quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Vôlei: Ana Paula e Shelda garantem título do Circuito Mundial 2008 por antecipação

@
Com uma "forcinha" da matemática, a dupla Ana Paula e Shelda já pode comemorar o título do Circuito Mundial de 2008. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta quinta-feira que as brasileiras não podem mais ser alcançadas pelas compatriotas Renata e Talita, vice-líderes do ranking, e são as campeãs da temporada. A vitória foi a sexta consecutiva do Brasil na competição.



Segundo a FIVB, ao se classificarem para as oitavas-de-final da etapa do Guarujá, Ana Paula e Shelda somaram 6.740 pontos no ranking. Renata e Talita também avançaram na disputa, mas, mesmo que vencessem as três etapas restantes do Mundial além do torneio verde-amarelo, chegariam a apenas 6.600 pontos.



A notícia pegou até a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) de surpresa. De acordo com o critério divulgado pela entidade, Ana Paula e Shelda precisariam terminar a etapa do Guarujá pelo menos duas posições atrás de Renata e Talita. No entanto, a FIVB garante que a briga já está decidida.



Com o título de 2008, Shelda ratificou a sua condição de jogadora mais premiada do Circuito Mundial. A cearense, que jogou com Adriana Behar até 2007, conquistou o heptacampeonato da competição. Já Ana Paula, campeã ao lado de Sandra em 2003, comemorou o bicampeonato. A dupla, que deveria chegar ao fim em dezembro, segue unida na próxima temporada. E já pensa até em lutar pelos Jogos de 2012, em Londres.



- Enquanto estivermos entre as primeiras do mundo, vou continuar com a Ana. Combinamos de pensar ano a ano - diz Shelda.



Com o título garantido, a dupla não disputará as três etapas restantes do Mundial, em Dubai (Emirados Árabes), Phuket (Tailândia) e Sanya (China). Mas garante que seguirá fazendo bonito no Guarujá para garantir o ouro diante da torcida e fazer com que a festa fique ainda mais completa.



Em clima de festa, Ana Paula e Shelda nem precisaram se esforçar muito nesta quinta-feira para derrotar as italianas Gioria e Momoli nas oitavas-de-final do torneio. Em apenas 26 minutos, as brasileiras derrotaram as européias por 21/11 e 21/12.



Para Shelda, a conquista antecipada deu um gás a mais na briga pelo ouro da etapa do Guarujá.



- Sem dúvida, seria ótimo fechar com chave de ouro, conquistar o Circuito de uma forma bonita e elegante - afirma, em entrevista à TV Globo.



Na fase seguinte do torneio, a dupla enfrentou as compatriotas Agatha/Shaylyn e venceram por 2 a 0 (21/15 e 21/19), em 36 minutos. Agora elas aguardam a definição de suas adversárias na semifinal, que sairão da repescagem.

Nenhum comentário:

MelhoresDaNet