quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Futsal: Irã apronta a primeira zebra do Mundial contra a favorita Espanha na estréia

@
Atuando de forma surpreendente no primeiro tempo, o Irã conseguiu a primeira zebra da Copa do Mundo de Futsal ao empatar, nesta quarta-feira, no Maracanãzinho, com a favorita Espanha, atual bicampeã mundial, por 3 a 3, na estréia das duas equipes no Grupo D. Com o resultado, a Espanha passa a ser uma possível candidata a enfrentar o Brasil na segunda fase da competição, já que os donos da casa devem terminar como primeiros colocados do Grupo A, e enfrentam o segundo colocado do Grupo D. Clique aqui e confira a tabela completa da competição.



O primeiro tempo começou com a Espanha parecendo mostrar algum nervosismo pela estréia e pela responsabilidade de mostrar-se candidata ao tricampeonato. O Irã, por sua vez, sem qualquer responsabilidade de vitória, jogava solto, e teve a primeira chance de gol com apenas um minuto de jogo, quando, em uma falha de defesa européia, Hassanzadeh passou pelo marcador e chutou para boa defesa do goleiro Amado. Os espanhóis responderam um minuto depois, com uma bela jogada individual de Javi Rodríguez pela esquerda, mas com finalização errada, fraca e para fora.

Os iranianos abriram o placar aos três minutos de jogo, com Taheri, que recebeu a bola na direita e chutou cruzado. A bola bateu em Javi Rodríguez e enganou o goleiro espanhol, fazendo Irã 1 a 0. Marcando muito forte, mostrando excelente preparo físico, os iranianos não davam espaço à Espanha, que dificilmente tinha seus jogadores livres em quadra.



Irã surpreende nos contra-ataques e faz 3 a 0

Aos dez minutos, após uma falta cobrada na barreira por Álvaro, o Irã aproveitou o contra-ataque veloz com Shamsaee, que teve tranqüilidade para tocar na saída do goleiro Amado, fazendo 2 a 0. Jogando com muita consciência tática, os asiáticos não se acomodaram e, um minuto depois, voltaram a marcar após grande jogada individual de Hassanzadeh pela esquerda. Após passar por dois marcadores em velocidade, o ala driblou o goleiro na entrada da área e tocou para fazer 3 a 0.

Surpresos pela desvantagem no placar, os espanhóis erravam passes e permitiam que os iranianos antecipassem suas ações ofensivas. Com isso, o goleiro Nazari tinha pouco trabalho, e só fez sua primeira defesa aos 14 minutos, em um belo chute de Kike, espalmado para escanteio no canto esquerdo. No ataque, o Irã se dava o luxo de tentar fazer gols de calcanhar, como quase conseguiu Tayyebi a cinco minutos do intervalo. Amado fez boa defesa e impediu o golaço, para desespero do técnico iraniano Hossein Shams.

Apoiados pela torcida presente ao Maracanãzinho, os iranianos foram para o intervalo com três gols de vantagem no placar, apesar do empenho espanhol nos dois minutos finais em tentar ao menos diminuir a diferença para o segundo tempo. Mesmo com maior posse de bola na primeira etapa (68% a 32%), a Espanha não conseguiu traduzir em gols esta vantagem. Já o Irã, que utiliza as substituições de quatro jogadores a cada cinco minutos para descansar o máximo seus atletas, contou com seus dois jogadores mais habilidosos (Hassanzadeh e Shamsaee) e com contra-ataques velozes para construir a vitória parcial.

A Espanha voltou para o segundo tempo mostrando estar disposta a tirar a diferença no placar. Logo a 1m13s de jogo, após uma cobrança de lateral, Torras recebeu na entrada da área, e com um toque sutil e de muita categoria, marcou o primeiro gol espanhol na Copa do Mundo. O gol mudou a postura da equipe em quadra. Mais confiante e defendendo com mais vibração, os campeões mundiais acuaram o Irã no campo de defesa, mas ainda assim deixavam espaços abertos para os contra-ataques. Aos três minutos, Shamsaee quase fez seu segundo gol no jogo, sendo parado por ótima defesa de Amado.

A entrada de Torras no segundo tempo deixou a Espanha mais ofensiva e perigosa. Aos quatro minutos, o ala conseguiu nova boa jogada e deixou Andreu na cara do gol, mas o iraniano Ashgari salvou o gol em cima da linha, após o goleiro Nazari ter sido driblado, para desespero do veterano espanhol, que deu seguidos tapas na quadra, irritado.

A partida passou a ficar mais equilibrada na etapa final, já que o Irã não surpreendia a Espanha com seus contra-ataques como no primeiro tempo, e os espanhóis, mesmo mais organizados em quadra e finalizando mais, ainda não conseguiam marcar gols no bom goleiro Nazari. Este cenário durou até os nove minutos, quando Borja chutou da esquerda, a bola desviou na defesa e Nazari não conseguiu evitar que a bola entrasse no ângulo superior esquerdo. Era o segundo gol da Espanha, que incendiava a partida em busca da virada.

Aos 16 minutos, após diversas jogadas de perigo, os espanhóis, enfim, conseguiram o empate, novamente com Torras. Os bicampeões mundiais tomaram um susto logo em seguida, sofrendo uma bola na trave chutada por Shamsaee, mas devolveram um minuto depois, com uma bola também na trave mandada por Andreu.

No fim, diante dos desesperados espanhóis, o Irã tocou a bola, deixando o tempo passar e tentando garantir o empate diante de um dos maiores favoritos ao título. No fim, a 28 segundos do fim do jogo, Asghari tocou a mão na bola a dois metros da entrada da área. O árbitro marcou tiro livre direto, que Kike cobrou para grande defesa de Nazari, garantindo o empate que foi muito comemorado pelos asiáticos.

Nenhum comentário:

MelhoresDaNet