domingo, 14 de setembro de 2008

NFL: Indianapolis vence com virada a 3s do fim

@
Sem pontuar nos primeiros 43 minutos de jogo, O Indianapolis Colts reagiu e venceu, de virada, o Minnesota Vikings, na casa do adversário, na tarde deste domingo. A vitória por 18 a 15 só foi assegurada a três segundos do fim, com um field goal de 47 jardas convertido por Adam Vinatieri.


O resultado evita o que seria o pior começo de temporada nos últimos dez anos para o Indianapolis Colts. O time do quarterback Peyton Manning agora acumula uma vitória e uma derrota na temporada 2008/09. O Minnesota Vikings perde pela segunda semana consecutiva.

A defesa de Minnesota conseguiu parar Manning e companhia por três quartos, mas o ataque dos Vikings não aproveitou as chances. Apesar do bom desempenho do running back Adrian Peterson, que conquistou 160 jardas pelo chão, o time da casa não anotou um touchdown sequer, e todos os 15 pontos vieram em field goals convertidos por Ryan Longwell.

A reação dos Colts começou no fim do terceiro período, com um passe de 58 jardas de Manning para Anthony Gonzalez, que fez um passe lateral para Joseph Addai, que avançou até a linha de uma jarda. O próprio Addai anotou o touchdown na jogada seguinte.

A seis minutos do fim do jogo, um passe de 32 jardas para Reggie Wayne resultou em outro touchdown dos Colts. Em seguida, o time acertou uma conversão de dois pontos para empatar a partida. Apesar de comandar a reação, Manning terminou com números discretos. Dos 42 passes tentados, completou 26, apenas um para touchdown, e sofreu duas interceptações.

Confira os outros resultados deste domingo:

Washington Redskins 29 x 24 New Orleans Saints

St. Louis Rams 13 x 41 New York Giants

Kansas City Chiefs 8 x 23 Oakland Raiders

Jacksonville Jaguars 16 x 20 Buffalo Bills

Detroit Lions 25 x 48 Green Bay Packers

Cincinnati Bengals 7 x 24 Tennessee Titans

Carolina Panthers 20 x 17 Chicago Bears

Valencia e Almería empatam e vêem a liderança do Espanhol escapar

@
Valencia e Almería não conseguiram aproveitar e perderam a chance de assumir a liderança do Campeonato Espanhol ao empatarem em 2 a 2, em partida realizada neste domingo, em Almería. Em partida equilibrada, os times dominaram um tempo cada e estiveram perto da vitória em vários momentos.

O primeiro gol saiu aos 19 minutos, com Piatti. Após forte chute de Julio Alvarez, o brasileiro Renan deu rebote e o atacante do Almería chegou antes para marcar. Aos 35, porém, o Valência empatou. Após saída de bola ruim do brasileiro Diego Alves, Albiol recuperou a bola e tocou para Aléxis marcar.

O Almería, porém, não desistiu e foi para o ataque. Tanto que, aos 39, voltou a ter vantagem no placar. Após grande jogada, Bruno cruzou para Negredo colocar a bola para dentro do gol, de cabeça. No segundo tempo, mudanças no jogo. Desta vez, foi o Valência que buscou o gol e a estrela de Villa começou a brilhar. Após três grandes chances, o artilheiro espanhol aproveitou falha de Pellerano e empatou o jogo, aos 23 minutos. O time visitante ainda teve algumas chances, mas não conseguiu aproveitar.

Com o resultado, o Valência e Almería aparecem empatados com Sevilla, Getafe e Villareal na segunda colocação, com quatro pontos. O líder é o Espanyol, com seis.

F1: Após nono lugar, Kimi Raikkonen diz que não está pronto para ajudar Felipe Massa

@
Kimi Raikkonen, atual campeão do mundo, disse que ainda não pensa em ajudar o brasileiro Felipe Massa, seu companheiro de equipe na Ferrari. Após o nono lugar no GP da Itália, suas esperanças de título estão cada vez menores. Com quatro corridas para o fim da temporada, ele está 21 pontos atrás do líder Lewis Hamilton. O brasileiro, que terminou em sexto, agora está só a um ponto do inglês na tabela.


- Não sei se vou ajudá-lo, vamos ver o que acontece. Não estou realmente interessado em pensar no que vamos fazer nas próximas corridas - diz Raikkonen, em entrevista à imprensa inglesa.

