quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Paraolimpíadas: Odair Santos conquista seu segundo bronze nos Jogos Paraolímpicos

@

Depois de chegar em terceiro na final dos 800m, o brasileiro Odair Santos conquistou sua segunda medalha de bronze nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, garantindo a terceira colocação na prova dos 5.000m para deficientes visuais (T13), com o tempo de 14m53s35. Odair já havia conquistado bronze nessa mesma prova, quatro anos antes, nas Paraolimpíadas de Atenas.

A prova foi liderada de ponta a ponta pelo queniano Henry Kipromo Kirwa, que baixou o recorde paraolímpico em mais de 20 segundos, cravando 14m24s02. A medalha de prata ficou com Youssef Benibrahim, de Marrocos, com o tempo de 14m50s32.

O brasileiro fez uma prova forte desde o início e, depois que o queniano se isolou na frente, Odair passou a ditar o ritmo do segundo pelotão. A segunda posição só foi perdida nas voltas finais. Odair comemorou o bronze e elogiou a excepcional atuação do queniano.

Confira os resultados da prova:

1º - Henry Kiprono Kirwa (KEN) - 14m24s02
2º - Youssef Benibrahim (MAR) - 14m50s32
3º - Odair Santos (BRA) - 14m53s35
4º - Tim Prendergast (NZL) - 15m13s60
5º - Max Bergmann (GER) - 15m28s06
6º - Vedran Lozanov (CRO) - 15m41s36

As chegadas de Ray Allen e Kevin Garnett mudaram o perfil da equipe, e custaram alguns jovens e promissores atletas, como o ala Al Jefferson, que vinh

@

Antônio Pizzonia esqueceu a infância são-paulina, vestiu a camisa do Corinthians e fez discurso político na manhã desta quarta-feira, no Parque São Jorge. Ele foi apresentando oficialmente pela diretoria de marketing alvinegra como piloto do clube na Fórmula Superliga, e falou como um jogador de futebol.

- O que me fez aceitar esse desafio foi a garra da Fiel. Que atleta ou piloto no mundo não gostaria de ter o apoio de uma torcida tão apaixonada como essa. Quero fazer o meu melhor e dar alegria aos fantásticos torcedores. Sou são-paulino de criança, mas acima de tudo está o profissional. Vou arriscar a minha vida pela camisa do Corinthians - falou Pizzonia.

Depois de ficar fora da primeira etapa da Fórmula Superliga para disputar a Corrida do Milhão na Stock Car, Pizzonia agora vai se dedicar prioritariamente a dirigir o carro corintiano. Ele ainda tem contrato com a Stock Car até o final deste ano, mas quando as corridas coincidirem ele optará pelo Timão.

- É um carro novo para mim. Eu vou chegar à segunda etapa sem nunca ter dirigido, mas é uma categoria que tem tudo para dar certo. Será um ano de adaptação e problemas serão inevitáveis - acrescentou o piloto, que teve a companhia de Tuka Rocha, que dirige o carro do Flamengo, nesta manhã.

Com passagem frustrante pela Fórmula 1, Pizzonia descarta pensar num retorno à categoria. Em 2003, ele correu pela Jaguar, mas não foi bem. No ano seguinte, acertou com a Williams para ser piloto de teste, porém só foi titular em algumas corridas após Ralf Schumacher e Nick Heidfeld ficarem fora por problemas médicos.

- Minha prioridade agora não é pensar na Fórmula 1. Eu tive uma passagem, mas a minha saída foi motivada por uma política que eu não gostava. Eu saí e procurei outros caminhos - finalizou Antônio Pizzonia.

A próxima etapa da Fórmula Superliga acontece no dia 21 de setembro, em Nürburgring, na Alemanha. Será a estréia de Pizzonia com o carro do Timão.

NBA: Boston Celtics renova contrato do técnico Doc Rivers por mais três temporadas

@

O Boston Celtics, atual campeão da NBA, teria antecipado a renovação do contrato do técnico Doc Rivers para mais três temporadas. Com um ano de compromisso com o time ainda por cumprir, o treinador teria recebido a proposta de extensão do vínculo até a temporada 2010/11, por um salário anual de US$ 5,5 milhões (aproximadamente R$ 9,35 milhões). Os Celtics ainda não se pronunciaram oficialmente, uma vez que o novo contrato ainda não foi assinado pelo treinador.

