcão: os goleiros Rogério (de 35 anos) e Frankin (37), o fixo Schumacher (33), os alas Marquinho (33) e Vinícius (30) e os pivôs Betão (30) e Lenísio (31). É o último que resume o sentimento desse grupo mais experiente:

- Queremos entregar a seleção da mesma forma como a recebemos, como campeã mundial - diz, consciente da renovação que deverá começar após a Copa do Mundo.

'Medo de perder fez o Brasil melhorar'

O fracasso nas duas últimas edições têm como culpados o individualismo e a arrogância, segundo os jogadores. Lenísio, por exemplo, prefere nem citar um time mais perigoso na primeira fase, temendo dar a impressão de desrespeito aos demais. Além do Japão, o Brasil enfrenta a perigosa Rússia e as inexpressivas seleções de Cuba e Ilhas Salomão.

Falcão acha que antes a seleção chegava ao Mundial querendo apenas saber contra quem faria a final. Hoje, segundo ele, há um espírito coletivo e todos se cobram o tempo inteiro.

- O medo de perder fez a nossa seleção melhorar - afirma o craque. - Hoje todos marcam. Nesses últimos quatro anos, tomamos poucos gols. E vibramos muito com um desarme. Às vezes, vibramos mais com um desarme do que com um gol.

Espanha é a maior adversária

Assim como nas duas últimas edições, é a Espanha a principal adversária do Brasil. Em 1996, a seleção de Manoel Tobias foi campeã no território inimigo e vencendo justamente os donos da casa na decisão. Desta vez a Espanha vem em busca de revanche.


- Os brasileiros começaram a ir para a Espanha em 1992 e 1993. Os espanhóis foram aprendendo ao vivo, e não vendo fitas, e pegaram os defeitos dos brasileiros. Nós não nos preocupamos com isso na época - admite Falcão.

A Copa do Mundo de Futsal tem 20 seleções divididas em quatro grupos de cinco. São seis da Europa, quatro da América do Sul, quatro da Ásia, três da Concacaf, duas da África e uma da Oceania. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam à segunda fase, que terá dois grupos de quatro seleções. Novamente os dois melhores de cada chave avançam, formando as semifinais.

O Brasil disputa a primeira fase em Brasília. Se avançar em primeiro lugar, passa a jogar no Rio de Janeiro.

Enquanto Palmeiras comemora liderança, Grêmio vive rodada digna de um pesadelo

@
A alegria dos torcedores do Grêmio até que durou bastante tempo neste Campeonato Brasileiro. Durante várias rodadas o time não via ninguém pela frente na tabela. Mas os resultados ruins começaram a aparecer e o time foi caindo gradativamente de produção. Mas nem o mais pessimista dos tricolores esperava um fim de semana tão frustrante como o da 27ª rodada. O time não só perdeu o posto de melhor do campeonato para o Palmeiras, como foi goleado pelo seu principal rival: o Internacional. Com a derrota de 4 a 1 para o Colorado, no Beira-Rio, o Tricolor permitiu que o Alviverde paulista igualasse os seus 50 pontos e o ultrapassasse por ter mais vitórias (15 a 14).



O Palmeiras empatou com o Náutico no estádio dos Aflitos em 0 a 0 e saiu da partida lamentando o fato de o rendimento do time em campo não ter sido dos melhores. Mas a alegria veio logo em seguida ao ter conhecimento do resultado de seu concorrente direto ao título. Os paulistas agora estão ainda mais confiantes no sonho de conquistar o pentacampeonato nacional.



Cruzeiro, Flamengo e São Paulo continuam correndo por fora na disputa pelo troféu do Brasileirão. Todos os três estão com 46 pontos e diferenciam-se entre si apenas pelo número de vitória no campeonato. Mineiros e paulistas, aliás, se enfrentaram em uma das dez partidas deste fim de semana. Melhor para o Tricolor, que venceu por 2 a 0, no Morumbi, e incomoda cada vez mais os times do G-4.



O Rubro-Negro conseguiu uma emocionante virada sobre o Sport no Maracanã em um sábado de muita chuva no Rio de Janeiro. O placar de 2 a 1 contou com a participação ativa do atacante Vandinho, um dos maiores artilheiros do Brasil nesta temporada e famoso por seus muitos gols pelo Avaí no Campeonato Catarinense e na Série B. Os jogadores demonstraram ainda mais confiança para seguir incomodando os líderes.



Cariocas agonizam nas duas últimas colocações

Se para o Grêmio a rodada 27 foi das piores, Vasco e Fluminense também só têm o que lamentar. O time da Colina foi derrotado pelo Ipatinga por 3 a 1 no Ipatingão e caiu para a penúltima colocação. Os tricolores empataram em 1 a 1 no clássico muito disputado contra o Botafogo e amargam agora a lanterna da tabela. Os risco de rebaixamento para as duas equipes é cada vez maior e a situação cada vez mais desesperadora.



Além dos cariocas e do Ipatinga, a Portuguesa é o quarto time que estaria hoje rebaixado para a Série B do Brasileiro. Neste domingo, a Lusa arrancou um empate com o Santos em 1 a 1, na Vila Belmiro, mas continua no sufoco, com a degola no pescoço.
MelhoresDaNet