Raikkonen, que assinou um novo contrato com a Ferrari até 2010 na sexta-feira, ganhou o título do ano passado por um ponto. Ele se recusa a desistir e culpa os pneus na pista molhada de Monza pelo mau desempenho.

- Não foi bom, mas vamos continuar tentando e torcendo para fazer melhor nas próximas corridas. Não tem sido muito fácil ultimamente. O carro estava bom quando os pneus começaram a trabalhar, mas no começo não havia muita aderência. Se conseguíssemos fazer os pneus funcionarem bem logo de cara teria sido de grande ajuda.

Inter vence no Engenhão, e Botafogo perde chance de subir no Brasileirão

@
Com os resultados da rodada, o Botafogo poderia subir para a terceira posição do Campeonato Brasileiro se vencesse no Engenhão. Mas do outro lado estava o Internacional, que buscava a recuperação e fez 2 a 1 no Alvinegro, neste domingo. Com isso, em menos de cinco dias os torcedores que foram ao estádio saíram decepcionados, depois do empate da seleção brasileira em 0 a 0 com a Bolívia, na última quarta-feira.

Mesmo com a derrota, o Botafogo permaneceu na quarta posição, com 42 pontos, levando a melhor em relação ao São Paulo nos critérios de desempate. O resultado também representou a perda de uma invencibilidade que durava 11 partidas no Brasileirão e 13 no total. O Colorado agora soma 36 pontos, mas permanece em 11º lugar.

Desde o apito inicial, a partida teve como principal característica a forte marcação de ambos os lados. Enquanto o Internacional combatia fortemente no meio-campo para sair nos contra-ataques, o Botafogo tentava tocar a bola com rapidez. Mas a defesa do Alvinegro iniciou de forma nervosa, com Triguinho recuando de maneira errada uma bola que Castillo precisou chutar antes que a bola ficasse com Nilmar.

Aproveitando uma desatenção do Inter, o Botafogo assustou logo aos três minutos. Diguinho cobrou rapidamente uma falta e achou Wellington Paulista livre. Mas frente a frente com Clemer, o atacante chutou muito mal com a perna esquerda, e a bola foi para fora. Ao mesmo tempo que buscavam o ataque, as duas equipes cometiam muitas faltas, o que deixava o jogo feio.

O trio ofensivo do Botafogo, formado por Jorge Henrique, Gil e Wellington Paulista pouco conseguia produzir, já que a forte marcação do Inter impedia que bola chegasse. O time gaúcho dominava o meio-campo e sempre levava perigo ao sair rapidamente para o ataque com D’Alessandro, Alex e Nilmar, que levavam perigo por pegarem a defesa adversária mal posicionada.

E foi numa desatenção da defesa alvinegra que o Internacional abriu o placar aos 28 minutos. Nilmar roubou a bola de Renato Silva na altura do meio-campo e disparou pela direita, recebendo o passe próximo à linha de fundo. O goleiro Castillo achou que o atacante não alcançaria e demorou a sair. Nilmar, então, cruzou rasteiro e Alex, livre, completou para o gol.

Embora o Botafogo tivesse a bola nos pés por mais tempo, eram do Inter as chances mais consistentes. A equipe gaúcha continuava a aproveitar os espaços deixados pelo Alvinegro no meio e atacava sempre em maior número. Aos 35 minutos, D’Alessandro partiu em velocidade e achou Nilmar livre dentro da área, mas o atacante perdeu o gol na frente de Castillo.

Como não conseguia criar muitas jogadas, restava ao Botafogo apostar nas jogadas de bola parada. Aos 41 minutos André Luis teve grande chance. Após cobrança de falta na área, o zagueiro apareceu sozinho na frente de Clemer, mas cabeceou para fora.

O Botafogo começou o segundo tempo mais atento e disposto empatar logo. E antes do primeiro minuto, Lucio Flavio teve uma boa chance, num chute de esquerda que passou rente à trave esquerda de Clemer, que apenas olhou. Mas foi o Inter quem marcou, novamente aproveitando os buracos deixados pelo Alvinegro.

Aos cinco minutos, Guiñazu tabelou com D’Alessandro, que entrou na área e deu um belo drible em Leandro Guerreiro, deixando o volante no chão. Ele ficou frente a frente com Castillo e chutou no canto, fazendo um belo gol aos cinco minutos.