Doc Rivers comandou o Boston Celtics na campanha vitoriosa da última temporada, conquistando seu primeiro título em 22 anos de carreira, sendo quatro como treinador, nos quais conquistou 168 vitórias, contra 160 derrotas. As 66 vitórias e 16 derrotas obtidas na temporada regular deram à equipe a melhor campanha entre as equipes da NBA no ano, e a terceira melhor da história da equipe.

- Ele soube lidar com a pressão de ter de superar as derrotas, e foi extremamente sólido mesmo nos piores momentos - disse Steve Pagliuca, membro da diretoria dos Celtics.

As chegadas de Ray Allen e Kevin Garnett mudaram o perfil da equipe, e custaram alguns jovens e promissores atletas, como o ala Al Jefferson, que vinha se tornando um dos maiores valores do time nos últimos tempos. Rivers mostrou-se um técnico talentoso tanto em comandar estrelas quanto em promover o desenvolvimento de jovens inexperientes. Essa teria sido a principal razão dos Celtics terem decidido estender seu contrato.

- Nós achamos que Doc fez um trabalho excepcional, apoiando os mais jovens e transformando nossos veteranos em parte de um time campeão. Sua diretriz é totalmente voltada para o time, com foco nos atletas. Ter sido um excelente armador fez de Doc um ótimo professor para os mais jovens, e ter participado de alguns All-Star Games o faz ser respeitado pelas estrelas da equipe. Ele sabe lidar com todos eles - acrescentou Pagliuca.

Surfe: Com virada espetacular, Slater vence em Trestles e fica mais perto da nona taça

@
Aos 36 anos e com oito título mundiais no currículo, Kelly Slater vira e mexe diz estar cansado da rotina de competições. Alega falta de motivação. Tudo isso, porém, parece ir por água abaixo quando ele chega na praia. Se for desafiado, melhor ainda. Mesmo “cansado”, Slater derrota rivais com até metade de sua idade. “Desmotivado”, ele quebra recorde atrás de recorde. O último deles foi o de número de vitórias (33), marca superada no dia 15 de setembro de 2007, ao vencer em Trestles. Nesta quinta-feira, quase um ano depois, o octacampeão mundial voltou a reinar na Califórnia. E de forma espetacular. Depois de estar em combinação - situação mais adversa para um surfista -, ele virou a bateria contra o australiano Taj Burrow. Tirou uma nota 9,27 a 1m07 do fim. Não apenas garantiu o tricampeonato da etapa - somando agora 39 triunfos na carreira -, como deu um grande passo para a conquista o nono caneco do Circuito Mundial. Agora são cinco triunfos em sete etapas disputadas em 2008.

O melhor brasileiro foi o cearense Heitor Alves, que parou nas quartas-de-final. Adriano de Souza, o Mineirinho, perdeu na rodada anterior. Na terceira fase, ele tinha derrotado o gaúcho Rodrigo Dornelles, o Pedra. Com dores nas costas, o catarinense Neco Padaratz abandonou a etapa, nem chegando a disputar repescagem, fase em que o paranaense Jihad Kohdr foi eliminado.

O próximo desafio válido pela elite do surfe será a partir do dia 19, na França. O atual campeão da etapa é o australiano Mick Fanning. Neste ano, Slater venceu nas praias australianas da Gold Coast e de Bells Beach. Depois, foi para a temida Teahupoo - a praia dos crânios quebrados -, mas só teve dor de cabeça: ficou em 17º, e viu o brasileiro Bruno Santos erguer o caneco. Recuperou-se em grande estilo com duas vitórias seguidas: Ilhas Fiji e Jeffreys Bay (AFS). No último desafio, na Indonésia, foi novamente eliminado na terceira fase. A taça foi para o havaiano Bruce Irons.

Nesta quinta, Slater vinha de uma vitória sobre o compatriota Bobby Martinez, nas quartas, e uma sobre o australiano Bede Durbidge. Este, por sinal, era, naquele momento, o surfista que mais estava em sua cola. Taj, por sua vez, disputou uma bateria a mais. Passou pelo sul-africano Jordy Smith nas oitavas, depois despachou o brasileiro Heitor Alves e chegou à final ao derrotar o francês Jeremy Flores. Nos dois últimos confrontos, vitórias tranqüilas.

