sábado, 6 de setembro de 2008

Kléber Pereira corre atrás de recorde nos Brasileiros de pontos corridos

@
Principal artilheiro do Brasil na temporada, com 36 gols, Kléber Pereira tem boas chances de bater um recorde na era dos Campeonatos Brasileiros de pontos corridos. Se o Nacional-2008 terminasse hoje, o atacante do Santos seria o goleador responsável pela maior percentagem de tentos de seu time em uma edição do torneio desde 2003.

O Santos fez 28 gols no atual Brasileiro, 17 deles de Kléber Pereira. Os outros 36 atletas do time que disputaram, pelo menos, uma partida no torneio (sem contar os goleiros Fábio Costa, Douglas e Felipe) fizeram, juntos, 11. O camisa 9 responde por 60,7% gols do Peixe no Nacional-2008.

Desde 2003, quando a competição passou a ser disputada no sistema de confrontos de todos contra todos em turno e returno, nunca um jogador foi artilheiro da competição com tal concentração de gols. O que mais se aproximou deste índice foi Josiel, no ano passado. Recém-contratado pelo Flamengo, o atacante não conseguiu salvar o Paraná do rebaixamento, mas terminou no topo da lista de goleadores, com 20 bolas na rede, 47,6% dos gols do Tricolor paranaense no Brasileirão-2007 (42 no total).

Josiel superou Dimba, que detinha o título de artilheiro com maior percentagem de gols em relação aos companheiros de equipe. Com a camisa do Goiás, o atacante fez 31 dos 78 tentos do clube no Brasileirão-2003 (39,7%).

Outro a superar a taxa de 30% foi Washington. Em 2004, o atacante bateu o recorde de gols em uma edição de Campeonato Brasileiro (34) e fez 36,5% dos gols do Atlético-PR no torneio. Faltou apenas o título, que escapou do Rubro-Negro do Paraná na última rodada. O Santos foi o campeão.

Os outros dois artilheiros de Brasileiros no período dos pontos corridos foram Romário e Souza. O primeiro fez 29,7% dos gols do Vasco em 2005 (22/74). O último marcou 26,9% dos tentos do Goiás no ano seguinte (17/63).

Após marcar os dois gols do Santos no triunfo sobre o Vitória (2 a 0), na última quarta-feira, Kléber Pereira disse não se preocupar em concentrar os gols do Peixe. E sim em tentar evitar o rebaixamento da equipe.

- Eu não presto muito atenção em números. Deixo essa parte de estatísica para vocês (jornalistas). Quando entro em campo, só penso em ajudar o time a sair dessa situação ruim.


Nenhum comentário:

MelhoresDaNet