Apenas depois de o Internacional ter ampliado a vantagem, o técnico Ney Franco resolveu investir para que o Botafogo criasse mais jogadas pelas laterais, principalmente pelo seu lado direito, onde Gustavo Nery falhava na marcação. Com Alessandro na lateral e Thiaguinho como volante, mas também auxiliando, o Alvinegro chegou ao seu primeiro gol, aos 13 minutos. Jorge Henrique cruzou para a área, e a bola ficou com Andre Luis, que chutou para marcar.

O gol inflamou a torcida do Botafogo, e o time passou a pressionar mais o Internacional. Mas os gaúchos passaram a se concentrar na frente de sua área, bloqueando o toque de bola alvinegro. Com isso, o Colorado continuava a assustar com os contra-ataques.

O Alvinegro continuou pressionando até o fim, mas não teve a consistência suficiente para criar boas oportunidades. O Internacional permaneceu com uma marcação sólida e segurou o resultado.

Mesmo com um a menos, Palmeiras vence Cruzeiro e assume a vice-liderança

@
O líder Grêmio que se cuide! O Palmeiras está mais vivo do que nunca no Campeonato Brasileiro ao vencer o Cruzeiro, em pleno Mineirão, por 1 a 0, neste domingo. Com o resultado, o time de Vanderlei Luxemburgo assumiu a vice-liderança isolada, com 46 pontos, três a menos que o time gaúcho. O Verdão ainda atuou com um jogador a menos desde os 14 minutos do segundo tempo, quando Lenny foi expulso.

O meia Diego Souza, que atuou no ataque, foi o autor do único gol da partida. E foi um golaço. Em posição legal, ele recebeu um cruzamento milimétrico do volante Sandro Silva, matou a bola no peito duas vezes e bateu de primeira, mandando a bola para o fundo da rede.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrenta o Vasco, domingo, às 18h10m, no Palestra Itália. Antes disso, na quarta-feira, o Verdão também enfrenta o Vasco, quarta-feira, às 22h, novamente diante da sua torcida, pela Copa Sul-Americana. Já o Cruzeiro terá a semana de folga e volta a campo somente no domingo, às 16h, em Florianópolis, para encarar o Figueirense.

Duelo tático

Adilson Batista apostou na velocidade de Jajá e Thiago Ribeiro no ataque. Luxemburgo preferiu manter os três zagueiros, congestionou o meio-campo e liberou Diego Souza e Evandro para encostarem em Lenny no setor ofensivo.

A primeira jogada de perigo foi do Palmeiras. Aos cinco minutos, Diego Souza lançou Lenny, livre de marcação, mas o goleiro Fábio foi mais rápido ao deixar o gol e evitou a conclusão. As duas equipes priorizaram o toque de bola e as jogadas pelas laterais. Mas a marcação forte no meio-campo impediu a criatividade e minimizou os contra-ataques.

O Palmeiras ficou na dependência de Evandro e Diego Souza, enquanto no Cruzeiro apenas Ramires e Wagner tentaram criar jogadas. Melhor para os zagueiros, que ao longo do primeiro tempo levaram a melhor em cima dos atacantes. As duas equipes foram obrigadas a arriscar chutes de fora da área.

A melhor chance para abrir o placar no primeiro tempo foi do Palmeiras. Aos 30, Leo Lima lançou Elder Granja, que cruzou a bola alta. O baixinho Lenny, livre de marcação, cabeceou por cima do travessão e perdeu o gol. Mas o Cruzeiro respondeu aos 33, com chute forte de Jajá, que Marcos espalmou.

Com mais presença ofensiva, o Palmeiras abriu o placar aos 42 minutos. Após cruzamento de Sandro Silva, Diego Souza, em posição legal, matou no peito duas vezes e, de primeira, fez um golaço. Em seguida, após lançamento de Ramires, Wagner invadiu a área, mandou a bola para fora e perdeu grande chance para igualar o marcador.

Segundo tempo

As duas equipes voltaram para a etapa final sem modificações. E partiram para o ataque. Mas o Cruzeiro veio a campo melhor. Aos 10 minutos, após cobrança de falta de Wagner, Thiago Ribeiro quase marcou de cabeça. Aos 12, após troca de passes no ataque, a bola sobrou para o zagueiro Thiago Martinelli, que bateu cruzado. Leo Lima evitou o gol quase em cima da linha.

