sábado, 13 de setembro de 2008

Goiás bate o Grêmio no Olímpico, e vantagem do líder tricolor vai diminuir

@

O Goiás venceu o Grêmio de virada neste sábado, em Porto Alegre, e colocou a pimentinha que faltava no Campeonato Brasileiro. Com gols de Paulo Baier e Vitor (Léo abriu o placar), o Esmeraldino faz os Tricolor estacionar nos 49 pontos. Cruzeiro e Palmeiras, vice-líder e terceiro colocado respectivamente, se enfrentam neste domingo, e quem vencer fica a apenas três do líder, já que ambos somam 43. Esta foi a primeira derrota em casa do time de Celso Roth na competição.

A vitória coloca o Alviverde, melhor clube do returno, na luta por uma das vagas para a Taça Libertadores 2009. A equipe goiana chega a 36 pontos e vai dormir a apenas seis do quarto colocado, o Botafogo. Na próxima rodada, o Goiás encara o Santos em casa. O Grêmio visita o Atlético-PR e pode perder a liderança, caso Raposa ou Verdão vença duas seguidas e o Tricolor perca em Curitiba.

Jogo equilibrado

O Goiás sentiu na pele no primeiro tempo o que é enfrentar a equipe de melhor defesa na competição. Não ameaçou uma vez sequer o gol de Victor. O Grêmio, por sua vez, também teve dificuldades para atacar, mas mesmo assim criou três oportunidades.

Na primeira delas, aos quatro minutos, Rafael Carioca fez jogada individual pelo meio e arriscou de fora da área. A bola foi para fora. Sete minutos depois, de novo Rafael Carioca pelo meio. Desta vez ele lançou Souza em condição legal. O meia esticou o pé e desviou para o gol. Harlei defendeu no susto, com o peito, e a zaga esmeraldina afastou o perigo.


A partir daí o Goiás acertou a marcação. O jogo ficou equilibrado e muito disputado no meio-campo. A solução tricolor então foi usar uma de suas armas favoritas: a bola parada. Com 30 de jogo, Paulo Sérgio bateu falta da direita, Léo, como se fosse um carateca, esticou a perna direita e tocou para o fundo do gol.

Gol olímpico do Goiás

O segundo tempo, no entanto, começou bem diferente. O Goiás iniciou reação, e logo aos quatro minutos empatou a partida. Paulo Baier bateu escanteio da esquerda, Rafael Marques atrapalhou Victor ao passar na frente e o goleiro tricolor não fez o corte. Gol olímpico do camisa 10 do Esmeraldino.

Após o susto, o Tricolor voltou a pressionar. Aos 11, Helder cruzou da esquerda, e Marcel acertou cabeçada fortíssima. Harlei espalmou para frente, Reinaldo pegou o rebote e fez uma puxada. O goleiro alviverde espalmou mais uma vez, desta vez para o lado.

Mas o jogo era difícil para ambas as equipes. O Goiás só tentava atacar em contra-ataques. O Grêmio só voltou a ameaçar com 24 minutos. Novamente cruzamento de Helder pela esquerda, Marcel cabeceou para baixo e obrigou Harlei a fazer nova defesa.


Apesar do equilíbrio na segunda etapa, a partida acabou tendo um vencedor. E foi o visitante. Aos 29, Fahel tentou driblar dentro da área, e a bola acabou sobrando para Vitor. O lateral esmeraldino bateu rasteiro para fazer o gol da vitória alviverde.

Nenhum comentário:

MelhoresDaNet