Embalado, Taj pegou a primeira onda boa da bateria. Slater precisava de 5,27, e tirou 8,17. O problema foi que o australiano achou uma bela direita logo atrás, e, sem piedade do melhor surfista de todos os tempos, arrancou um 9,63. Slater, pela primeira no ano, se encontrava em combinação. Era necessário trocar suas duas notas por uma soma de 18,64.

O americano tinha tempo. Faltavam 20 minutos. A 15 do fim, conseguiu sair da combinação com a maior nota da bateria: 9,70. Agora, a busca era por um 8,93. Abusou de manobras em partes críticas de uma onda, e passou muito perto da virada: 8,33.

Os locutores brincavam “Slater adora ficar em combinação”. Pareciam prever o que estava por vir. A 1m07s do fim, virada em grande estilo, com uma nota 9,27. Vitória por 18,97 a 18,63.

A Slater, coube agradecer a decisão dos organizadores de fazer a final em 35 minutos, e não em 30m.

- As séries estavam espaçadas. Se não a bateria fosse de 35 minutos, o Taj teria me vencido - conta.

A Taj, restou a lamentação.

- É meio frustrante sentar lá atrás e ver a onda que ele pegou – diz Taj.

Final
Kelly Slater EUA 18.97 x 18.63 Taj Burrow AUS
Semifinais:
1. Kelly Slater EUA 15.67 x 15.10 Bede Durbidge AUS
2. Taj Burrow AUS 17.33 x Jeremy Flores FRA
Quartas-de-final:
1. Bede Durbidge AUS 16.90 x 14.10 Dane Reynolds EUA 14.10
2. Kelly Slater EUA 17.16 x 15.16 Bobby Martinez EUA
3. Jeremy Flores FRA 17.57 x 15.67 Mick Fanning AUS 15.67
4. Taj Burrow AUS 18.50 x 6.34 Heitor Alves BRA
Resultados das baterias pendentes das oitavas-de-final:
7. Taj Burrow AUS 18.07 x Jordy Smith AFS 15.00
8. Heitor Alves BRA 11.14 x Jay Thompson AUS 11.00


F1: GP da Itália poderá ter chuva

@

O GP da Itália, que será disputado no circuito de Monza, poderá ter chuva nos três dias de atividades da Fórmula 1, a partir desta sexta-feira. De acordo com o site oficial da categoria, chuvas esparsas podem cair durante os treinos livres, a classificação e a corrida.

Na sexta-feira, a temperatura deve ficar em torno dos 25ºC. No sábado, porém, a sensação térmica será menor, com 21º. No domingo, o calor deve aumentar, com 27ºC.

Cech promete provar que Robinho errou ao escolher o City em vez do Chelsea

@

Contratado pelo Manchester City após manifestar publicamente seu desejo de ir para o Chelsea, o atacante Robinho despertou a rivalidade entre os dois clubes, que se enfrentam no sábado, pela quarta rodada do Campeonato Inglês. O último a se manifestar sobre a atitude do brasileiro foi o goleiro Cech, da equipe londrina.

- De manhã, ele (Robinho) diz que adora o Chelsea e quer fazer parte do clube. Algumas horas mais tarde, ele assina com outro clube. Foi a decisão dele e queremos mostrar, no sábado, que ela não foi a melhor - disse o tcheco.

O Chelsea chegou a dar como certa a contratação de Robinho. Tanto que colocou à venda camisas com o nome do atacante em seu site oficial. No entanto, no último dia da janela de transferências européia, o brasileiro acertou com o Manchester City.

Confusão em São Januário interrompe jogo de futsal entre Flamengo e Vasco

@

A partida entre Flamengo e Vasco, pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Carioca de futsal, foi cancelada após muita confusão e hostilidades envolvendo os torcedores vascaínos presentes a São Januário. O jogo nem chegou a ser iniciado, já que na quadra cruzmaltina não havia policiamento que pudesse garantir a segurança do evento.

Sem policiamento presente à quadra, alguns torcedores do Vasco localizados atrás do gol defendido pelo Flamengo viraram a trave sobre o goleiro rubro-negro Rafael antes mesmo do início da partida. Durante o atendimento ao jogador, o árbitro da partida disse, em entrevista ao SporTV, que não havia como garantir a segurança e a integridade dos jogadores e dos árbitros.