A pressão do Cruzeiro deixou os jogadores do Palmeiras nervosos. Tanto que aos 14 minutos, Lenny, que já havia recebido o cartão amarelo aos 46 minutos do primeiro tempo, foi expulso aos 14 da etapa final por dar um carrinho desnecessário. Em seguida, Adilson Batista colocou o meia Camilo no lugar do lateral-direito Jonathan.

Com um a mais em campo, o Cruzeiro partiu para o tudo a nada. E o Verdão se encolheu, tentando explorar apenas os contra-ataques. Preocupado, Luxemburgo sacou Leo Lima e colocou Jumar para fortalecer o poder de marcação. Também tirou Diego Souza, cansado, e mandou a campo o veloz atacante Thiago Cunha, aos 27 minutos.

O Cruzeiro passou a ter posse de bola, mas abusou dos cruzamentos na área e facilitou a defesa alviverde. Quando tentou as tabelas e criou boa chance, o goleiro Marcos evitou o gol de empate. O Palmeiras, nos contra-ataques, ainda teve grande chance para ampliar, com Leandro, mas Fábio defendeu. Aos 46, Thiago Ribeiro chutou e o goleiro palmeirense fez grande defesa.

Judô: olímpicos se sagram campeões do Troféu Brasil de olho nos Jogos de 2012

@
Após sair sem medalha dos Jogos Olímpicos de Pequim, João Derly deu neste sábado o primeiro passo rumo às Olimpíadas de Londres, em 2012. O bicampeão mundial foi um dos campeões do Troféu Brasil 2008 que acontece em Porto Alegre neste final de semana e serve como primeira seletiva para Londres. Derly venceu no meio-leve e ajudou seu clube, o Sogipa, a ficar com o título por equipes.

- Conquistar uma medalha ajuda a definitivamente virar a página dos Jogos Olímpicos, ainda mais num Troféu Brasil com tantos atletas de alto nível. Agora é visualizar o ano de 2009, competir bem nas seletivas e garantir a vaga para o Campeonato Mundial, em setembro, na Holanda - disse Derly, que foi bastante aplaudido pela torcida gaúcha.

Companheira de Derly no Sogipa, Mayra se sagrou campeã no meio-pesado, uma categoria acima da que está acostumada a luta. A mudança foi para ganhar ritmo de luta para o Mundial júnior, que acontece em outubro, na Tailândia.

- É muito bom voltar a competir em casa e ser campeã, mesmo em uma categoria acima da minha. O objetivo aqui era ganhar ritmo de competição para o Campeonato Mundial Júnior, que é a minha prioridade.

Jade diz que não sabia da gravidade da lesão, mas que competiria mesmo assim

@

A lesão no punho direito de Jade Barbosa continua rendendo... Após acusações feitas pelo pai da ginasta, que foram rebatidas pela Confederação Brasileira de Ginástica, foi a fez da própria atleta se pronunciar. Tranqüila, ela contraria a declaração dada pelo médico Mário Namba e diz que não sabia detalhes do seu problema. Mas, declara que competiria do mesmo jeito.

- Não passou os detalhes da lesão - diz ela, ao Esporte Espetacular, quando perguntada se foi informada sobre a gravidade da lesão.

Jade conta que, mesmo tendo a sensação de que poderia dar mais nos Jogos Olímpicos de Pequim, o desempenho foi satisfatório. A ginasta apresentou resultados inéditos para a modalidade no Brasil. Ela foi a três finais: por equipes, na qual a seleção conquistou a oitava colocação; no salto, ficando com o sétimo lugar, e na individual geral, em que conquistou o melhor resultado da história da ginástica brasileira com o décimo lugar.

Ela diz que poderia ter dado mais se as condições estivessem melhores. Explica que o punho e alguns problemas físicos pesaram. Mas, a ginasta conta que fez o que pôde na hora. Agora, de volta ao Brasil e mesmo no meio dessa polêmica, ela se sente aliviada.

- Estava nervosa, com uma sensação ruim dentro de mim. Então, quando aquilo (Olimpíadas) acabou saiu um peso de dentro de mim. Aquela sensação que eu tinha, acabou.

