sábado, 30 de agosto de 2008

Tênis: Nadal elimina o sérvio Viktor Troicki e avança às oitavas-de-final em Nova York

@

O espanhol Rafael Nadal avançou às oitavas-de-final do US Open neste sábado, ao vencer o sérvio Viktor Troicki, número 71 do mundo, por 3 sets a 0 (6/4, 6/3 e 6/0) em 1h54m de partida. Nadal enfrenta, na próxima fase, o americano Sam Querrey, que se classificou para a próxima fase ao bater o croata Ivo Karlovic também por 3 sets a 0 (7/6 (5), 7/6 (5) e 6/2).

Com o resultado deste sábado, Nadal defende todos os pontos obtidos no US Open de 2007, quando também atingiu as oitavas-de-final (sua melhor colocação no torneio), sendo eliminado pelo também espanhol David Ferrer. Caso passe para as quartas-de-final, o espanhol aumentará sua diferença para Roger Federer no Ranking de Entradas, já que o suíço defende os pontos pela conquista do título da edição de 2007.

A partida começou com ambos os tenistas apostando no jogo de fundo de quadra, e evitando as subidas à rede. Com estilos semelhantes, os dois jogadores apostaram nos golpes de força, especialidade do espanhol. Troicki conseguiu resistir bem durante quase todo o primeiro set, mas no décimo game, quando o placar apontava vantagem do espanhol por 5 a 4, Troicki teve seu saque quebrado pela primeira e única vez no set, mas o suficiente para perder a parcial por 6 a 4, em 40 minutos.

Espanhol tem o saque quebrado e leva susto no segundo set

A derrota no primeiro set não pareceu diminuir a intensidade do sérvio em quadra. Troicki manteve seu plano de jogo com bolas de fundo de quadra, tentando surpreender Nadal com subidas esporádicas à rede. O espanhol, por sua vez, continuou com o seu característico jogo de força e muita movimentação na linha de fundo da quadra. Entretanto, ao contrário do primeiro set, quando Nadal controlou o jogo desde o início, Troicki conseguiu um triplo break-point no terceiro game do segundo set, e converteu o primeiro deles na sua primeira quebra de serviço na partida, abrindo 2 a 1.

A partida seguiu sem quebras de serviço até o quinto game, quando o sérvio não manteve a regularidade em quadra e cometeu dois erros não-forçados e permitiu que Nadal tivesse a sua primeira chance de quebra de serviço no set. Com uma jogada espetacular, após um voleio de Troicki na rede, o espanhol empatou o set em 3 a 3, vibrando muito na lateral da quadra. A vitória no game de serviço do rival deu novo ânimo a Nadal, e pareceu abater seu adversário, que viu o número um do mundo confirmar seu serviço com facilidade no sétimo game, e quebrar o seu saque novamente no game seguinte, fazendo 5 a 3.

No entanto, quando todos imaginavam que o espanhol venceria o set com facilidade após as duas quebras de saque que conseguiu, Troicki recuperou-se e conseguiu dois break-points no nono game, pressionando o saque de Nadal. O número um do mundo, no entanto, mostrou frieza e viu o sérvio cometer dois erros não forçados seguidos, empatando o game em 40 a 40 e, com um "winner" e um novo erro do rival, fechou o set por 6 a 3, em 48 minutos.

Com 2 sets a 0 de vantagem na partida, Nadal continuou, como é seu estilo, pressionando o saque adversário, e conseguiu uma quebra logo no primeiro game do terceiro set. Após confirmar seu saque no segundo game, Nadal voltou a quebrar o serviço de Troicki no terceiro game. Com 3 a 0 no terceiro set, o espanhol passou a controlar a partida completamente, enquanto o sérvio apenas devolvia bolas do fundo da quadra, claramente abatido. Com nova quebra no quinto game, Nadal abriu 5 a 0 no set, e só teve o trabalho de confirmar seu saque para fechar a partida com um 6 a 0, em apenas 26 minutos.

Nenhum comentário:

MelhoresDaNet