- É uma situação muito chata. Eu estava aquecendo com meus companheiros e só senti a trave batendo nas minhas costas. A gente sabia que seria esse clima hostil aqui, por causa da rivalidade que todos conhecem. Mas nada vai nos intimidar - disse Rafael.

Alguns minutos mais tarde, ainda antes do inicio da partida, alguns torcedores do Vasco invadiram a quadra para provocar os jogadores rubro-negros, e foram contidos por seguranças do próprio clube, que utilizavam sprays similares aos que contêm gás de pimenta para afastar os invasores. Diante do cenário apresentado, os atletas do Flamengo foram para os vestiários e se recusaram a voltar à quadra. Por falta de segurança, a partida teve de ser cancelada.

- A rivalidade é muito grande, todos sabem. Jogar um Flamengo x Vasco aqui em São Januário ou na Gávea é complicado para os visitantes. O ideal é que houvesse policiamento para dar garantias de segurança aos presentes e aos atletas, mas infelizmente não há nenhum policial militar na quadra.

O Vasco é o líder do Campeonato Carioca de futsal com nove pontos, seguido por Cabo Frio e Flamengo, com seis pontos ganhos cada um.

Nelsinho Baptista deverá manter esquema 3-5-2 contra o Figueirense no domingo

@

O técnico Nelsinho Baptista manteve o esquema 3-5-2, no treino coletivo desta quinta-feira, fazendo apenas três alterações na equipe titular: Fábio Gomes, Wilson e Enílton entraram no lugar de Andrade, Carlinhos Bala e Roger. No coletivo, Márcio Goiano, que jogou na vitória sobre o Palmeiras por 3 a 0, deu lugar ao lateral-esquerdo Dutra e Fumagalli continua entregue ao departamento médico, fazendo tratamento contra uma lombalgia. O Sport deverá entrar em campo, contra o Figueirense, com Magrão; Igor, César e Durval; Sidny, Andrade, Júnior Maranhão, Kássio e Dutra; Carlinhos Bala e Roger. A partida será no domingo, às 16 horas, na Ilha do Retiro. Nelsinho Baptista não descartou a opção de escalar Luciano Henrique como titular. - Podemos jogar com apenas um volante e escalar Luciano Henrique e Kássio juntos no meio-de-campo - anuncia o treinador.
Ainda nesta quinta-feira, em clima de grande descontração, Carlinhos Bala, Ciro - o mais animado - e Cássio participaram da gravação de um filme comercial da Timemania.

Ingressos para a Copa do Mundo de 2010 estarão à venda a partir de fevereiro

@
A Fifa começará a vender os ingressos para a Copa do Mundo de 2010, a ser disputada na África do Sul, em fevereiro do próximo ano. No total, serão 3 milhões de entradas para 64 jogos diferentes – média de 46.875 por partida. Os preços irão variar de US$ 20 (R$ 36) a US$ 900 (R$ 1620). Nesta quinta-feira, em São Paulo, os responsáveis pelo programa de hospitalidade do Mundial designaram as cinco empresas de turismo brasileiras que serão credenciadas como oficiais para a comercialização de pacotes. Mais uma ainda será apresentada futuramente. Segundo Jaime Byrom, representante da Match Hospitality, além das vendas casadas com as viagens oferecidas pelas agências, será possível o torcedor comprar os ingressos separadamente – pelo site da Fifa – e escolher a melhor forma de viajar e se hospedar no país.
Serão quatro tipos de ingressos. O mais caro, da decisão do título, marcada para o dia 11 de julho, custará US$ 900 (R$ 1620). A partida de abertura, em 11 de junho, terá bilhetes entre US$ 70 (R$ 126) e US$ 450 (R$ 810). Haverá ainda uma entrada chamada de “categoria 4”, com 200 mil ingressos vendidos exclusivamente para os moradores da África do Sul. Estes, mais baratos, sairão por US$ 20 (R$ 36). Além disso, a Fifa distribuirá gratuitamente 120 mil bilhetes para os sul-africanos mais carentes. Sobre o comércio ilegal, Byrom diz que a organização da Copa do Mundo irá lutar com todas as suas forças para combater o problema. - A venda não oficial (por cambistas) será combatida ferozmente. Com relação aos ingressos falsos, será praticamente impossível graças à tecnologia e aos dispositivos de segurança que serão usados - diz Jaime Byrom. No mesmo evento, a ministra da província de Gauteng, Bárbara Creecy, aproveitou para divulgar a sua região, onde se concentram as principais cidades e maioria das riquezas da África do Sul.

