quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Empate com quatro gols no Olímpico garante vaga ao Colorado

@

Um empate com gosto de vitória para o Inter, no Olímpico, deixou o Beira-Rio algumas toneladas mais leve. O Colorado, com os titulares, foi à casa do rival nesta quinta-feira e evitou uma crise das fortes ao empatar com os reservas do Grêmio por 2 a 2 e avançar às oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, graças aos gols marcados fora de casa. O resultado, muito mais do que a classificação no torneio continental, dá aos vermelhos a tranqüilidade para seguir trabalhando.

Na próxima fase, o Inter pega quem passar entre Universidad Católica, do Chile, e Olímpia, do Paraguai. O Grêmio ganha o direito de se dedicar exclusivamente ao Brasileirão, competição que lidera. No domingo, o Tricolor recebe o Vasco. O Colorado visita o Sport.

No compasso dos gringos


Foi um bom primeiro tempo no Olímpico. O Grêmio apareceu com um esquema diferente, uma espécie de 3-6-1, com apenas Soares de atacante fixo. Souza e Rudnei foram os principais responsáveis pela aproximação ao ataque. Orteman, em sua estréia, foi outro a aparecer bem. Flutuou pelos dois lados, deu passes precisos e auxiliou na marcação. No outro lado, o Inter também contou com o talento de um gringo. O argentino D’Alessandro foi a melhor figura em campo na etapa inicial, mesmo que o time de Tite insistisse em preferir investir em balões do que em saídas ao ataque com a bola no pé de “el Cabezón”.

O Inter teve mais chances de gol nos primeiros 45 minutos, mas nada de muito excepcional. A tônica da etapa inicial foi um equilíbrio bem no estilo do clássico gaúcho. A primeira grande oportunidade vermelha foi com Nilmar, aos cinco minutos. Ele recebeu bom lançamento de Magrão, mas foi interceptado por saída perfeita de Marcelo Grohe.

O goleiro do Grêmio voltaria a brilhar depois. Aos 44, Taison puxou contra-ataque, deixou Jean perdido no meio do caminho e mandou chute forte. Grohe espalmou. Se não bastasse, o arqueiro tricolor também teve um bocado de sorte. Dois chutes, um de Gustavo Nery e outro de Nilmar, passaram muito perto. O mesmo aconteceu em cabeceio de Índio.

O Grêmio, favorecido pelo 0 a 0, não teve tanta pressa. Mas ameaçou. Aos 14 minutos, Rudnei forçou Clemer a fazer grande defesa em cabeceio à queima-roupa. Aos 32, Léo, dentro da área, girou com muito perigo. Souza, com chutes de longe, buscou mexer no placar, mas não acertou o alvo.

Vaga é colorada


Aí veio o segundo tempo. E Nilmar, que andava mais discreto do que o normal, brilhou. Com apenas dois minutos de jogo, ele invadiu a área, se atrapalhou, perdeu a bola, mas teve agilidade para se recuperar e desviar de Grohe com um toquezinho para colocar o Inter na frente: 1 a 0.

Antes que o Grêmio pudesse assimilar o golpe, o Colorado quase marcou o segundo. D’Alessandro mandou chute impressionante de fora da área. Marcelo Grohe voou até o ângulo e se esticou todo para evitar o gol.

Com o placar, o Tricolor não teve escolha. O jeito foi partir ao ataque. Celso Roth logo desmontou o esquema inicial para deixar o time mais ofensivo. Souza cresceu na parada e começou a ameaçar Clemer com mais força. O Inter ficou preparado para o contra-ataque. E marcou de novo.

Foi em um escanteio pela esquerda. Daniel Carvalho, que acabara de entrar, recebeu toque curto de D’Alessandro e mandou para a área. Índio, de cabeça, fez o segundo gol vermelho para consolidar a classificação. Tite, com a leveza dos vencedores, entrou correndo no gramado. E justifica-se: com o peso que ele acabava de tirar dos ombros, era mesmo o melhor a fazer. Se os 2 mil colorados que foram ao Olímpico pudessem, eles fariam o mesmo. Enquanto isso, os gremistas não pararam de cantar, em um sinal de que a eliminação na Sul-Americana não atrapalhará a campanha no Brasileirão.

Agora precisando de três gols para se classificar, o Grêmio ainda conseguiu reagir no fim. Com Perea em campo, diminuiu aos 37, após o colombiano dar um corte seco em Índio e tocar no canto. Com 43, Soares bateu forte, Clemer espalmou para trás e a bola chorou até entrar: 2 a 2. A reação, no entanto, foi tardia, e a vaga era mesmo vermelha.

Nenhum comentário:

MelhoresDaNet