Saiba mais sobre o caso de Jade Barbosa

No início da semana passada, depois de divulgado que Jade tem um punho direito com desgaste correspondente à idade óssea de uma pessoa de 50 anos, a ginasta, de 17 anos, teve constatada uma necrose no capitato, um pequeno osso que fica no meio da mão. Para César Barbosa, a Confederação Brasileira de Ginástica sempre soube que sua filha sentia dores, acusando a CBG de negligência. A entidade confirma em parte o que o pai de Jade disse, mas nega que tenha havido descaso.

- Quem assistia aos treinos da Jade antes das Olimpíadas sabia que ela não iria bem em Pequim. Ela sente muitas dores e está com pouca flexibilidade. E a ginástica não é como no futebol, que a bola pode bater no jogador e entrar por sorte. Se a Jade não estava conseguindo fazer os exercícios nos treinos, estava claro que ela não conquistaria um bom resultado em Pequim - disse César.

Na última sexta-feira, a CBG se defendeu das acusações. A entidade apresentou documentos e argumentos de que a ginasta teve acompanhamento médico em todo o período de preparação para as Olimpíadas de Pequim e durante os Jogos. A presidente Vicélia Florenzano, inclusive, já estuda entrar na Justiça contra César Barbosa, que também promete uma luta nos tribunais.

- Em momento algum esta lesão foi um problema que não foi divulgado. Nós temos várias declarações da Jade, principalmente depois da competição de Cottbus (Alemanha), onde ela diz que o problema que teve no punho melhorou muito e não estava sentindo mais nenhum problema - afirma a supervisora Eliane Martins, referindo-se à etapa da Copa do Mundo, realizada em abril, quando Jade conquistou duas medalhas de prata.

Tênis: Kuznetsova vence outra, e Rússia é campeã de Fed Cup mais uma vez

@
Svetlana Kuznetsova mostrou porque a Rússia é, indiscutivelmente, a maior potência do tênis feminino mundial. Quarta tenista mais bem ranqueada do país, a número 7 do mundo levou seu país à conquista de mais uma Fed Cup. Neste domingo, ela superou a número 1 espanhola, Anabel Medina Garrigues, 29ª do mundo, e fechou em 3 a 0 o confronto para a Rússia.

O triunfo por 5/7, 6/3 e 6/4 foi o segundo de Kuznetsova na decisão da competição, nas quadras de saibro de Madri. Neste sábado, ela marcou o segundo ponto russo ao superar Carla Suárez Navarro. A primeira vitória das russas veio com Vera Zvonareva, número 9 do mundo, que bateu Medina Garrigues na abertura do confronto.

A Rússia agora tem quatro títulos da Fed Cup nos últimos cinco anos. A única derrota no período ocorreu em 2006, quando Elena Dementieva, Nadia Petrova, Maria Kirilenko e Dinara Safina foram superadas pela Bélgica de Justine Henin e Kim Clijsters.

Estrelas não fazem falta

Elena Dementieva, Dinara Safina e Maria Sharapova, números 4, 5 e 6 do mundo, são as três russas mais bem colocadas no ranking da WTA, mas não fizeram parte do time que jogou a final da Fed Cup. Enquanto Sharapova sofre com uma séria lesão no ombro direito, Dementieva e Safina alegaram problemas pessoais. Ambas disputaram uma seqüência longa de jogos e, além da final olímpica (vencida por Dementieva) alcançaram as semifinais do US Open.

O time russo que bateu a Espanha tem, além de Kuznetsova e Zvonareva, Elena Vesnina e Ekaterina Makarova.

Com Kaká e Ronaldinho Gaúcho titulares, Milan perde mais uma no Italiano

@
Não foi desta vez que o galáctico time do Milan conseguiu seu primeiro ponto no Campeonato Italiano. Com um trio ofensivo de fazer inveja a qualquer time do mundo (Kaká, Ronaldinho e Shevchenko foram titulares), o Rubro-Negro acabou derrotado pelo Genoa, fora de casa, pelo placar de 2 a 0. Sculli e Diego Milito fizeram os gols do jogo que deixaram os milanistas com a lanterna, ao lado do Cagliari.