- Durante a Copa, nosso país receberá cerca de 400 mil visitantes. E queremos mostrar que temos muitas opções de turismo para oferecer além dos jogos de futebol

Em ótima fase, Espanha bate recorde de invencibilidade nas eliminatórias

@

A Espanha atingiu um novo recorde nas eliminatórias para a Copa do Mundo. A Fúria, com a vitória de quarta-feira sobre a Armênia por 4 a 0, alcançou a marca de 37 partidas sem perder. A última derrota da atual campeã européia por eliminatórias foi em 31 de março de 1993, contra a Dinamarca, em Copenhague.

Em partidas por todos os torneios, a Espanha soma 25 jogos de invencibilidade. A última derrota foi nas oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2006, contra a França.

Outra marca importante são as seis partidas sem sequer levar um gol. O último gol sofrido foi contra a Grécia, no terceiro jogo da Eurocopa, marcado por Charisteas.

Adriano se esforça em treinamento para voltar ao time do Inter de Milão

@

Recuperado de um estiramento muscular, o atacante Adriano sua a camisa nos treinos do Inter de Milão para poder voltar à equipe titular. O jogador, que teve boas atuações durante a pré-temporada, perdeu as duas primeiras partidas oficiais do clube nerazzurro (final da Supercopa da Itália diante do Roma e o duelo contra o Sampdoria, na estréia do Campeonato Italiano) e espera voltar contra o Catania, neste sábado, pela segunda rodada do Cálcio.

- O problema muscular me prejudicou muito, mas são coisas dos futebol. Mas agora já estou bem e já venho treinando normalmente com o grupo. Espero estar à disposição do treinador para o jogo deste sábado. Espero poder jogar pelo menos alguns minutos – afirmou Adriano, que estava parado há pouco mais de um mês, em entrevista à emissora oficial do Inter de Milão.

Dunga diz que fica na seleção

@

Mesmo sendo vaiado e hostilizado pelos torcedores que compareceram no Engenhão, nesta quarta-feira, e acompanharam o empate em 0 a 0 da seleção brasileira com a Bolívia, o técnico Dunga afirmou que não vai deixar o cargo de comandante do time canarinho. Para o treinador, a equipe vai continuar tendo dificuldades nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

- Vou continuar o meu trabalho, aquilo que foi combinado com o presidente, a postura da seleção brasileira. Vamos encontrar dificuldades, isso é normal. A seleção nunca teve vida fácil nas eliminatórias. Em 2001, na Copa do Mundo do Japão, o Brasil se classificou na última rodada. Em 93, o Brasil se classificou na última rodada. Então, não é esse mar de rosas. Às vezes, as pessoas pensam que o Brasil costuma passear nas eliminatórias. Nos jogos contra o Brasil, as equipes marcam muito, jogam totalmente atrás e vão dificultar o nosso trabalho - diz o treinador.

BLOG BRASIL MUNDIAL: O que você achou da atuação do Brasil? Opine!

O treinador comentou a postura defensiva da Bolívia no confronto desta quarta-feira e afirmou que os atletas brasileiros não conseguiam dominar a bola de primeira para dar velocidade aos lances. Para ele, a ansiedade para repetir a atuação da vitória por 3 a 0 sobre o Chile atrapalhou os seus comandados.

- Cada partida tem a sua história. O time que joga contra o Brasil é assim. A Bolívia veio com uma proposta e não deu para darmos velocidade ao jogo. Isso dificultou muito. A ansiedade de querer fazer um bom jogo atrapalhou e começamos a lançar essa bola pelo meio. Isso atrapalhava muito, não deu para dar a velocidade que é habitual. A gente tinha que dar dois, três toque para dominar a bola. Isso complicou o nosso estilo de jogo.

Site da Conmebol critica

O site da Conmebol criticou a atuação da seleção diante da Bolívia na sua crônica sobre a partida. Robinho, Ronaldinho e, especialmente, Dunga são criticados.

- Robinho e Ronaldinho estiveram completamente desaparecidos. Ele (Dunga) voltou à corda bamba – escreve a publicação.

MelhoresDaNet