Foi a segunda derrota em dois jogos do Milan neste Campeonato Italiano. Na estréia, o time do técnico Carlo Ancelotti perdeu em pleno San Siro para o Bologna. Desta vez, o Rubro-Negro voltou a decepcionar. A trinca de ouro milanista não funcionou, tanto é que Ronaldinho e Shevchenko foram substituídos no intervalo por Seedorf e Borriello, respectivamente.

Kaká, que jogou pela primeira vez como titular após afastamento devido a uma tendinite no joelho esquerdo, correu muito, esforçou-se, mas não conseguiu criar grandes chances. Alexandre Pato entrou na metade do segundo tempo, melhorou o time do Milan e teve duas chances para empatar, mas desperdiçou.

O goleiro Rubinho, do Genoa, teve trabalho apenas para defender os chutes de longa distância do Milan durante o primeiro tempo. Sem inspiração, o ataque pouco criou dentro da grande área.

Por outro lado, o ataque do Genoa, com o argentino Milito de referência, deu trabalho à defesa do Milan. O gol do jogo saiu aos 30 da primeira etapa, após lindo passe de peito de Milito para Sculli, que bateu no canto e não deu chances a Abbiatti (Dida ficou no banco).

No segundo tempo, com as entradas de Seedorf e Borriello nas vagas de Ronaldinho e Shevchenko, o Milan seguiu sem conseguir criar muito, embora tenha apresentado leve melhora. O Genoa, por sua vez, continuou assustando em perigosos contragolpes.

O alento para o Milan se deu após a entrada de Pato. Em seu primeiro lance, teve boa chance de cabeça, mas mandou para fora. Aos 37 minutos, Pato driblou seu marcador e saiu na cara de Rubinho. O ex-corintiano fez um milagre para defender. No rebote, Seedorf emendou de bicicleta, mas mandou para fora.

Daí em diante, o Milan seguiu em busca do empate, mas o Genoa soube se segurar. No fim, Milito sofreu pênalti, que ele mesmo bateu e marcou. A vitória rendeu os primeiros três pontos ao Genoa.

O líder do Italiano é o Lazio, que venceu o Sampdoria neste domingo por 2 a 0 e chegou a seis pontos. Zárate e Pandev fizeram os gols do time romano, que tem os mesmos seis pontos do Atalanta, mas melhor saldo de gols. O Atalanta, por sinal, venceu neste domingo o Bologna, fora de casa, por 1 a 0.

Confira a rodada completa:

Sábado
Palermo 3 x 1 Roma
Inter de Milão 2 x 1 Catania

Domingo
Bologna 0 x 1 Atalanta
Genoa 2 x 0 Milan
Lazio 2 x 0 Sampdoria
Lecce 2 x 0 Chievo
Napoli 2 x 1 Fiorentina
Reggina 1 x 1 Torino
Siena 2 x 0 Cagliari
Juventus x Udinese (mais tarde)

GP2: Apesar de não pontuar, Bruno Senna termina com o vice-campeonato da GP2c

@
Bruno Senna se tornou neste domingo o vice-campeão mundial da GP2. O resultado veio após Bruno ter ficado com a oitava colocação na segunda rodada do GP da Itália e não ter sido alcançado pelos seus adversários diretos. A terceira posição no Mundial de Pilotos ficou com o brasileiro Lucas di Grassi, com o título de campeão tendo ido para Giorgio Pantano na rodada de sábado.

- Estou contente com este resultado numa categoria tão competitiva como a GP2. Acho que fizemos tudo o que foi possível, mas o final não refletiu totalmente nosso trabalho ao longo do campeonato - analisou Bruno, que estuda propostas para ir para a Fórmula 1 em 2009.

Bruno Senna é o terceiro brasileiro a ser vice-campeão da GP2, após Nelsinho Piquet (2006) e Lucas di Grassi (2007). A vitória neste domingo ficou com o italiano Davide Valsecchi, seguido pelo espanhol Roldán Rodríguez e pelo francês Romain Grosjean. A corrida que fechou o calendário foi toda disputada com pista molhada

Paraolimpíadas: saiba tudo o que aconteceu com os brasileiros em Pequim

@
Não importa o local. Pode ser o ginásio da Universidade de Pequim, o Cubo d’Água ou o Ninho do Pássaro, o verde-amarelo vem brilhando nestes Jogos Paraolímpicos de Pequim. E o resultado é que neste domingo, o Brasil chegou às 35 medalhas, batendo seu recorde em Paraolimpíadas, que era de 33, obtido nos Jogos de Atenas. Os responsáveis pela marca foram o supercampeão André Brasil, ouro nos 50m livre, categoria S10, que fez dobradinha no pódio com Phelipe Rodrigues, dono da medalha de prata. Agora, o Brasil tem 12 medalhas de ouro, nove de prata e 14 de bronze.


O show de André, porém, não se limitou apenas à final. Na manhã (em Pequim), o super nadador brasileiro já havia conseguido o recorde mundial da prova, que seria batido por ele novamente na final, quando cravou 23s61. A conquista é a quarta de André Brasil nestas Paraolimpíadas, ele que já havia levado o ouro nos 100m borboleta e 100m livre, além da prata nos 200m medley.

A festa brasileira no Cubo d’Água teve ainda a terceira medalha paraolímpica para Fabiana Sugimori, que ficou com o bronze. Nos 100m rasos, classe T46, Yohansson Nascimento garantiu a vaga na final com a segunda posição em sua bateria, ao fazer o tempo de 11s18. Por fim, Rildane Firmino terminou na sexta colocação nos 150m medley, classe SM4, e Adriano Lima chegou em quarto nos 400m livre, classe S6, com 4m48s32.


Dupla faz história no tênis de mesa


Se André Brasil vem dominando no Cubo, no ginásio da Universidade de Pequim quem já faz história é a dupla do Brasil no tênis de mesa, classe C3, Welder Knaf e Luiz Algacir Silva. Na semifinal, Welder e Luiz Algacir eliminaram os favoritos ao ouro, os chineses Panfeng Feng e Ping Zhao por três vitórias contra duas dos adversários e nesta segunda-feira decidem o título contra os franceses Florian Merrien e Jean-Philippe Robin. Mais cedo, o Brasil foi eliminado nas quartas-de-final do torneio feminino, classe 6-10, com a derrota de Jane Karla Rodrigues e Carollina Maldonado para as francesas Thu Kamkasomphou e Audrey le Morvan por 3 a 0.

Rápido na água e na mesinha, o Brasil mostrou que também é veloz nas pistas do Ninho do Pássaro. Dono do recorde mundial, Odair Santos terminou com a medalha de bronze nos 10.000m, categoria T12. O verde-amarelo do país ficou na frente boa parte da prova, primeiro com Aurélio Santos e depois com Odair, que só deixou o posto faltando duas voltas para o fim, quando foi ultrapassado pelo queniano Henry Kiprono Kirwa (ouro) e pelo tunisiano Abderrahim Zhiou (prata).

Campeão dos 100m e 200m rasos, classe T11 (deficiência visual total), Lucas Prado fez o tempo de 51s84, indo para a semifinal da categoria, ao lado de Daniel Silva, que fez 52s47 após completar o percurso puxando seu guia pelo braço. No arremesso de peso, classes F35/36 teve Paulo Souza com a nona colocação, enquanto Edson Pinheiro ficou em sexto nos 200m rasos, categoria T38. Por fim, nos 800m rasos, classe T46, Emicarlos Souza e José Carlos Alecrim foram eliminados na primeira rodada.

Brasil luta pelo bronze no futebol de 7

Se no tênis de mesa, o Brasil conseguiu superar a favorita China, no futebol de 7, o país não conseguiu suplantar a força da potência da categoria, a Ucrânia. No campo de hóquei de grama de Pequim, a seleção verde-amarela foi goleada pelos ucranianos por 6 a 0. Com a derrota, o Brasil vai disputar a medalha de bronze, contra os iranianos, na próxima terça-feira.

No basquete para cadeirantes, o Brasil voltou a amargar uma derrota em Pequim. A seleção feminino perdeu a disputa pela nona posição para o México por 54 a 44 e sai da competição sem vitória.

Bruno personaliza talismã

@
Ao olhar atentamente para o goleiro Bruno, nota-se que ele carrega a profissão no pescoço. O goleiro mandou fazer uma pequena luva de prata e pendurou no cordão. “Ficou legal, né?”. Depois de sofrer com as críticas nas últimas partidas do Flamengo, o camisa 1 afirma que está preparado para o jogo contra o São Paulo, neste domingo. “Isso só serve de motivação para eu me empenhar mais no treinamento e me aprimorar, para sempre defender bem essa camisa."

F1: Sebastian Vettel domina GP da Itália e consegue primeira vitória da carreira

@
Após largar na pole position, Sebastian Vettel venceu o GP da Itália com tranqüilidade, mesmo com pista molhada. O alemão conseguiu o primeiro triunfo da carreira e também da STR e, de quebra, ainda se tornou o mais jovem piloto a conseguir a primeira posição em uma corrida de Fórmula 1. Heikki Kovalainen, da McLaren, chegou na segunda posição, mas não ameaçou em nenhum momento a liderança da revelação da categoria. Robert Kubica, da BMW Sauber, após uma belíssima recuperação, completou o pódio em Monza.

Fernando Alonso, da Renault, chegou na quarta posição, uma à frente de Nick Heidfeld, da BMW Sauber. O alemão resistiu à pressão de Felipe Massa após a segunda rodada de pit stops, que tentou por várias vezes a ultrapassagem, mas sem êxito. O brasileiro da Ferrari terminou na sexta posição, uma à frente de Lewis Hamilton, da McLaren. Mark Webber, da RBR, completou a zona de pontuação.

A recuperação de Hamilton, que largou em 15º e chegou em sétimo, não deixou que Massa assumisse a liderança do Mundial de Pilotos. A diferença do inglês é de apenas um ponto (78 a 77), com quatro corridas para o fim da temporada. A próxima corrida será disputada no dia 28 de setembro, no novo circuito de rua de Cingapura. Esta será a primeira prova noturna da história da Fórmula 1 e poderá ser decisiva na briga pelo título mundial de 2008.

Largada com safety car não tirou emoção da prova

A expectativa antes da corrida foi frustrada pela decisão da direção de prova de ter a largada com o safety car na pista. O spray dos carros e a forte freada da Variante del Rettifiglio, logo após a reta dos boxes, eram um risco para a segurança, de acordo com os dirigentes. Na saída, Sebastien Bourdais, que marcou o quarto tempo no treino classificatório, ficou parado no grid e teve de ser empurrado para os boxes.

Com duas voltas atrás do safety car, a largada finalmente foi autorizada. Sebastian Vettel manteve a ponta, seguido por Heikki Kovalainen e Mark Webber. Felipe Massa ficou na quinta posição, enquanto Kimi Raikkonen era o 13º e Lewis Hamilton, o 14º. O alemão da STR começou a abrir dois segundos por volta sobre o finlandês da McLaren, que estava em segundo. Antes dos primeiros pit stops, ele já tinha mais de dez segundos de vantagem.

Hamilton observou com paciência o duelo entre Kimi Raikkonen e Giancarlo Fisichella. Ele poupou pneus e combustível enquanto os dois batalhavam pela 12ª posição. Na nona volta, após o finlandês ultrapassar o italiano, o líder do campeonato começou uma reação impressionante. Ele passou os rivais que estavam à sua frente com facilidade.

Com estratégia de apenas uma parada, o inglês avançou, com facilidade, até a segunda posição. Na 26ª volta, ele fez seu pit stop e voltou logo atrás de Felipe Massa. Só que as condições da pista melhoraram rapidamente, e os pneus para chuva forte começaram a se desgastar rapidamente. Robert Kubica e Fernando Alonso, que estavam na mesma tática de Hamilton, trocaram para os intermediários em suas paradas e ganharam muito tempo em relação aos rivais.

A mudança nas condições da pista acabaram com as chances de Hamilton vencer a corrida. Ele teve de fazer uma segunda parada e caiu para a sétima posição. Vettel, com isso, continuou sossegado na frente, mesmo após sua segunda parada nos boxes. Com isso, Kubica e Alonso subiram para a terceira e quarta posições, respectivamente, beneficiados pela estratégia de apenas uma parada e pela aposta nos pneus intermediários.

Felipe Massa ainda tentou pressionar Nick Heidfeld no fim da prova, mas não conseguiu a ultrapassagem. Hamilton, por sua vez, perdeu rendimento e chegou a ser ameaçado por Mark Webber. Mas, após uma dividida na Variante del Rettifiglio, em que o australiano saiu da pista, os dois se contentaram com a sétima e oitava posições na prova.
MelhoresDaNet